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Administração das Operações Produtivas

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Apresentação em tema: "Administração das Operações Produtivas"— Transcrição da apresentação:

1 Administração das Operações Produtivas
UNIP Administração das Operações Produtivas Prof. Msc. Juliana Caminha Noronha Administração de Empresas 3º (2º) Semestre – Quinta/ Sexta (1º horário)

2 Objetivos Fixar o conteúdo do primeiro módulo da disciplina.
Avaliar o conhecimento dos alunos. Introduzir o conceito de projetos na gestão da produção.

3 Conteúdos principais Administração das Operações Produtivas
Administração da produção Papel estratégico e objetivos da produção Estratégia da produção Projetos nas Operações Produtivas Projeto em AOP Projeto de produtos e serviços Projeto da rede de operações produtivas Arranjo físico e fluxo Planejamento e controle da produção O que é planejamento e controle Planejamento e controle da capacidade Planejamento e controle Just In Time

4 Projetos Entender o que é o projeto de produtos e serviços, e os processos que os produzem, leva à compreensão dos diferentes níveis decisórios dentro da organização. Projeto é o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas individualmente ou em massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa a tradução física do conceito.

5 Projetos Projeto aplica-se tanto a produtos/serviços como a sistemas (que são chamados na administração da produção de processos). Projeto de produtos Projeto de serviços Projeto de sistemas Projeto de processos Exemplos: Produtos: automóvel, televisão, rádio, geladeira. Manifestações de artistas que podem ser denominadas produtos, como: música, pinturas. Sistemas: telefone, ferrovia, rodovia, supermercado.

6 Características de projetos
A atividade de projeto é um processo de transformação. Projetos começam com conceitos que serão traduzidos em especificações. Projeto é uma atividade que, originalmente, busca a eficácia: satisfazer às necessidades dos consumidores. O projetista deve propor algo que o consumidor perceba como algo que atenda suas expectativas.

7 Resultados de projetos

8 Pressuposições Projetos tratam-se de um grupo de atividades relacionadas; Que tem início e fim definidos; Resultando numa entrega única para determinada alocação de recursos.

9 Reflexão Observar-se que, apesar de tanto se falar sobre a necessidade do trabalho em equipe, é ainda comum encontrarmos organizações nas quais os departamentos funcionam como “ilhas em um arquipélago”, trocando informações, mas não interagindo entre si. Os egos individuais e os valores emotivos levam a tal situação. A idéia acima leva as organizações a tratarem frequentemente do projeto do produto e serviços separadamente do projeto do processo que os produzem.

10 Dependência – projeto do produto x processo

11 Projeto de produtos e processos
Entradas: informações técnicas, de mercado e de tempo, assim como equipamentos de teste e projeto e pessoal técnico. Saídas: geração de projetos acabados que são ou possuem alta qualidade, baixo custo, que sejam produzidos com rapidez, confiabilidade e flexibilidade.

12 Exercício Em grupos de cinco pessoas, definam orientações gerais de processo e de produto para uma empresa de e-commerce que comercialize camisetas e presentes personalizados por uma plataforma online. Dividam-se em equipe de desenvolvimento de produto e projetistas de processo.

13 Case – Personalize.com A Personalize.com é uma empresa de e-commerce especializada em customização de camisetas e assessórios. Através do portal da empresa os clientes podem personalizar os modelos dos produtos, definindo a cor, estampa e modelo das peças. Através do portal também é possível desenvolver uma “loja virtual” com os produtos personalizados desenvolvidos por cada usuário, possibilitando ao internauta a oportunidade de desenvolver sua “marca” sem se preocupar com a logística de vendas. A partir daí surgem “lojas virtuais” de várias tribos. A idéia foi estruturada através da detecção da demanda por produtos personalizados, que possam ser desenvolvidos no conforto da casa dos clientes, utilizando uma interface que propicie uma experiência de compra única para o usuário.  Para servir esse mercado a empresa tem como princípios a convergência entre qualidade de produto, tecnologia, eficiência logística e criatividade.

14 Fase conceitual de projeto
A atividade de projeto em si não funciona como uma idéia brilhante logo da primeira vez. Num primeiro momento: Tem-se uma idéia vaga, genérica e mal definida daquilo que poderia ser a solução para uma necessidade observada. Muitas vezes o uso de um “brainstorm” auxilia na geração de idéias.

15 Elaboração de projeto As idéias passam por um processo de refinamento, sendo analisadas por distintas visões dentro da organização: marketing, finanças, produção, entre outros. Cada etapa de análise descarta sugestões geradas. As que sobram para a próxima etapa são progressivamente refinadas e detalhadas. Por fim, reduz-se as opções de projeto a uma única que conterá informações suficientes para ser transformada no produto/serviço ou processo final. A necessidade de mudança de alguma concepção original, implicará na reavaliação de custos. No início do processo, sem que decisões fundamentais tenham sido tomadas, os custos de mudança serão baixos. Já em fases avançadas decisões cumulativas tornam-se cada vez mais dispendiosas.

16 Elaboração de projetos

17 Efeito volume/variedade
Um importante fator de decisão na atividade de projeto de produto, serviço ou processo é a avaliação do efeito volume variedade.

18

19 Variedade/volume x tipo de processo

20  Volume/variedade x tipo de processo x custo

21 Exercício Determine o tipo de processo adequado para cada produto apresentado a seguir. Justifique sua resposta. Eletricidade; Aviões; Móveis sob medida; Serviços de auditoria; Fogões de cozinha.

22 Bibliografia Bibliografia Básica Bibliografia Complementar
SLACK, Nigel e outros. Administração da produção. Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2007. SLACK, Nigel e outros. Administração da produção. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, 2002. CORRÊA, Henrique L.. Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços. Primeira Edição. São Paulo: Atlas, 2004 Bibliografia Complementar BROWN, Steve e outros. Administração da produção e operações. Primeira Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005 RITZMAN, Larry P. e outros. Administração da produção e operações. Primeira Edição. São Paulo: Pearson, 2004


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