A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO

2 “... Que os jurados deliberem o seu veredicto - disse o Rei, mais ou menos pela vigésima vez naquele dia. - Não, não! - gritou a Rainha. - Primeiro a sentença, o veredicto depois.” Lewis Carrol Aventuras de Alice no país das Maravilhas

3 aa ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EDUCAÇÃO GERAL Graduação 17 anos SUPERIOR MÉDIO 14 - 17 anos FUNDAMENTAL 6 - 14 anos INFANTIL 0 - 6 anos TÉCNICO 14 anos TECNOLÓGICO 17 anos NÍVEL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUPERIOR Pós-Graduação TRABALHOTRABALHO TRABALHOTRABALHO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

4 I - O ESTADO DA ARTE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL A - LDB E REGULAMENTAÇÕES POSTERIORES 1 - EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR a) BÁSICA - INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO b) SUPERIOR - UNIVERSIDADE - CURSOS SEQÜENCIAIS - GRADUAÇÃO (BACHAREL, LICENCIADO E TECNÓLOGO) - PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO, LATO, APERFEIÇOAMENT0) - EXTENSÃO c) UNIVERSIDADE ESPECIALIZADA POR CAMPO DE SABER PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES

5 B - PROJETOS E CURRÍCULOS 1 - PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL a) PERFIL INSTITUCIONAL b) PLANEJAMENTO E GESTÃO INSTITUCIONAL - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA.RELAÇÕES E PARCERIAS COM O MERCADO.PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS.PROCESSOS DE AVALIAÇÃO c) AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL d) CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PDI PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES

6 DEZ CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1A ESCOLA DEVE TER AUTONOMIA NA SUA TAREFA EDUCATIVA POIS ELA É UMA ENTIDADE COLETIVA, SITUADA NUM CERTO CONTEXTO, COM PRÁTICAS, CONVICÇÕES, SABERES QUE SE ENTRELAÇAM NUMA HISTÓRIA PRÓPRIA EM PERMANENTE MUDANÇA 2ESSE MUNDO É UM CONJUNTO DE VÍNCULOS SOCIAIS FRUTOS DA ACEITAÇÃO OU DA REJEIÇÃO A UMA MULTIPLICIDADE DE VALORES PESSOAIS E SOCIAIS 3A IDÉIA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, VISANDO A MELHORIA DESSE MUNDO COM RELAÇÃO ÀS SUAS PRÁTICAS ESPECÍFICAS, SERÁ UMA FICÇÃO BUROCRÁTICA SE NÃO FOR FRUTO DA CONSCIÊNCIA E DO ESFORÇO DA COLETIVIDADE ESCOLAR PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES

7 SENAI PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES DEZ CONCEITOS FUNDAMENTAIS 4A PROPOSTA PEDAGÓGICA DEVE SER UM ESFORÇO DE INTEGRAÇÃO DA ESCOLA NUM PROPÓSITO EDUCATIVO COMUM, A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES VIGENTES (TODAS AS PRÁTICAS QUE PERMEIAM A CONVIVÊNCIA ESCOLAR E COMUNITÁRIA) 5AS PRÁTICAS TÊM POR OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE CERTOS TIPOS DE APRENDIZADO, E NÃO O DESENVOLVIMENTO DE UM APARATO TEÓRICO CAPAZ DE EXPLICAR ESSE APRENDIZADO 6O ENSINO É UMA “ARTE PRÁTICA” - ATIVIDADE ORIENTADA PARA UMA META QUE SE PODE MELHORAR POR MEIO DE REGRAS, AS QUAIS, TODAVIA, NÃO ASSEGURAM O ÊXITO, POIS SÃO APENAS FACILITADORAS

8 PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES DEZ CONCEITOS FUNDAMENTAIS 7O PROFESSOR, NA SUA ATIVIDADE CRIATIVA DE ENSINAR, É UM SOLITÁRIO, QUE NÃO DEVE ESPERAR SOCORRO DEFINITIVO DE NENHUM MODELO OU MÉTODO DE ENSINO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS 8EXISTE UM HIATO ENTRE A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES. A TEORIA EDUCACIONAL DESCONHECE AS PRÁTICAS ESCOLARES QUE PRODUZEM ÊXITO E QUE PERTENCEM AO MUNDO DA ESCOLA

9 PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES DEZ CONCEITOS FUNDAMENTAIS (À GUISA DE CONCLUSÃO) 9A ESCOLA É A ENTIDADE QUE DEVE SER PERMANENTEMENTE MELHORADA E OS PROFESSORES, MEMBROS TEMPORÁRIOS, PREPARADOS PARA A TAREFA COLETIVA DO PROJETO ESCOLAR 10A PROPOSTA PEDAGÓGICA É O DOCUMENTO QUE DEVE REFLETIR COM CLAREZA E SEM MISTÉRIO AS PRÁTICAS ESCOLARES

10 SENAI ESCOLA PLANEJAMENTO COMUNIDADE PROFESSOR RECURSOS TECNOLOGIA SUPORTEPEDAGÓGICO SALA DE AULA ALUNO

11 E, SE A TROMBETA DER UM SOM CONFUSO, QUEM SE PREPARARÁ PARA A BATALHA? E, SE A TROMBETA DER UM SOM CONFUSO, QUEM SE PREPARARÁ PARA A BATALHA? APÓSTOLO PAULO AOS CORÍNTIOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES


Carregar ppt "PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google