A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto III: Turismo em um Cenário de Mudanças Mirian Rejowski; Karina Toledo Silva HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto III: Turismo em um Cenário de Mudanças Mirian Rejowski; Karina Toledo Silva HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN."— Transcrição da apresentação:

1 Texto III: Turismo em um Cenário de Mudanças Mirian Rejowski; Karina Toledo Silva HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN

2 TURISMO NO SÉCULO XX: interrupções pelas Guerras Mundiais Início do Século (1900 – 1914): crescimento tímido com as tendências assinaladas no final do século XIX. 1a.G.M. (1914-1919): interrupção do fluxo turístico em face da deflagração e evolução do conflito. Período entre Guerras (1919 a 1939): nova ascensão do turismo, interrompida parcialmente pelo quebra da bolsa de N. Y. e depressão econômica(1929). 2a. G. M. (1939 a 1950): paralisação do fluxo turístico mediante o conflito e período de retomada do crescimento.

3 TURISMO NO SÉCULO XX: crescimento e recessões Boom Turístico (1959 a 1973): crescimento do fluxo turístico provocando a sua massificação. Período de crises e recessões (1973 a 1989): com a inflação o turismo viveu períodos de turbulências, sendo superados a partir de 1979, durante a década de 1980, a crise do capitalismo inibiu o crescimento dos fluxos turísticos. Turismo a partir da década de 90: a recessão econômica continuou a afetar o turismo, mas o turismo continuou a crescer socialmente e economicamente.

4 FASE I - Época de transição: Crescimento e Interrupção dos Fluxos Turísticos (1900 a 1949) Sólida infra-estrutura de resorts na Europa acessíveis por ferrovia. Difusão da prática de Marketing apoiando o desenvolvimento do Turismo. Intensificação do tráfego transatlântico com grandes e rápidos navios a vapor entre continentes. No período que antecedeu a 1a. G. M. verificou-se um aumento do número de viagens de classes ricas burguesas, dirigindo-se principalmente para a Suíça e para as praias frias do Canal da Mancha.

5 Durante o conflito, muitos hotéis luxuosos foram utilizados pra hospedar tropas militares ou servirem de hospitais, interrompendo o movimento turístico que se expandia devido a falta infra-estrutura e ao perigo constante no deslocamento das pessoas. Ao término da 1a.Guerra Mundial, a fabricação em série do automóvel e do ônibus permitiram que as viagens voltassem a crescer. As nações européias começaram a captar receitas oriundas do turismo e reconhecer sua importância econômica. A quebra da bolsa de Nova York em 1929 repercutiu em toda a Europa e faz com que as pessoas passem a economizar dinheiro e muitas dívidas são criadas, prejudicando o turismo.

6 No período entre 1933 e 1939 ocorre uma época estável favorecendo o desenvolvimento do turismo: -Paz após a 1a. G.M. -O aumento do nível de via da classe média trabalhadora e a legalização da jornada de trabalho. -Viagens de excursões de ônibus e de permanência curta para a nova demanda de operários turistas. -A hotelaria e as empresas organizadoras de viagens expandiram-se e muitas entidades de turismo foram criadas Ex.: Hilton Hotel Corporations. -Início da preocupação com o estudo de Turismo na Escola de Berlim, Alemanha.

7 2ª. Guerra Mundial: nova interrupção O crescimento do Turismo tem outra grande interrupção com a Segunda Guerra Mundial, os fluxos turísticos tornam a diminuir, interrompendo com maiores proporções do que o conflito anterior, sendo que houve uma paralisação do turismo retornando somente cinco anos após o término do conflito em 1950.

8 Fase II - Grandes Transformações: Turismo Massivo (1950 a 1973) Esse período é caracterizado pela massificação do turismo: - Paz prolongada em zonas de estabilidade política. - Consolidação da classe média com o aumento do poder aquisitivos e aumento do tempo livre e férias; - Maior interesse em conhecer outros povos e civilizações. - Desejo de evasão, descanso e recreação pra ambientes próximos. - Grandes avanços tecnológicas na comunicação e no transporte.

9 Consolidou-se o pacote turístico com vôos charters, ônibus com serviço reservado e cruzeiros. Os países destruídos na 2a. G. M. buscavam no turismo divisas provenientes dos visitantes para a recuperação econômica. Este novo comportamento reflete e novas formas de hospedagens como os motéis, os camping, albergues e pousadas, as residências secundárias.

10 Ocorre neste período a substituição parcial dos trens pelo automóvel e pelo ônibus, tornando o turismo mais individualizado e doméstico. Destaca-se também o desenvolvimento do transporte aéreo e o sistemas de reservas aéreas informatizadas, o Sabre da American Airlines. Os hoteleiros americanos fizeram frente aos hoteleiros europeus, criando as principais cadeias hotelerias, Holiday Ins e Best Western Motel.

11 Fase III - Novos Cenários: Desafios da Sustentabilidade (1974 – 2000) Após o “boom” turístico que ocasionou a sua exploração desenfreada e pouco responsável perante ao meio ambiente, surge este período com uma postura mais critica com o turismo sob a ótica de todos os agente e atores do processo, denominando o Turismo Sustentável. A globalização torna os empreendimentos e empresas turísticas internacionalizados. Neste período ocorre fatos que abalam o turismo regional, tais como, a queda do muro de Berlim em 1989, a Guerra do Golfo Pérsico em 1991, a guerra da ex- Iugoslávia (1992), o ressurgimento do fundamentalismo islâmico em países turísticos.

12 Determinados fatos históricos favoreceram o Turismo como a formação do Mercado Comum Europeu (UE) em 1993. Embora os fluxos turísticos mundiais tenham se concentrado na Europa e América do Norte, verificou-se a expansão de novos destinos como a Ásia Ocidental e do Pacífico. O sucesso na das olimpíadas em Barcelona em 1992 que promoveu a cidade espanhola como destino internacional

13 Verifica-se também o aumento da profissionalização com aumento de cursos regulares de turismo. Busca do desenvolvimento de Destinos Turísticos no sentido social e econômico para além do marketing. Evolução do conhecimento científico para o desafio do século XXI em busca da sustentabilidade do Turismo.

14 Indicação Bibliográfica


Carregar ppt "Texto III: Turismo em um Cenário de Mudanças Mirian Rejowski; Karina Toledo Silva HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google