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COMUNICAÇÃO.

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO

2 A comunicação acontece quando duas pessoas são comuns.
COMUM = COMUNICAÇÃO Quando duas pessoas têm os mesmos interesses, há um ponto em comum. INTERESSES > MENSAGEM > INTERESSES

3 Quando a Comunicação se estabelece mal ou não se realiza entre pessoas que estão juntas, ou entre grupos, nós dizemos que há: BLOQUEIOS / FILTRAGENS E RUÍDOS

4 Quando uma mensagem é recebida apenas em parte, a comunicação existe, mas há o que se chama de FILTRAGEM. RUÍDO o tipo de comunicação entre duas pessoas ou em grupo, quando a mensagem é distorcida ou mal-interpretada. BLOQUEIO, quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

5 Um dos problemas básicos da comunicação é o que o significado que você captou da mensagem pode não ser exatamente aquele que o emissor quis transmitir.

6 Em vez de ouvir o que as pessoas nos dizem, ouvimos apenas o que queremos ouvir, o resto filtramos, isto é não deixamos passar.

7 Comunicação Interna na organização
Um programa de comunicação interna é composto por instrumentos e ações que, sistemáticos e integrados por uma mesma marca e um mesmo slogan, trabalham no sentido de repassar os conceitos necessários para o sucesso de qualquer desafio ou processo de mudança. Os instrumentos de Comunicação Interna são instrumentos que, pela sua eficiência e aceitação, transformam-se em canais oficiais dentro da empresa, . despertando o público interno para a seguinte política: "Leia tudo e saiba de tudo" ou "Veja tudo e saiba de tudo".

8 A idéia é oferecer um nível de informação tão
satisfatório que não haja espaço para boatos e eduque as pessoas para o aprendizado, a partir da leitura e da observação. Um dado importante, é o fato de que o aprendizado se dá: 3,5% pelo paladar 4,0 % pelo tato 5,5% pelo olfato 12,0 % pela audição 75,0 % pela visão.

9 O programa de comunicação interna deve contar dentre seus objetivos:
Fazer o funcionário se sentir “em casa”, Fazer com que o funcionário saiba mais sobre a empresa; Fazer com que o funcionário se perceba devidamente remunerado; adequadamente informado sobre os assuntos mais importantes relacionados ao seu trabalho;

10 Para tal, o Programa de Comunicação Interna faz uso de diversos veículos de comunicação.
Alguns deles são: Vídeo de integração Manual de Integração à empresa Jornal interno Jornal de Parede Cartazes Tele e videoconferências Intranet Painéis [ do tempo / motivacionais / celulares ] Caixa de sugestões Ouvidor (onbudsman) interno Cartas / Cartões Reuniões informais

11 Todo programa precisa ter o seu veículo de comunicação, a fim de que possam ser acompanhadas e discutidas todas as etapas, passando a idéia de um esforço planejado. Alguns programas, por serem menores, possuem um folder de divulgação que acompanha o Kit apresentando o programa e fazendo referências a todos os instrumentos de comunicação interna.

12 a explicação de cada instrumento precisa conter as seguintes informações:
que é, para que serve, com que objetivo foi criado, como deve ser implementado, sistema de avaliação.

13 COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
Comunicação não-verbal inclui movimentos corporais (cinésica), tom e entonação da voz, expressões faciais, distância física, etc... Este tipo de linguagem soma-se a comunicação verbal e às vezes nos deparamos com divergências entre o que se diz e o que se expressa. Mesmo calado sempre vou estar dizendo algo, por isso é importante estar atento a esses aspectos não-verbais de comunicação.

14 BARREIRAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
MEDO - Temos medo de falar sobre quem somos e como nos sentimos e que outras pessoas vejam nossas inadequações, pois vivemos numa cultura onde se espera sempre o sucesso. PERCEPÇÃO SELETIVA – o receptor vê e ouve baseado em suas necessidades, motivações, experiências, etc... Projetam suas expectativas e interesses na comunicação enquanto decodificam.

