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Reunião dos Fóruns de Graduação e das Licenciaturas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: uma metodologia para formação de cidadãos Palestrante: Rogério.

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1 Reunião dos Fóruns de Graduação e das Licenciaturas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: uma metodologia para formação de cidadãos Palestrante: Rogério Gonçalves de Sousa (Msc. em Ensino de Ciências e Matemáticas)

2 Roteiro da viagem Navegar é preciso...Navegar é preciso... Projetando um boteProjetando um bote Bons ventos nos levem!Bons ventos nos levem! Um mapa para a IlhaUm mapa para a Ilha Tem alguém aqui?Tem alguém aqui? A EJA na IlhaA EJA na Ilha Para onde?Para onde?

3 Navegar é preciso... Afinal, o que é cidadania?Afinal, o que é cidadania? Que cidadãos estamos formando? De que cidadãos precisamos?Que cidadãos estamos formando? De que cidadãos precisamos? Como educar para uma cidadania crítica?Como educar para uma cidadania crítica?

4 “O objetivo da escola média deve, assim, estar voltado para a formação de jovens, independente de sua escolaridade futura. Jovens que adquiram instrumentos para a vida, para raciocinar, para compreender as causas e razões das coisas, para exercer seus direitos, para cuidar de sua saúde, para participar das discussões em que estão envolvidos seus destinos, para atuar, para transformar, enfim, para realizar-se, para viver”. (KAWAMURA; HOSOUME, 2003)

5 Projetando um bote Pedagogia de projetos: educar pela pesquisaPedagogia de projetos: educar pela pesquisa Metodologia ou forma de organizar currículos?Metodologia ou forma de organizar currículos? Conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e axiológicosConteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e axiológicos Microprojeto & MacroprojetoMicroprojeto & Macroprojeto

6 “Eles [os projetos de trabalho] refletem uma visão de educação escolar, na qual a experiência vivida e a cultura sistematizada interagem, na medida em que os alunos vão estabelecendo relações entre os conhecimentos construídos em sua experiência escolar e na vida extra-escolar”. (LEITE; OLIVEIRA; MALDONADO, 1998)

7 Bons ventos nos levem! Construção das ciências: ciência pura e ciência como arteConstrução das ciências: ciência pura e ciência como arte Ensino disciplinarEnsino disciplinar Aproximações interdisciplinaresAproximações interdisciplinares Ilhas Interdisciplinares de RacionalidadeIlhas Interdisciplinares de Racionalidade Projetos & noçõesProjetos & noções Caixa-pretaCaixa-preta

8 “Nossas maneiras de ensinar ciências estão centradas sobre teorias e modelos interessantes para os alunos? Nossos cursos de ciências não são às vezes uma maneira de fazê-los entrar no mundo dos cientistas mais que uma forma de ajudá-los a explorar seu próprio mundo? Dito de outro modo, nós ensinamos a biologia, a química, a física, a matemática ou ensinamos os jovens a desenvolverem-se no mundo?” (FOUREZ, 1997)

9 “Uma representação teórica apropriada a um contexto e a um projeto que se tem em vista e permite comunicar-se e atuar em relação ao mesmo” “É o projeto o que permite, pois, fechar o corpo de conhecimentos para terminar a empreitada” “Caixa-preta é uma representação de uma parte do mundo, que se aceita em sua globalidade sem considerar útil examinar os mecanismos de seu funcionamento”

10 Um mapa para a Ilha Fazer um “clichê” da situação em estudo: a situação-problemaFazer um “clichê” da situação em estudo: a situação-problema O panorama espontâneo: delimitação do problemaO panorama espontâneo: delimitação do problema Consulta de especialistas e especialidadesConsulta de especialistas e especialidades Descendo sobre o terreno: entrevistas, visitas, leitura, desmontar equipamentos...Descendo sobre o terreno: entrevistas, visitas, leitura, desmontar equipamentos...

