Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNina Andrade Minho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10
2
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Liderança A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas.
3
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Vídeo: Delegue, não abdique Duração: ± 12 min
4
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Traços de liderança: Ambição e energiaAmbição e energia Desejo de liderarDesejo de liderar Honestidade e integridadeHonestidade e integridade AutoconfiançaAutoconfiança InteligênciaInteligência Elevado automonitoramentoElevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalhoConhecimentos relevantes para o trabalho Traços de liderança: Ambição e energiaAmbição e energia Desejo de liderarDesejo de liderar Honestidade e integridadeHonestidade e integridade AutoconfiançaAutoconfiança InteligênciaInteligência Elevado automonitoramentoElevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalhoConhecimentos relevantes para o trabalho Teorias que buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que possam descrever os líderes e diferenciá- los dos demais. Teorias dos traços de liderança
5
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Teorias Comportamentais Teoria dos traços: Líderes já nascem líderes. Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada.Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada. Teoria dos traços: Líderes já nascem líderes. Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada.Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada. Teorias que propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos liderados.
6
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Teorias das Contingências Para os estudiosos do fenômeno da liderança, tornou-se bastante claro que prever seu sucesso era algo que não se restringia ao isolamento de alguns traços ou comportamentos preferenciais. A impossibilidade de obter resultados consistentes levou os pesquisadores a enfocar as influências da situação.
7
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Teorias das Contingências A relação entre estilo de liderança e eficácia sugere que, sob a condição a, o estilo x pode ser adequado, enquanto o estilo y seria mais indicado para a situação b e o estilo z, mais apropriado para a situação c. Mas o que seriam as situações a, b e c? Uma coisa é dizer que a eficácia da liderança depende da situação, outra é ser capaz de identificar essas condições situacionais.
8
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Teoria dos Traços, Teorias Comportamentais e Teorias da Contingência = LIDERANÇA TRANSACIONAL o tipo de líder que conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
9
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Existe também aquele que inspira os liderados a transcender os próprios interesses para o bem da organização e que é capaz de causar efeito profundo e incomum sobre eles. = LÍDERES TRANSFORMACIONAIS OU CARISMÁTICOS Pela força da capacidade pessoal que possuem, eles transformam seus liderados mediante o despertar do sentimento de importância e de valor em relação às tarefas. "Eu andaria sobre brasas, se meu chefe pedisse", este é o tipo de apoio que o líder carismático inspira.
10
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Confiança Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista. A confiança é um processo que depende de uma história (familiaridade) baseada em algumas experiências relevantes, mas limitadas (risco).
11
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Integridade Honestidade e confiabilidade Competência Habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo Consistência Segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações. Lealdade Disposição de proteger e defender uma outra pessoa Abertura Saber que a outra pessoa tem total confiança em você.
12
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Vídeo: LIDERANÇA Duração: ± 37 min
13
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança Em grupo, entregar valendo 03 pontos: - Definição atual de Liderança - Qualidades de um líder - Pontos negativos dos líderes - A Liderança pode ser aprendida? Se sim de que maneira. Se não porquê?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.