15 COMPORTAMENTO DEFENSIVO - quando sentimos que estamos sendo ameaçados ou atacados. Nesta situação nossa tendência é parar de ouvir ou usar de comportamentos tais como: atacar verbalmente, sarcasmo, criticar. LINGUAGEM – O significado das palavras está em nós. Cada palavra, expressão, gesto tem um significado dependo da formação de cada um, localização geográfica, cultura, idade etc.. Normalmente as pessoas desenvolvem gírias, jargões etc..

16 SABER OUVIR - saber ouvir implica em demonstrar interesse por aquilo que está sendo transmitido, levar em conta palavras, fatos sentimentos. Ouvimos ou entendemos, em função do nosso repertório de vida. STATUS – HIERARQUIA – muitas vezes as pessoas sentem medo ns relações com superiores e acabam não se comunicando de uma maneira eficaz

17 DISTORÇÕES FÍSICAS – interrupções, falta de privacidade.
COERÊNCIA – se a mensagem tem o propósito de informar ou persuadir a credibilidade da fonte determinará se a mensagem será introjetada ou não pelo receptor. Outro fator importante é a coerência entre o que eu digo e o que pratico.

18 CRENÇAS, VALORES – rejeitamos ou aceitamos a comunicação de acordo com as nossas crenças e valores.
EFEITO DE HALO – a partir do julgamento que fazemos da pessoa, colocamos um “halo” positivo passamos a acreditar em tudo em tudo o que ela diz ou colocamos um “halo” negativo e não acreditamos em nada.

19 CINCO ELEMENTOS CRÍTICOS PARA UMA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ
Auto-imagem (autoconceito) A imagem que a pessoa faz de si mesma são determinantes em seus comportamentos na comunicação. A auto-imagem é o seu referencial, é um visor através do qual ela percebe, ouve, avalia e compreende. Um autoconceito positivo é necessário para haver interações satisfatórias. Por outro lado, uma auto-imagem fraca, inferior, freqüentemente distorce a percepção do indivíduo relativamente a como os outros o vêem. Da mesma forma que o autoconceito de alguém afeta a sua capacidade em comunicar, a comunicação que trava com os outros também modela sua auto-imagem. O homem forma conceitos acerca do seu próprio eu a partir de suas experiências com outros seres humanos.

20 Clareza de expressão Muitas pessoas consideram difícil expressar aquilo que se quer dizer ou o que sentem. É com freqüência que elas presumem que o outro compreenda sua mensagem, mesmo que sejam descuidadas ou confusas em sua fala.Parecem achar que as pessoas deveriam ser capazes de ler a mente das pessoas. O comunicador deficiente deixa que os outros adivinhem o que ele quer dizer, e o ouvinte por sua vez age de acordo com suas adivinhações.

21 Saber ouvir O ouvir é algo muito mais complexo do que o processo físico de audição, ou de escutar. A audição se dá através do ouvido, enquanto o ouvir implica num processo intelectual e emocional que integra dados físicos emocionais e intelectuais na busca de significado e compreensão. O ouvir com eficácia logicamente não é um processo passivo. O ouvinte eficaz interage com o interlocutor no sentido de desenvolver os significados e chegar à compreensão. A escuta pode:

22 Marginal – pouca atenção
Estimativa – aprova ou desaprova Empática – escuta e compreende a posição e a intenção do emissor, ouve-o atentamente e espera que ele termine para depois fazer comentários ou observações.

23 OUVIR EFICAZMENTE IMPLICA EM:
Ter uma razão ou um propósito de ouvir A suspensão de julgamentos Resistir a distrações (barulhos, olhares, pessoas). Não interromper quem está falando Fazer perguntas etc...

24 Capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade.
A incapacidade de alguém em lidar com sentimentos de contrariedade e irritação resulta quase sempre em problemas na comunicação As emoções não devem ser reprimidas. Elas devem ser identificadas, observadas, relatadas e integradas, é importante que se investigue a emoções, admitindo-as e assumindo a responsabilidade por aquilo que fizer.

25 Auto-abertura É a capacidade de falar total e francamente a respeito de si mesmo. Este é um processo recíproco de conhecimento mútuo. Quanto mais eu sei a seu respeito e quanto mais você sabe a meu respeito mais eficaz será o processo de comunicação.

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