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1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.

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1 1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos. Maslow considera necessidade a manifestação natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendência a realizar um ato.

2 2 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954) zNecessidades fisiológicas (alimento, água, oxigênio, sono, sexo, etc.)são razoavelmente satisfeitas.  Necessidades de segurança. Alguns exemplos destas necessidades são: a preferência por um trabalho estável; preferência por coisas familiares; seguros (de vida, saúde, etc); desejo de poupança e reservas para o futuro (conta bancária, casa própria, bens, investimentos, etc.); procura de religião ou filosofia explicativa do mundo e da vida humana, em termos coerentes e significativos. Só em momentos de urgência, ou carência aguda, as necessidades de segurança mostram-se como mobilizadoras ativas e predominantes dos recursos do indivíduo.

3 3 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Necessidades afetivo-sociais, ou seja, as necessidades de aceitação e de amor. E nesta, o indivíduo necessita de amigos, parentes e integração nos grupos a que pertence (convívio social). zNecessidade de estima. O indivíduo tem necessidades de avaliação estável e elevada de sua personalidade, ou seja, de auto-estima e estima dos outros. A satisfação desta necessidade leva ao desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e de ser útil e necessário para os outros. Sua frustração produz sentimentos de inferioridade e impotência. zNecessidade de auto-realização, ou seja, a tendência de explorar suas potencialidades.

4 4 MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE Douglas McGregor - Propõe dois conjuntos alternativos de suposições que os administradores têm sobre os seres humanos : motivações - uma basicamente negativa, chamada Teoria X classificou as concepções deformadas a respeito da natureza do trabalhador, isto é, de que ele é preguiçoso, indolente e que só trabalha sob supervisão cerrada. Teria Y o lado positivo da natureza humana, com elevada dose de crença em seu valor, ajudar os funcionários alcançar seus objetivos no trabalho, porque o relacionamento chefe- subordinado evolui para uma maior maturidade.

5 5 MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE Teoria dos Dois Fatores da Motivação, desenvolvida por F. Herzberg (1975).Concorda com Maslow de que as necessidades são sempre internas. ESTA TEORIA CONSTA DE DOIS COMPONENTES: 1. OS FATORES DE HIGIENE/FATORES EXTRÍNSECOS/AMBIENTAIS ( são salário,benefícios sociais, as políticas, o clima organizacional etc.) - função básica IMPEDIR a INSATISFAÇÃO no trabalho. São fatores, tais como : as condições de trabalho, o status, a segurança, a remuneração e outros. Esses fatores não são causadores de motivação e, sim, preventivos de CONDIÇÕES NEGATIVAS à motivação (insatisfação)

6 6 MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE 2. OS FATORES DE MOTIVAÇÃO/FATORES INTRÍNSECOS - influenciam positivamente o estado de ânimo do funcionário/colaborador. Entre eles, encontram-se: o de auto-realização, trabalho desafiante, maior responsabilidade (como decorrência da liberdade), crescimento e desenvolvimento. Teoria Motivacional, desenvolvida por F. Herzberg. É uma das mais testadas no campo do Comportamento Organizacional do Trabalho, é extremamente coincidente com as teorias de McGregor e Maslow.

7 7 MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE Teoria da Evolução da Maturidade, desenvolvida por Chris Argirys (1999).Este autor pesquisou efeitos das organizações na vida dos indivíduos e concluiu que as restrições impostas aos funcionários pelas estruturas organizacionais, com o fim de garantir a ordem e a eficiência, geram resistências e desestímulos. -Identificou três fatores que levam a organização a frustrar os empregados e a plena realização de suas potencialidades : 1. A estrutura formal 2. Liderança impositiva 3. Controles administrativos

8 8 CICLO MOTIVACIONAL zA partir da Teoria das Relações Humanas, todo acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado dentro da empresa. zQue a motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades.

9 9 Frustração e compensação zDesorganização do comportamento zAgressividade zReações emocionais zalienação e apatia

10 10 Fatores motivadores do trabalho  Para medir a motivação no trabalho, precisamos de conceitos operacionais, ou seja, de conceitos com os quais possamos atuar. O primeiro deles é o de satisfação e seu correlato, o de insatisfação. Generalizando, podemos dizer: O que causa satisfação, em geral, motiva; o que causa insatisfação reduz a motivação.  Outro conceito importante é o de necessidade, que gera impulso nos seres vivos. Este impulso está muito ligado a motivo.

11 11 Fatores motivadores do trabalho  Há muitas tendências nas pessoas, capazes de levá-las à ação. Por exemplo, a tendência para o poder, para a realização, para buscar companhia de outras pessoas (afiliação), para a independência, para a satisfação sensorial (prazer), para a segurança pessoal e familiar, para a auto-realização, para conhecer coisas novas (curiosidade), para destruir obstáculos que impedem a satisfação de necessidades (agressão), etc. Estas apresentam-se em maior ou menor intensidade, em cada pessoa. Podem elas transformar-se em força de ação e por isso, certamente, em motivo. z


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