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Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.

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1 Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor
III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de Paz: buscando caminhos” 10 a 14 de novembro de 2014 Tauá Resort Hotel Equipe de Fonoaudiologia da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – SEPLAG

2

3 FIQUE ATENTO Exame servidora Filmagem servidora

4 BINGO DA VOZ

5 RELEMBRANDO ALGUMAS DICAS
Realizar hidratação adequadamente Evitar exposição direta ao ventilador Adotar uma postura corporal adequada durante as aulas

6 RELEMBRANDO ALGUMAS DICAS
Cuidado com a competição vocal (intensidade vocal) Evitar a utilização de sprays, balas e pastilhas durante as aulas

7 RELEMBRANDO ALGUMAS DICAS
Utilizar vestuário confortável durante o uso intenso da voz

8 RELEMBRANDO ALGUMAS DICAS
Alimentar-se adequadamente

9 RELEMBRANDO ALGUMAS DICAS
Utilizar estratégias de economia vocal durante as aulas

10 IMPACTO DA VOZ PERCEPÇÃO VOCAL

11 IMPACTO DA VOZ Você acha que esta pessoa é homem ou mulher?
PERCEPÇÃO VOCAL Você acha que esta pessoa é homem ou mulher? Quantos anos você imagina que ela tem? Como você imagina sua aparência física: alta, baixa, magra, gorda, forte, fraca...?

12 IMPACTO DA VOZ PERCEPÇÃO VOCAL Você acha que a voz desta pessoa apresenta quais características: fina (aguda), grossa (grave), rouca, áspera, alta, baixa, bonita, feia, agradável, desagradável, sensual, com falhas, etc.

13 AUTOPERCEPÇÃO VOCAL TIPOS DE VOZ ROUCA GROSSA ESTRIDENTE FRACA
COM FALHAS FINA CHATA MEIGA DESAGRADÁVEL VOLUME ALTO VOLUME BAIXO TENSA ARRANHADA FANHA CORDIAL LIMPA INFANTIL SUAVE CANSADA ALEGRE SENSUAL AGRADÁVEL FORTE RÍSPIDA

14 DINÂMICA “IMPRESSÃO VOCAL”
TIPOS DE VOZ ROUCA GROSSA ESTRIDENTE FRACA COM FALHAS FINA CHATA MEIGA DESAGRADÁVEL VOLUME ALTO VOLUME BAIXO TENSA ARRANHADA FANHA CORDIAL LIMPA INFANTIL SUAVE CANSADA ALEGRE SENSUAL AGRADÁVEL FORTE RÍSPIDA

15 COMUNICAÇÃO

16 COMUNICAR = TORNAR COMUM
16

17 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Emissor Receptor Mensagem Resposta Canal Contexto O resultado é a transferência de um significado de uma pessoa para outra. Esse significado, porém, precisa ser compreendido. 17

18 COMUNICAÇÃO Verbal Não-verbal 18

19 COMUNICAÇÃO VERBAL NÃO-VERBAL Prosódia Expressão facial Palavras
Expressão corporal Gestos Palavras 19

20 COMUNICAÇÃO VERBAL PALAVRAS
“As PALAVRAS podem ser flores e podem ser serpentes, podem curar e podem matar” (Pedro Bloch). 20

21 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

22 IMPACTO NA COMUNICAÇÃO
MAIOR IMPACTO NA COMUNICAÇÃO O que é dito Como é dito

23 IMPACTO NA COMUNICAÇÃO
38% 55%

24 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
ARTICULAÇÃO A articulação está relacionada com o quanto se deseja ser entendido. 1) Imprecisa 2) Travada 3) Exagerada 4) Anterior 24

25 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Marília Gabriela Articulação anteriorizada 25

26 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
VELOCIDADE 1. Rápida 2. Lenta 26

27 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Bernadinho –Velocidade de fala 27

28 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
DESAFIO: TRAVA LÍNGUA O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. 28

29 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
VELOCIDADE DE FALA Comunicar ≠ passar informações. Tenha certeza de que o outro compreendeu o que você disse. Use pausas durante a emissão das mensagens. A velocidade de fala está relacionada com a personalidade e estilo de vida da pessoa, mas o uso de pausas e a boa pronúncia dos sons, sílabas e palavras são hábitos que podem ser adquiridos com a auto-observação e treino.  Comunicar ≠ passar informações. Tenha certeza de que o outro compreendeu o que você disse. Use pausas durante a emissão das mensagens, assim você oferece a oportunidade de formular o pensamento para o conteúdo que virá depois. Além disso, falando devagar e fazendo pausas você tem a chance de observar as expressões faciais do interlocutor, o que fará com que você continue com sua linha de pensamento ou mude o foco de suas colocações para conseguir o que deseja na sua comunicação.

30 Atender é acima de tudo escutar
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ESCUTAR X OUVIR Ouvir = ouve-se o significado estrito das palavras. Escutar = compreender, prestar atenção. Escutamos sem precisar ouvir. Escuta–se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação. - Atender é acima de tudo escutar. Esta é a grande tarefa dos atendimentos, que parece ser simples e muito fácil, mas que na realidade esconde um mundo de relações interpessoais inconscientes importantes. Se não soubermos decifrá–las, corremos sério risco de nos perder e ficar mesmo só no “Leva e Traz”. - Escutar não é ouvir. Ouvir a gente ouve o que é dito no campo do significado estrito das palavras. Bola é bola, coca é coca, mulher é mulher. Escutar é bem diferente e requer treino, autoconhecimento e conhecimento do outro. Escutar é do campo da significação das coisas para cada um, diferente para cada um sempre. - Ouvir é do campo dos sentidos e Escutar é do campo do Inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A Escuta é muitas vezes silenciosa, escuta–se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação. Atender é acima de tudo escutar

31 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Márcio Canuto – Importância de saber escutar - Atender é acima de tudo escutar. Esta é a grande tarefa dos atendimentos, que parece ser simples e muito fácil, mas que na realidade esconde um mundo de relações interpessoais inconscientes importantes. Se não soubermos decifrá–las, corremos sério risco de nos perder e ficar mesmo só no “Leva e Traz”. - Escutar não é ouvir. Ouvir a gente ouve o que é dito no campo do significado estrito das palavras. Bola é bola, coca é coca, mulher é mulher. Escutar é bem diferente e requer treino, autoconhecimento e conhecimento do outro. Escutar é do campo da significação das coisas para cada um, diferente para cada um sempre. - Ouvir é do campo dos sentidos e Escutar é do campo do Inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A Escuta é muitas vezes silenciosa, escuta–se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação.

32 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
VOLUME - INTENSIDADE VOCAL A voz muito baixa transmite a ideia de medo, insegurança, dúvida além de prejudicar a compreensão do ouvinte. A voz muito intensa pode gerar a sensação de estresse, nervosismo, agressividade, imposição ou tentativa de intimidação. 32

33 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Expressividade 33

34 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
EXPRESSÃO CORPORAL 34

35 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
CONTATO VISUAL Quando não fazemos contato visual, é como se estivéssemos dizendo:“Você não é importante o bastante para que eu perca meu tempo olhando para você”.

36 POR MEIO DE SEU VESTUÁRIO
O VOCÊ TEM COMUNICADO POR MEIO DE SEU VESTUÁRIO

37 DINÂMICA DOS TRÊS PORQUINHOS

38 OBRIGADA!!! Equipe de Fonoaudiologia da SCPMSO 38


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