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PublicouLeandro Natal Padilha Alterado mais de 8 anos atrás
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O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009
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Movimento de Mercadorias
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Movimento TEU’s
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Viana do Castelo Capacidade para receber mais de 900.000 toneladas de carga ao ano Calado até 8 metros e comprimento até 180 metros Granéis sólidos (cimento, caulino, fertilizantes e estilha de madeira) Granéis líquidos (asfalto) Carga geral fraccionada (madeira em toros e paletes, alumínio, papel kraft, aço, granito, etc...) Carga roll-on/roll-off Três marinas e grande potencial para o turismo náutico
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Viana do Castelo
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Porto de Leixões 15,6 Milhões de Toneladas em 2008 2 Terminais de Contentores Bacia de rotação e canal de acesso às docas interiores a -12 m (Z.H.) Granéis sólidos (cimento, paralelepipedos, cereais, estilha, etc.) Granéis líquidos (petróleo em bruto, produtos refinados, gases liquefeitos) Carga geral fraccionada (ferro / aço, madeira em toros e paletes, granito, etc...) Portaria Única e VILPL (acesso rodoviário exclusivo)
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Porto de Leixões
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A Autoridade Portuária explora directamente a actividade Roll-On Roll-Off e os Navios de Cruzeiro
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Ponte Móvel / Fundos -12 ZHL
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Nova Portaria / VILPL
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Centro de Coordenação de Navios
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Porto de Viana do Castelo Servir os seus clientes e tráfegos existentes, criando melhores condições para o serviço prestado, que facilitem a recuperação e captação de novas cargas, assim como a criação de condições de localização de actividades económicas de forma integrada e sustentável. Missão
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Porto de Viana do Castelo 1. Crescimento do tráfego, com base nos clientes actuais e na integração progressiva nos projectos logísticos da região 2. Dispôr de boas condições de operação e ser eficiente na operação de cargas que passam pelo porto 3. Ser auto-suficiente do ponto de vista económico, manifestando interesse pelos apoios nacionais e comunitários disponíveis ao investimento Linhas Estratégicas
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Porto de Viana do Castelo 4. Aumentar o investimento em infraestruturas, através da aquisição de uma nova grúa, melhoria dos acessos marítimos e terrestres e ampliação dos terraplenos 5. Ser competitivo nos preços praticados e cumprir com rigor as regras da concorrência, sem perder de vista a sustentabilidade financeira 6. Integrar-se na envolvente urbana, rentabilizando a exploração do património que constitui o Domínio Público Marítimo (DPM) Linhas Estratégicas
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Plataforma Logística Portuária de Leixões Uma plataforma logística portuária com 60 ha de dimensão, estruturada em dois pólos distintos mas ligados entre si e ao porto por uma via exclusiva, que inclui um terminal intermodal e serviços de apoio ao negócio logístico, aos veículos e aos camionistas. O que nos propomos fazer
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A vantagem da localização
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Criando condições para aumentar o valor da carga que passa por Leixões; Fomentando a transferência modal; Aumentando o volume de carga a passar por Leixões; Atraindo novos operadores logísticos; Melhorando os serviços prestados à carga. Com que objectivos directos Plataforma Logística Portuária de Leixões
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Apoiando a competitividade das cadeias logísticas (tanto de importação como de exportação) Criando emprego (cerca de 1600 postos de trabalho) Melhorando o ordenamento das actividades já presentes no território Reduzindo as emissões atmosféricas Criando um ambiente favorável à partilha e ao desenvolvimento de novos negócios Induzindo outros Plataforma Logística Portuária de Leixões
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Pólo 1
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Pólo 2
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Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões
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Navios108/Ano Passageiros110.000 / Ano Ano Horizonte Projecto (2015)
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Actividade Marítimo-turística
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Parque de Ciências e Tecnologias do Mar
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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAPRODUÇÃO CIENTÍFICA Parque de Ciências e Tecnologias do Mar
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Perspectivas de Desenvolvimento Incentivar o uso do Transporte Marítimo, nomeadamente as Auto Estradas do Mar, explorando a complementaridade com a rodovia e ferrovia Continuar a servir bem a economia da região, mantendo o perfil multipurpose dos dois portos Especializar o transporte das cargas com mais valor acrescentado, em conjunto com os projectos das plataformas logísticas Estar centrado no negócio, em conjunto com os concessionários e os clientes Desempenhar um papel de actor de desenvolvimento regional, participando em projectos que ultrapassam os limites da actividade portuária
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