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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais Maior rigor; Maior eficácia da denominação da realidade que se propõe estudar; A arte, a religião e a filosofia, como outras formas de conhecimento estão no mesmo nível das ciências apenas lhe devendo maior rigor científico.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Classificação usual dos campos da cientificidade: Classificação usual dos campos da cientificidade: Ciências lógico-matemáticas ou de objetos ideais. Ciências naturais. Ciências sociais ou humanas, chamadas de culturais.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ciências naturais: Astronomia, física, química, biologia, psicologia. Método empírico da indução: Consiste em observar o que há de comum em diversas situações análogas e generalizar para a totalidade das mesmas situações, ou seja, a partir do particular para o geral. Consiste em observar o que há de comum em diversas situações análogas e generalizar para a totalidade das mesmas situações, ou seja, a partir do particular para o geral.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ciências Sociais, humanas ou culturais: Objeto: O homem, suas várias atividades e produtos na vida social. A história analisa os fatos na sua individualidade, já a sociologia, vai buscar nos mesmos fatos o que há neles de comum, para proceder a generalização. Caio Júlio Cesar (História). Seu Regime político (Sociologia)
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS II. O método científico e sua aplicação ao estudo objetivo da sociedade:II. O método científico e sua aplicação ao estudo objetivo da sociedade: Dilthey verificou que os métodos e conclusões da ciência sociológica não pode ser os mesmos das ciências naturais. Ele observou que enquanto a natureza se explica, a sociedade, a cultura, o humano, enfim, se compreende.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Em qualquer produto cultural encontra-se um concatenação de significados, um conexão de sentidos: o Nas antigas civilizações hindus, a morte do marido determinava também a morte da viúva. o Em grande parte a antropofagia dos nossos índios estava fundada na crença de que, comendo a carne do guerreiro vencido, se adquiria o seu valor e a sua força.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Esse é um conhecimento que somente se completa quando descobrimos a finalidade, o para que fim das instituições, dos costumes e de qualquer outro fato humano. Nisso reside o reviver sentidos em que a compreensão consiste.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS A singularidade metodológica (Cossio):A singularidade metodológica (Cossio): O método empírico-dialético é o método das ciências humanas. Empírico – conhece as realidades de fato, como o método das ciência naturais. Dialético – por aquele diálogo que nosso espírito faz para compreender; diálogo entre o substrato e o sentido.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Recursos técnicos de estudo objetivo da sociedade: Entrevista; Questionário; História de vida; Observação participante; Estranho sociológico. Essas e outras técnicas das ciências humanas possuem problemas que lhe dificultam a objetividade científica: o Impossibilidade de experimentação. o Comprometimento ideológico (viéis-bias).
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Contudo a Sociologia pode tratar suas pesquisas com observação rigorosa e controlada.Contudo a Sociologia pode tratar suas pesquisas com observação rigorosa e controlada. Se lograrmos apagar de nosso espírito essas pré- noções ou preconceitos, teremos tratado o social como tratamos as coisas, das quais nada sabemos senão após a observação, a investigação, e não corremos o risco do bias.Se lograrmos apagar de nosso espírito essas pré- noções ou preconceitos, teremos tratado o social como tratamos as coisas, das quais nada sabemos senão após a observação, a investigação, e não corremos o risco do bias.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Esse exercício socrático consiste numa espécie de busca de uma douta ignorância; num buscar de uma atitude de prévio desconhecimento, que nos entregue, vazios de preconceitos, à investigação científica, à observação dos fatos, o que, então, constituirá um conhecimento realmente objetivo.Esse exercício socrático consiste numa espécie de busca de uma douta ignorância; num buscar de uma atitude de prévio desconhecimento, que nos entregue, vazios de preconceitos, à investigação científica, à observação dos fatos, o que, então, constituirá um conhecimento realmente objetivo.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS III Desenvolvimento da sociedade e do pensamento social científico nos séculos XVIII e XIX: As cidades cresceram assustadoramente com o fluxo de massas camponesas atraídas pelo trabalho nas fábricas. Nessas fábricas se trabalhava até dezesseis horas por dia em condições infra-humanas. Nasce uma nova sociedade – a sociedade industrial ou sociedade de massas. Surgem o anarquismo, o socialismo e o sindicalismo e em seguida a Sociologia.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Augusto Comte – criador da sociologia: Os motores da história: Religião, filosofia e ciências. Lei dos três estados - evolução da humanidade: Explicação religiosa da realidade – período teológico. Explicação filosófica da realidade – período metafísico. Explicação científica ou positiva da realidade – período positivista.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Augusto Comte – criador da sociologia: Não cabia mais religião nem filosofia (coisas do passado), mas apenas a ciência positiva.Não cabia mais religião nem filosofia (coisas do passado), mas apenas a ciência positiva. Apesar disso, a sociologia, por ser a ciência de objeto mais complexo, é a menos geral e, portanto, a menos positiva ou rigorosaApesar disso, a sociologia, por ser a ciência de objeto mais complexo, é a menos geral e, portanto, a menos positiva ou rigorosa Comte não escapa da contradição de ter tornado seu positivismo, uma filosofia e seu idealismo numa nova religião.Comte não escapa da contradição de ter tornado seu positivismo, uma filosofia e seu idealismo numa nova religião.