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CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

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1 CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas

2 I - EMENTA Analise dos fatores que possibilitaram a transição da consciência mítica para o pensamento racional filosófico. Estudo dos principais problemas discutidos pelos filósofos ao longo da história da filosofia. Reflexão sobre os pressupostos e especificidades das diferentes abordagens do real: o pensamento mítico, o senso comum, a experiência religiosa, o conhecimento científico, a reflexão lógico-filosófica.

3 II - OBJETIVOS GERAIS Contextualização dos conhecimentos filosóficos, tanto na área específica de atuação profissional quanto nos planos: sócio-político, histórico e cultural. Compreensão da Filosofia como uma reflexão profunda, rigorosa e global sobre os problemas que o ser humano enfrenta na construção de sua existência. Articulação dos conhecimentos filosóficos com os diferentes conteúdos nas diversas áreas do conhecimento, propiciando o pensar interdisciplinar. Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização da vida em sociedade.

4 III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conceituar e identificar as características das diferentes abordagens do real: o pensamento mítico, o senso comum, a experiência religiosa, o conhecimento científico, a reflexão lógico-filosófica. Refletir criticamente, através da análise e discussão de textos filosóficos. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes áreas do conhecimento. Relacionar os principais problemas abordados pelo pensamento filosófico com o contexto atual, possibilitando o exercício do pensamento autônomo.

5 IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: DO PENSAMENTO MÍTICO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO O que é e por que estudar Filosofia A consciência mítica e as funções do mito O nascimento da Filosofia na Grécia Antiga Os primeiros filósofos O legado da Filosofia grega para o ocidente Platão e o Eros filosófico O processo do filosofar

6 UNIDADE II: O PENSAR FILOSÓFICO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA Lógica formal: argumento, dedução, indução, analogia e falácias A Filosofia na Antiguidade Platão: A alegoria da caverna A Filosofia na Idade Média: fé versus razão A Filosofia na Idade Moderna: racionalismo, empirismo e criticismo kantiano. Descartes: Meditações metafísicas Problemas da Filosofia contemporânea

7 V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO Aulas expositivas; Leitura e discussão dos textos; Estudo dirigido realizado em sala de aula ou extraclasse (individual e/ou em grupo); Aulas envolvendo atividades práticas; Seminários; Projeção e análise de vídeos.

8 VI - AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados de acordo com as normas regimentais e critérios específicos da disciplina. O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais denominadas NP1 e NP2. Cada uma delas deve conter 10 questões objetivas valendo 0,6 cada, totalizando 6,0 pontos e uma ou duas questões discursivas com resposta de cunho dissertativo-argumentativo valendo até 4 pontos. Os conteúdos para cada avaliação correspondem aqueles especificados no plano de aulas. Serão respeitados os critérios de aprovação definidos pela Universidade e explicitados no manual acadêmico.

9 VII - BIBLIOGRAFIA ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUI, M. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2003. MARCONDES, D. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 4 a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. RAMOS, C. A. “Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?” Trans/Form/Ação v.30 n.2 Marília, 2007. Acesso em: 19 nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 31732007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

10 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES SEMANAIS

11 1ª semana - Recepção aos alunos, apresentação dos objetivos da disciplina, do conteúdo programático, da bibliografia básica e complementar. - Introdução à disciplina. 2ª semana - O que é e por que estudar Filosofia. Texto: A experiência filosófica (Capítulo 1). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009.

12 3ª semana - A consciência mítica e as funções do mito. Texto: A consciência mítica (Capítulo 2). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. Leitura complementar: Textos: A origem do universo; A guerra de Tróia. VERNANT, J. P. O universo, os deuses, os homens. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

13 4ª semana - Fatores que propiciaram o surgimento da Filosofia. Os primeiros filósofos. Texto: O nascimento da filosofia (Capítulo 3). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. 5ª semana - O legado da Filosofia grega para o ocidente. Texto: A origem da Filosofia (Capítulo 2 da Unidade 1) CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

14 6ª semana - Platão e o Eros filosófico. Análise do texto O banquete. Texto: O banquete – o amor (Capítulo: Platão, texto: O banquete – o amor). MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré- socráticos a Wittgenstein. 4 a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. 7ª semana - O processo do filosofar. Texto: “Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?” RAMOS, Cesar Augusto. Trans/Form/Ação v.30 n.2 Marília, 2007. Acesso: 19 nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01013173 2007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

15 8ª semana - Lógica formal: argumentação, dedução, indução, analogia e falácias. Texto: Lógica aristotélica (Capítulo 11). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. 9ª semana Aplicação de avaliação NP1.

16 10ª semana - Devolutiva da avaliação NP1. - A Filosofia na Antiguidade: Heráclito, Parmênides, os sofistas. Texto: A busca da verdade (Capítulo 13). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. Leitura complementar: Textos: Parmênides e Heráclito: tudo muda e nada muda; Sofistas: surfando na onda... SANDRINI, Marcos. As origens gregas da Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

17 11ª semana - A Filosofia na Antiguidade: Sócrates e a busca do conceito. Platão e o mundo das ideias. A filosofia de Aristóteles. Texto: A busca da verdade (Capítulo 13). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. 12ª semana - Análise do texto A alegoria da caverna, de Platão. Texto: A alegoria da caverna (Capítulo: Platão, texto: A República - a alegoria da caverna). MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 4 a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

18 13ª semana - A Filosofia na Idade Média: fé versus razão. A patrística e a escolástica. Texto: A busca da verdade (Capítulo 13). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009. 14ª semana - A Filosofia na Idade Moderna: racionalismo, empirismo e criticismo kantiano. Textos: A metafísica da modernidade (Capítulo 14). A crítica a metafísica (capítulo 15 – itens: 1, 2 e 3). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009.

19 15ª semana - Análise do texto Meditações metafísicas, de René Descartes. Texto: Descartes: Meditações metafísicas – Das coisas que se podem colocar em dúvida (Capítulo Descartes). Texto: Descartes: Meditações metafísicas – O argumento do cogito (Capítulo Descartes). MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 4 a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

20 16ª semana - Problemas da Filosofia contemporânea. Texto: Aspectos da Filosofia contemporânea (Capítulo 5 da Unidade 1). CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2003. - Orientações para as avaliações finais. 17ª semana - Aplicação de avaliação NP2.

21 18ª semana - Devolutiva da avaliação NP2. - Aplicação de avaliação Substitutiva. 19ª semana - Aplicação de Exame. 20ª semana - Período de revisão de notas.


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