Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
Teoria da Comunicação (Noções) Técnicas e preparação de palestra Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP

2 O que é comunicação Comunicar Latim: Comunicare Tornar Comum 2

3 Elementos da Comunicação
Mensagem Idéia + Estímulo Físico = Mensagem + = Meio 3

4 Elementos da Comunicação
Resposta Remetente Mensagem Destinatário 4

5 Elementos da Comunicação
Ruído Resposta Ruído Físico Ruído Psicológico Ruído Cultural Remetente Mensagem Destinatário 5

6 Elementos da Comunicação
Ruído Resposta Resposta Ruído Físico Ruído Psicológico Ruído Cultural Remetente Remetente Mensagem Mensagem Destinatário Destinatário 6

7 Elementos da Comunicação
Ruído Cultural Repertório Religião Profissão Nível Econômico Infância Educação Emprego História de vida Família Escola Cultura Filmes, Livros, TV Rádio Clube, Amigos Viagens Ideologia 7

8 Elementos da Comunicação
Céu Azul Para mim Tempo bom 8

9 9

10 10

11 Elementos da Comunicação
Céu Azul Para um nordestino Tempo ruim; Seca; Fome; Morte! 11

12 12

13 13

14 14

15 Elementos da Comunicação
O que é tempo bom? Para um nordestino 15

16 16

17 Dinâmica da Comunicação
O que eu penso O que eu digo O que eu penso que disse O que você ouve O que você pensa que ouviu. Planejar bem o que se diz, por que ? O que eu penso que disse O que você pensa que ouviu =

18 Objetivos da Comunicação
Comunicação eficaz Ruído Psicológico Ruído Cultural Ruído Físico Produzir resposta Tornar o pensamento comum Persuadir 18

19 Palestra Quatro etapas: Planejar Preparar Praticar Apresentar 19

20 Planejar Capítulo I Planejar 20

21 Consiga toda a informação que for possível:
Planejar Consiga toda a informação que for possível: 21

22 número de participantes, etc.;
Planejar Tema; Objetivo; Público: Perfil, Idade, Nível cultural, número de participantes, etc.; 22

23 Ordem e horário da palestra;
Planejar Contexto do encontro; Ordem e horário da palestra; Tempo disponível; Local: Acústica, iluminação, ventilação, acomodação, etc.; 23

24 Recursos disponíveis;
Planejar Recursos disponíveis; “Ruídos”; 24

25 Planejar Hexâmetro de Kipling (5 W e 1 H) O que? Quem? Por que? Onde?
Como? Quando?

26 Comece a viver a sua palestra imediatamente
Planejar Comece a viver a sua palestra imediatamente Vá mentalmente desenvolvendo o seu tema 26

27 Preparar Capítulo II Preparar

28 Preparar Colete material

29 Preparar Livros, jornais e revistas; Internet Depoimentos, testemunhos; Filmes e vídeos;

30 Preparar Leia, estude e selecione o material

31 Relacione o que é pertinente
Preparar Faça anotações Relacione o que é pertinente Prepare um roteiro inicial Sequência pedagógica

32 Prepare uma abertura motivadora
Preparar Prepare uma abertura motivadora Breve comentário sobre o tema; Propor uma reflexão;

33 Prepare um grande final
Preparar Prepare um grande final Relembrar o que foi dito Uma síntese da palestra Propondo a aplicação Que fique na memória

34 Prepare o roteiro final
Preparar Prepare o roteiro final Tópicos Letras grandes Pontos principais

35 Prepare a apresentação
Preparar Prepare a apresentação Escolha o material de apoio Powerpoint Transparências Cartazes Flip chart

36 Praticar Capítulo III Praticar

37 Experimente a apresentação
Praticar Experimente a apresentação Explanação, Conteúdo e Desempenho Postura: maneirismos, cacoetes, vícios... Recursos: Clareza, Relevância, Visibilidade, Qualidade, Memorabilidade...

38 Treine Treine Treine Treine Treine Treine Treine Treine Praticar
12

39 Praticar Treine

40 Somente o melhor é suficientemente bom!
Praticar Atitude profissional Prepare-se para o que vai fazer Assuma o compromisso Jesus foi “profissional” Paulo também Qualidade: Somente o melhor é suficientemente bom!

41 Apresentar Capítulo IV Apresentar

42 Apresentar Controle a Adrenalina Medo não é privilégio seu
Não alimente a chama do seu nervosismo Relaxe - utilize técnicas

43 Não diga: Não conte piadas
Apresentar No início Não diga: - “Esta é minha primeira palestra...” - “Estou rouco, gripado, doente...” - “Esta é a melhor palestra, a mais importante...” Não faça citações polêmicas Não conte piadas

44 Desperte e atraia a atenção do público
Apresentar Desperte e atraia a atenção do público Diga da satisfação em falar a esse público Elogie o público pela presença Proponha uma reflexão sobre o tema Diga sobre o que vai falar

45 Primeira impressão positiva
Apresentar Primeira impressão positiva Contato visual - respeito pelo ouvinte - retorno 7% palavra 38% voz 55% Expressão corporal Postura confiante Mantenha a tranqüilidade Roupas adequadas

46 O importante é a mensagem
Apresentar O importante é a mensagem Os meios para transmiti-la foram desenvolvidos Seja fiel ao tema proposto

47 Apresentar Mantenha o público atento
Fale com convicção, alegria, entusiasmo Module a voz Postura confiante (não arrogante) Intercale reflexões sobre o tema Se falar após o almoço, interrompa a palestra, se necessário. Leitura: só de textos curtos!

48 Atente para técnicas de comunicação visual
Apresentar Atente para técnicas de comunicação visual Percorra toda a platéia com o olhar Olhe nos olhos das pessoas Dedique igual atenção a todos

49 Esteja atento ao retorno do público
Apresentar Esteja atento ao retorno do público Observe se há interesse Observe se está sendo entendido Observe se está sendo convincente

50 Atente para a modulação de voz
Apresentar Atente para a modulação de voz Intensidade Velocidade Ritmo

51 Atente para a modulação de voz
Apresentar Atente para a modulação de voz Pronuncie bem as palavras Tenha cuidado com os verbos Ponha expressão na fala Esteja atento aos ruídos

52 Apresentar Movimente-se adequadamente Mantenha a atenção em você
Movimente-se naturalmente Até onde for possível Faça paradas estratégicas Use comunicação visual

53 Manuseie com cuidado e naturalidade
Apresentar Siga o roteiro Resumo da palestra Em tópicos Utilização discreta - rápidas olhadas Letras grandes Folhas numeradas Manuseie com cuidado e naturalidade

54 Não diga: “era o que eu tinha a dizer...”
Apresentar No Fim Informe que está terminando Faça um resumo do tema - em uma frase Motive para a prática Não diga: “era o que eu tinha a dizer...”

55 Parabéns você conseguiu
Apresentar Parabéns você conseguiu

56 Apresentar Avaliação Tire vantagem das falhas
Receba críticas com humildade Estude a palestra, sempre

57 Resumo Comunicação e um processo O importante é a mensagem!
Aja com comprometimento! Seja entusiasmado! Ouça as críticas com humildade! Aplique a melhoria contínua!!!

58 Fiquei muito contente por poder falar para você!
Obrigado! Fiquei muito contente por poder falar para você! 58


Carregar ppt "Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google