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1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

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1 1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/hangout: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com greinaldo@fbv.edu.br n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbvhttp://www.alexandrecordel.com.br/fbv n Celular: (81) 9801-1878

3 O processo empreendedor

4 5 objetivos de um PN 1.Testar a viabilidade de um conceito de negócio 2.Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia 3.Atrair recursos $$$ 4.Transmitir credibilidade 5.Desenvolver a equipe de gestão!

5 Possíveis Públicos-Alvos de um Plano de Negócios n Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, FIESP etc) n Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas n Bancos: para outorgar financiamentos n Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados n Fornecedores: para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria prima n A própria empresa: para comunicação interna da Gerência com Conselho de Administração e com os empregados n Os clientes potenciais: para vender a ideia e o produto/serviço

6 Por que escrever um Plano de Negócios? n Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio n Para gerenciar de maneira mais eficaz a unidade/empresa e tomar decisões acertadas n Para conseguir recursos internamente à empresa e externamente n DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School)

7 Aspectos Chave do PN n Oportunidade, mercado, clientes n Capacidade gerencial de implementação n Recursos mínimos requeridos (pessoas, infra, $$$, etc) n Estratégia de entrada e visão de crescimento n Recursos $$ requeridos, fluxo de caixa, acordo, etc. n Premissas e análise de riscos n Projeção de resultados n Opções de “colheita” n Cronograma

8 Estrutura sugerida pelo Portal PN 1. Sumário Executivo 2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing e Vendas 4. Plano Operacional 5. Plano Financeiro

9 Estrutura sugerida pelo Portal PN 1. Sumário Executivo 2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing e Vendas 4. Plano Operacional 5. Plano Financeiro

10 4. Plano Operacional n 4.1 – Layout (Arranjo Físico) n 4.2 – Capacidade produtiva/comercial/serviços n 4.3 – Processos Operacionais (Internos e Externos) n 4.4 – Necessidade de Pessoal (Equipe)

11 5. Plano Financeiro n Investimento total n 5.1 – Estimativa dos investimentos fixos n 5.2 – Capital de giro n 5.3 – Investimentos pré-operacionais n 5.4 – Investimento total (resumo) n 5.5 – Estimativa do faturamento mensal n 5.6 – Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações n 5.7 – Estimativa dos custos de comercialização n 5.8 – Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas

12 5. Plano Financeiro n 5.9 – Estimativa dos custos com mão de obra n 5.10 – Estimativa do custo com depreciação n 5.11 – Estimativa dos custos fixos operacionais mensais n 5.12 – Demonstrativo de resultados n 5.13 – Indicadores de viabilidade 5.13.1 – Ponto de equilíbrio (Breakeven) 5.13.2 – Lucratividade 5.13.3 – Rentabilidade 5.13.4 – Prazo de Retorno do Investimento (ROI e Payback)

13 Definindo Objetivos e Metas Plano de Ação / Cronograma n Objetivos: são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. n Metas: são declarações específicas que se relacionam diretamente a um determinado objetivo. Metas devem ser SMART n Diferenças: objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral) e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos)!

14 Projeção de Resultados Utilizar métricas e prazos Participação de mercado Número de clientes Receita Permutas, ações sociais etc. Posição no mercado Número de licenças vendidas...

15 Índices Financeiros e Análise de Investimentos Servem para avaliar a viabilidade do negócio e probabilidade de sucesso/lucros Foco no Lucro Retorno Contábil sobre o Investimento Payback (prazo de retorno do investimento) Técnicas de Fluxo de Caixa Descontado TIR (Taxa Interna de Retorno) VPL (Valor Presente Líquido)

16 Gráfico de exposição de caixa Investimento inicial (ponto A); Máxima necessidade de investimento, ou maior exposição de caixa (ponto B); Data do primeiro fluxo de caixa positivo (ponto C); Quando ocorrerá o ponto de equilíbrio financeiro (ponto D).

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22 1. Sumário Executivo n 1.1 – Resumo dos principais pontos do plano de negócio n 1.2 – Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições n 1.3 – Dados do empreendimento n 1.4 – Missão da empresa n 1.5 – Setores de atividades n 1.6 – Forma jurídica n 1.7 – Enquadramento tributário n 1.8 – Capital social n 1.9 – Fonte de recursos

23 1. Sumário Executivo n É a parte mais importante do Plano de Negócios n Deve ser feito por último! n Deve responder às perguntas

24 1. Sumário Executivo O SE diz: -Quem você é -Qual é sua estratégia/visão -O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo -Qual é seu mercado -Quanto $$ você precisa e o que fará com ele -Quais são suas vantagens competitivas O SE não é: -Um resumo do PN -Uma introdução -Um prefácio -Uma coletânia de “highlights” O SE é o PN em miniatura!!!!!!

25 Referências 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 2.DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 3.LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002 4.https://endeavor.org.br/https://endeavor.org.br/ 5.http://www.empreendedorescriativos.com.br/http://www.empreendedorescriativos.com.br/ 6.http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

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