A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA."— Transcrição da apresentação:

1 EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA (...) MESTRE ADM MESTRE EM C. DA INFORMACAO – UFBA DOUTORANDO EM ADM – UFBA PLANO DE NEGÓCIOS

2 “O PLANO DE NEGÓCIOS é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios”. Dornelas (2005, p. 98)

3 PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS Testar a viabilidade de um conceito de negócio; Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia; Atrair recursos financeiros; Transmitir credibilidade; Desenvolver a equipe de gestão. Dornelas (2005, p. 98)

4 PLANO DE NEGÓCIOS APLICA-SE PARA: Parceiros: definição de estratégias e formas de atuação conjunta; Bancos: outorgar financiamentos; Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, bancos de investimento, angels, BNDES, governo etc. Fornecedores: negociar a compra de mercadorias, matéria-prima e forma de pagamento; A empresa internamente: comunicação da gerência com o conselho de administração e com os colaboradores em geral; Clientes: para venda de produtos ou serviços; Sócios: argumentação e convencimento para participar do empreendimento e na formalização da sociedade.

5 ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO 1.Capa Informações da empresa (nome, razão social, endereço, e-mail, site, logotipo, nome de quem escreveu o Plano de Negócios). 2.Sumário Índice. 3.Sumário Executivo Apresenta a síntese do que será desenvolvido no Plano. 4.Descrição da Empresa Apresentação da Empresa (histórico, status atual, análise interna). 5.Produtos e Serviços Descrição dos produtos e serviços atuais e os a serem implementados (futuros). PLANO DE NEGÓCIOS

6 ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO 6.Mercado e Competidores Análise do ambiente externo. 7.Marketing e Vendas Plano de Comunicação e Estratégias de Marketing. 8.Análise Estratégica Definir: estratégias, objetivos e metas. 9.Plano Financeiro Deve refletir em números tudo o que foi escrito nas demais seções do Plano. 10.Anexos Documentos e informações pertinentes para a elucidação de informações constantes no Plano. PLANO DE NEGÓCIOS

7 REFERÊNCIAS DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo - transformando idéias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa – uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. PLANO DE NEGÓCIOS

8 SUMÁRIO EXECUTIVO O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar: – Resumo dos principais pontos do plano de negócio; – Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; – Dados do empreendimento; –Visão; – Missão da empresa; –Objetivos; – Setores de atividades; – Forma jurídica; – Enquadramento tributário; – Capital social; – Fonte de recursos.


Carregar ppt "EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google