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PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.

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1 PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes de tudo, assegurar a melhoria no ensino/aprendizagem da disciplina de sociologia. Partindo do déficit de leituras dos alunos, tentando proporcionar a todos um aprofundamento sobre as discussões iniciadas em sala de aula, buscamos ampliar seus horizontes cognitivos, bem como, uma afinidade com a leitura e com a disciplina de sociologia. * Em oficinas extra classe, promovidas sob o título “Leituras Sociais”, pretende-se criar nos discentes o hábito e gosto pela leitura. Este exercício aplica-se não só à sociologia como a outras disciplinas, sendo possível trabalhar interdisciplinarmente com a história e a geografia, por exemplo. Além disso, pretende- se também vincular os grandes temas de discussão sociológica à realidade vivenciada dentro e fora da escola pelos estudantes, (cultura, trabalho, ideologia, cidadania, classes sociais). Desse modo, a partir das leituras eles encontram ferramentas de compreensão da realidade e de construção de uma visão social mais crítica. Em suma, o interesse pela leitura e pela disciplina de sociologia deve ser despertado através de uma aproximação com a realidade estudantil, apresentando aos alunos uma sociologia que por meio de discussões teóricas possibilita a apreensão do que é vivenciado a partir de uma ótica diferente. EXPERIÊNCIA Todas as ações realizadas pelo grupo de Leituras Sociais foram definidas a partir de reuniões entre bolsistas, supervisores e coordenador. A estrutura das oficinas são elaboradas a partir das observações da realidade dos alunos dentro e fora da sala de aula, tal como seu cotidiano, contexto social e outros aspectos que podem, de certa forma. contribuir com seu bom ou mal desempenho em relação a sua formação educacional. As oficinas de leituras sociais têm como finalidade dar suporte e reforçar os conteúdos de sociologia trabalhados em sala de aula pelos professores- supervisores. Cada oficina é pensada a partir dos conteúdos das aulas já dadas. Iniciamos cada oficina com a apresentação dos bolsistas e alunos, uma vez que quase sempre contamos com a presença de alunos novos. Em seguida fazemos uma breve explanação dos conteúdos que teremos como base para nossas discussões em grupo, partindo sempre dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o tema tratado. A partir disso, elaboramos várias dinâmicas, com apoio de recursos, tais como: a utilização de imagens, músicas, contos, crônicas, quadrinhos, charge, entre outros, focando a atividade de leitura e o diálogo entre os bolsistas e estudantes. RESULTADOS O subgrupo de Leituras Sociais, alcançou grande parte dos seus objetivos. Com a aplicação da maioria das oficinas planejadas, o grupo teve em média um público de cinco alunos por oficina e depois, pelo excesso de feriados, esse número caiu de dois a três alunos. A dinâmica da oficina seguiu os mesmos moldes iniciais com, apresentação de um texto lúdico, dinâmica interativa e debate do tema com exposição dos bolsistas. Dessa forma, conseguimos dos participantes, um retorno teórico e conceitual razoável do que traçamos para cada oficina. Contudo, não conseguimos formar um público fixo de participantes, o que dificultou a avaliação em longo prazo dos mesmos. Mesmo com dificuldades de comparecimento assíduo, por falta de tempo ou outros empecilhos, pudemos constatar a “facilidade” que os alunos possuem para tratar temas da sociologia, quando esses são relacionados ao seu cotidiano. Percebemos que o ensino da sociologia pode ocorrer de maneira mais eficaz, quando a didática utilizada corresponde as expectativas e necessidade dos alunos e os mesmos encontram nas aulas uma oportunidade para exteriorizar seus conhecimentos. Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Santana Supervisores: Profª. Daniela de O. Gomes Bezerra Prof. Ms. Augusto César Fonseca Vieira Bolsistas: Erijúnior Felinto; Fernanda Rayssa; Gleydson Rodrigues; Landerson Porfírio; Lorena Del Castillo e Renan Matheus


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