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Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.

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Apresentação em tema: "Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal da Saúde / Mun. São Paulo – Coord. do Sistema de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria Gerência de Regulação – Complexo Regulador Municipal Resumo Desde a habilitação do Município de São Paulo na Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde, por meio da publicação da Portaria GM/MS n.º 1.399 de 22 de julho de 2.003, o Município cumprindo com as normatizações ministeriais, tratou da implantação do Complexo Regulador do Município. Para o monitoramento das ações regulatórias ali processadas, foram elaborados vários procedimentos analíticos. Entre estes, se encontra o presente estudo transversal, que objetiva a análise das informações do banco de dados internos ao Complexo Regulador, no tocante à resolução das demandas de avaliação em neurocirurgia em situação de urgência, relativas a resolutividade local frente às necessidades inerentes a cada região do município. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que apesar da elevada taxa de resolutividade para essa avaliação, ainda faz-se necessária uma ampliação no quantitativo desse recurso, especialmente nas regiões Norte e Leste da cidade. Introdução A Central de Regulação de Urgências e Emergências do Município de São Paulo em cumprimento à Portaria n° 245/2007 – CIRS/SMS.G é responsável pela regulação inter-hospitalar dos casos de neurocirurgia em situação de urgência de todos os hospitais e prontos-socorros situados no município. Além disso, exerce contínuo monitoramento dos serviços disponíveis, bem como da demanda, afim de aprimorar a resposta nesta e em outras especialidades. Dessa forma, este estudo transversal objetiva analisar as informações do banco de dados no tocante à demanda e resolução da avaliação de neurocirurgia na urgência, afim de monitorar a resolutividade local e as necessidades inerentes a cada região do município. Material e Método Este estudo transversal utilizou-se de dados secundários do banco de dados do Complexo Regulador do Município de São Paulo no período de Janeiro à Dezembro de 2013. As informações foram pareadas entre o número de solicitações e resoluções por região executora na avaliação de neurocirurgia. O que também propiciou a análise da capacidade de execução por coordenadoria regional de saúde. Resultados 1- Avaliação de NC na Urgência no Município de São Paulo Tipo de Resolução Nº A - Solicitação Atendida2468 C1 - Cancelada - Óbito 44 C2 - Cancelada - Melhora Clínica com Alta Hospitalar 202 C3 - Cancelada - Melhora Clínica sem Alta Hospitalar 200 C4 - Cancelada - Perda de Contato com Solicitante/ Não Atualização do Caso 249 C5 - Cancelada - Resolução no Próprio Local Solicitado 178 D - Não Pertinente 12 E - Resolvido por Orientação da Central de Regulação 88 F - Transferência Sem Intermediação da Central de Regulação 138 G – Encaminhado Sob Regime de “VAGA ZERO” 815 Total4394 2- Avaliação Neurocirurgia na U/E por Região 3- Resolutividade Interna por Região de SP RegiãoNº Solicitados Nº Atendidos %RegiãoNº AtendidosNº Atendidos /Região % Centro-Oeste41938090,9Centro-Oeste380374 98,4 Leste 102067065,7Leste67058487,2 Norte87364473,7Norte64456187,1 Sudeste88665473,8Sudeste65462194,9 Sul 119793478,1Sul93490396,7 Total 4394 328272,1 Discussão A Central de Regulação de Urgências e Emergências do Município de São Paulo atendeu a 72% das solicitações de avaliação de neurocirurgia na urgência. A região que mais se mostrou autossuficiente nesse recurso foi a Centro-Oeste, tendo resolvido, internamente a 98,4 % dos casos solicitados por hospitais e prontos-socorros dessa região, isso ocorre provavelmente, por se tratar de uma região onde se concentram os hospitais habilitados para a realização dessa especialidade, principalmente os procedimentos classificados como de Alta Complexidade, além de acomodar o maior hospital universitário de São Paulo e deter o menor número dessas solicitações. A região que teve pior desempenho foi a Norte com 87,1 % das resoluções dentro da própria região, este fato pode ser explicado por haver na mesma apenas um hospital executante exclusivo. A região Leste transfere muitas avaliações dessa especialidade para outros locais da cidade (12,8 % dos pacientes são avaliados em outras regiões). As demais apresentam taxas de resolutividade interna próximas de 95%. Conclusão Apesar da elevada taxa de resolutividade para a avaliação de neurocirurgia em caráter de urgência, no Município de São Paulo, faz-se necessário uma ampliação geral desse recurso, especialmente em algumas regiões, como a Norte e a Leste da cidade. Referência Bibliográfica BRASIL. Portaria GM/MS n.º 1.399 de 22 de julho de 2.003. Habilita o Município de São Paulo conforme anexo, na Gestão Plena do Sistema Municipal, nos termos da NOAS SUS 01/02. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2003/GM/GM-1399re.htm


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