11 Abertura aprofundada de uma ou outra caixa-preta e descoberta dos “princípios disciplinares” que sustentam uma tecnologiaAbertura aprofundada de uma ou outra caixa-preta e descoberta dos “princípios disciplinares” que sustentam uma tecnologia Esquematização global da tecnologia: síntese parcialEsquematização global da tecnologia: síntese parcial Abrir certas caixas-pretas sem a ajuda de especialistas: autonomiaAbrir certas caixas-pretas sem a ajuda de especialistas: autonomia Síntese da ilha de racionalidade produzidaSíntese da ilha de racionalidade produzida

12 “Assim como para um médico o diagnóstico deve ser dado a tempo para guiar a terapia, a ilha de racionalidade deve ser construída nos prazos para influenciar a ação” “Em que medida o conteúdo estudado ajuda a negociar com o mundo tecnológico focalizado? Em que isto dá certa autonomia no mundo científico- técnico e na sociedade em geral? De que forma os saberes obtidos ajudam a dar maior precisão às decisões a tomar? De que modo isto permite melhor situar-nos e comunicar-nos com os outros?”

13 Tem alguém aqui? Pietrocola et alii (2000) – ilhas de racionalidade e um exemploPietrocola et alii (2000) – ilhas de racionalidade e um exemplo Pinheiro et alii (2000) – aplicaçãoPinheiro et alii (2000) – aplicação Bettanin (2001) – aplicaçãoBettanin (2001) – aplicação Schmitz (2001) – aplicaçãoSchmitz (2001) – aplicação Bettanin (2003) – alfabetização científica/instrumento avaliativoBettanin (2003) – alfabetização científica/instrumento avaliativo Pietrocola, Pinho-Alves e Pinheiro (2003) – formação inicialPietrocola, Pinho-Alves e Pinheiro (2003) – formação inicial Schmitz e Pinho-Alves (2004, 2005) – módulo do professor/interdisciplinaridadeSchmitz e Pinho-Alves (2004, 2005) – módulo do professor/interdisciplinaridade Pinheiro e Pinho-Alves (2005) - aplicaçãoPinheiro e Pinho-Alves (2005) - aplicação

14 A EJA na Ilha Que elementos condicionantes são observados em uma prática pedagógica para a formação cidadã?Que elementos condicionantes são observados em uma prática pedagógica para a formação cidadã? Contexto da EJA: Condições; Assiduidade; Interesse; Envolvimento; Tempo; Trabalho em grupoContexto da EJA: Condições; Assiduidade; Interesse; Envolvimento; Tempo; Trabalho em grupo O que a comunidade escolar deve saber sobre reciclagem?O que a comunidade escolar deve saber sobre reciclagem? Produto compartilhado: CartilhasProduto compartilhado: Cartilhas

15 Para onde? Benefícios na aprendizagem: questionáveis, quiçá pouco mensuráveis, mas inegáveisBenefícios na aprendizagem: questionáveis, quiçá pouco mensuráveis, mas inegáveis Benefícios no ensino: politização, ciência como cultura, trabalho em equipeBenefícios no ensino: politização, ciência como cultura, trabalho em equipe Reestrutura curricular através de Ilhas de Racionalidade?Reestrutura curricular através de Ilhas de Racionalidade? Exigências administrativas, formação inicial, currículo, convicção...Exigências administrativas, formação inicial, currículo, convicção...

16 “Educar para a cidadania inclui o cultivo de valores socialmente acordados, não numa tentativa de homogeneizar o ser, muito menos de fazer ‘caridade’ no ensino, mas de resgatar características que são genuinamente humanas.” “É preciso, além de discursar, seja na educação ou na vida, vivenciar aquilo que se prega. Para ser cidadão, é preciso ter disciplina, estar disposto, ser sincero, inclusive porque essas atitudes muitas vezes dispensam discursos.”

17 “Do mesmo modo que temos a convicção de que é de não em não que a ciência vai progredindo sempre, temos também a convicção que é de não em não que o seu ensino pode progredir.” (SANTOS, 1999)


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