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Augusto Comte – criador da sociologia:Augusto Comte – criador da sociologia: Estática social – Ordem (indivíduo, família e sociedade global num consensus de fé, porém científico. Os deuses são destronados e somente a humanidade (homens e mulheres célebres) se torna digna de adoração. Os deuses são destronados e somente a humanidade (homens e mulheres célebres) se torna digna de adoração. Dinâmica social – Progresso (Progresso da afetividade – um crescimento constante dos grupos, da família, da nação e da humanidade. A existência de um Templo da Humanidade no Rio de Janeiro não passa hoje de uma atração turística.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS IV Precursores da sociologia: Buda, Manu, Cristo foram - Pensamento sociais (incidental, disperso, assistemático). Platão, Aristóteles, Santo Tomás de Aquino – Filosofia social (Sistema onde a solução de cada problema deve manter rigorosa coerência)
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Aristóteles: A República (384-322)Aristóteles: A República (384-322) O homem é um animal social.O homem é um animal social. Recolheu material empírico de cerca de 158 constituições de povos.Recolheu material empírico de cerca de 158 constituições de povos. Há livres e escravos segundo a natureza.Há livres e escravos segundo a natureza. A polis, cidade-estado grego – a mais alta e definitiva forma de vida social humanaA polis, cidade-estado grego – a mais alta e definitiva forma de vida social humana
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ibn Kaldun-Prolegômeno1(332-1406): Percebeu nos filósofos árabes que estudou, excessiva crendice, exaltado partidarismo. Na sua obra Prolegômenos distingue dois tipos de habitat: Planície fértil – habitat dos sedentários: Vida fácil das planícies férteis. Dados ao luxo e aos prazeres. Sem resistência às lutas e ao desconforto. Frágil ésprit de corps Deserto – ambiente da vida nômade: Espírito belicoso. Capacidade de tolerar o desconforto. Rudeza de vida. Mais sólido ésprit de corps
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Machiavelli – O Príncipe (1469 – 1527)Machiavelli – O Príncipe (1469 – 1527) Separou violentamente a ética da política. As restrições morais eram um incômodo à realização do programa político – a construção do Estado nacional. Toda classe de limites normativo-morais que pudessem travar esse Estado deveria ser eliminada. Inaugurou dessa forma, a neutralidade axiológica (via o Estado como era e não como deveria ser). Na sua visão de Estado estava implicado o interesse do poder. Não era desinteressada, nem imparcial.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Montesquieu – Cartas Persas (1689-1755) Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei).absolutismo Defendia a divisão do poder em três: Executivo (o rei e os secretários de estado punham as leis em prática), Legislativo (nas Cortes, pessoas escolhidas pelos partidos votavam as leis) e Judiciário(os juízes julgam os criminosos).Cortes Fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política.clero Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Saint-Simon - O Sistema industrial (1760-1825) Seu pensamento deriva de sua reação ao derramamento de sangue da Revolução Francesa e ao militarismo de Napoleão.Napoleão. Na propriedade privada seria bom que cada indivíduo recebe o seu salário em termos de sua capacidade. O primeiro objetivo do Estado era de desenvolver da produção. Os cientistas deveriam ocupar o lugar do clero na ordem social. A função da religião seria guiar as classes mais baixas da sociedade em sua marcha para melhorar suas condições de vida. A resolução da maior parte dos problemas da sociedade estaria na ciência e tecnologia.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais: E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Exo.31:18 Exo.31:18
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais: Os estatutos que Deus estabelecera destinavam-se a promover a igualdade social. As disposições do ano sabático e do jubileu em grande medida poriam em ordem aquilo que no intervalo anterior havia ido mal na economia social e política da nação. White, Beneficência Social, 174.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais: Não há muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendam as causas em que se fundamenta o presente estado da sociedade. Os que detêm as rédeas de governo não são capazes de solver o problema da corrupção moral, da pobreza, do pauperismo e da criminalidade. Não há muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendam as causas em que se fundamenta o presente estado da sociedade. Os que detêm as rédeas de governo não são capazes de solver o problema da corrupção moral, da pobreza, do pauperismo e da criminalidade. White, Beneficência Social,173 White, Beneficência Social,173
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais:Considerações Finais: Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350 White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Sociologia Não é a minha praia Isso me atrapalha Não tenho simpatia... Mas devo admitir Que nas ciências sociais O rigor é bem menor Que nas ciências naturais Mas isso é coisa boa Não é estudo a toa Só as ciências sociais Estuda o homem muito mais Isso só é possível Na sociologia Pois eu percebo o sentido Até do que não é visível...
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais:Considerações Finais: Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350 White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350.
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AS CIÊNCIAS SOCIAIS Bibliografia: http://scholar.google.com.br/scholar. http://scholar.google.com.br/scholar Neto, A.L. Machado; Neto, Z. Machado. Sociologia básica: São Paulo. Saraiva, 1987. White, Beneficência social. Idem, O Desejado de todas as nações.
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