A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim. AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais  Maior rigor;  Maior eficácia da denominação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim. AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais  Maior rigor;  Maior eficácia da denominação."— Transcrição da apresentação:

1 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim

2 AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais  Maior rigor;  Maior eficácia da denominação da realidade que se propõe estudar;  A arte, a religião e a filosofia, como outras formas de conhecimento estão no mesmo nível das ciências apenas lhe devendo maior rigor científico.

3 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Classificação usual dos campos da cientificidade: Classificação usual dos campos da cientificidade:  Ciências lógico-matemáticas ou de objetos ideais.  Ciências naturais.  Ciências sociais ou humanas, chamadas de culturais.

4 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ciências naturais:  Astronomia, física, química, biologia, psicologia.  Método empírico da indução: Consiste em observar o que há de comum em diversas situações análogas e generalizar para a totalidade das mesmas situações, ou seja, a partir do particular para o geral. Consiste em observar o que há de comum em diversas situações análogas e generalizar para a totalidade das mesmas situações, ou seja, a partir do particular para o geral.

5 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ciências Sociais, humanas ou culturais:  Objeto: O homem, suas várias atividades e produtos na vida social.  A história analisa os fatos na sua individualidade, já a sociologia, vai buscar nos mesmos fatos o que há neles de comum, para proceder a generalização.  Caio Júlio Cesar (História).  Seu Regime político (Sociologia)

6 AS CIÊNCIAS SOCIAIS II. O método científico e sua aplicação ao estudo objetivo da sociedade:II. O método científico e sua aplicação ao estudo objetivo da sociedade:  Dilthey verificou que os métodos e conclusões da ciência sociológica não pode ser os mesmos das ciências naturais.  Ele observou que enquanto a natureza se explica, a sociedade, a cultura, o humano, enfim, se compreende.

7 AS CIÊNCIAS SOCIAIS  Em qualquer produto cultural encontra-se um concatenação de significados, um conexão de sentidos: o Nas antigas civilizações hindus, a morte do marido determinava também a morte da viúva. o Em grande parte a antropofagia dos nossos índios estava fundada na crença de que, comendo a carne do guerreiro vencido, se adquiria o seu valor e a sua força.

8 AS CIÊNCIAS SOCIAIS  Esse é um conhecimento que somente se completa quando descobrimos a finalidade, o para que fim das instituições, dos costumes e de qualquer outro fato humano. Nisso reside o reviver sentidos em que a compreensão consiste.

9 AS CIÊNCIAS SOCIAIS A singularidade metodológica (Cossio):A singularidade metodológica (Cossio):  O método empírico-dialético é o método das ciências humanas.  Empírico – conhece as realidades de fato, como o método das ciência naturais.  Dialético – por aquele diálogo que nosso espírito faz para compreender; diálogo entre o substrato e o sentido.

10 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Recursos técnicos de estudo objetivo da sociedade:  Entrevista; Questionário; História de vida; Observação participante; Estranho sociológico.  Essas e outras técnicas das ciências humanas possuem problemas que lhe dificultam a objetividade científica: o Impossibilidade de experimentação. o Comprometimento ideológico (viéis-bias).

11 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Contudo a Sociologia pode tratar suas pesquisas com observação rigorosa e controlada.Contudo a Sociologia pode tratar suas pesquisas com observação rigorosa e controlada. Se lograrmos apagar de nosso espírito essas pré- noções ou preconceitos, teremos tratado o social como tratamos as coisas, das quais nada sabemos senão após a observação, a investigação, e não corremos o risco do bias.Se lograrmos apagar de nosso espírito essas pré- noções ou preconceitos, teremos tratado o social como tratamos as coisas, das quais nada sabemos senão após a observação, a investigação, e não corremos o risco do bias.

12 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Esse exercício socrático consiste numa espécie de busca de uma douta ignorância; num buscar de uma atitude de prévio desconhecimento, que nos entregue, vazios de preconceitos, à investigação científica, à observação dos fatos, o que, então, constituirá um conhecimento realmente objetivo.Esse exercício socrático consiste numa espécie de busca de uma douta ignorância; num buscar de uma atitude de prévio desconhecimento, que nos entregue, vazios de preconceitos, à investigação científica, à observação dos fatos, o que, então, constituirá um conhecimento realmente objetivo.

13 AS CIÊNCIAS SOCIAIS  III Desenvolvimento da sociedade e do pensamento social científico nos séculos XVIII e XIX: As cidades cresceram assustadoramente com o fluxo de massas camponesas atraídas pelo trabalho nas fábricas. Nessas fábricas se trabalhava até dezesseis horas por dia em condições infra-humanas. Nasce uma nova sociedade – a sociedade industrial ou sociedade de massas. Surgem o anarquismo, o socialismo e o sindicalismo e em seguida a Sociologia.

14 AS CIÊNCIAS SOCIAIS  Augusto Comte – criador da sociologia: Os motores da história: Religião, filosofia e ciências. Lei dos três estados - evolução da humanidade:  Explicação religiosa da realidade – período teológico.  Explicação filosófica da realidade – período metafísico.  Explicação científica ou positiva da realidade – período positivista.

15 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Augusto Comte – criador da sociologia: Não cabia mais religião nem filosofia (coisas do passado), mas apenas a ciência positiva.Não cabia mais religião nem filosofia (coisas do passado), mas apenas a ciência positiva. Apesar disso, a sociologia, por ser a ciência de objeto mais complexo, é a menos geral e, portanto, a menos positiva ou rigorosaApesar disso, a sociologia, por ser a ciência de objeto mais complexo, é a menos geral e, portanto, a menos positiva ou rigorosa Comte não escapa da contradição de ter tornado seu positivismo, uma filosofia e seu idealismo numa nova religião.Comte não escapa da contradição de ter tornado seu positivismo, uma filosofia e seu idealismo numa nova religião.

16 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Augusto Comte – criador da sociologia:Augusto Comte – criador da sociologia:  Estática social – Ordem (indivíduo, família e sociedade global num consensus de fé, porém científico. Os deuses são destronados e somente a humanidade (homens e mulheres célebres) se torna digna de adoração. Os deuses são destronados e somente a humanidade (homens e mulheres célebres) se torna digna de adoração.  Dinâmica social – Progresso (Progresso da afetividade – um crescimento constante dos grupos, da família, da nação e da humanidade.  A existência de um Templo da Humanidade no Rio de Janeiro não passa hoje de uma atração turística.

17 AS CIÊNCIAS SOCIAIS IV Precursores da sociologia: Buda, Manu, Cristo foram - Pensamento sociais (incidental, disperso, assistemático). Platão, Aristóteles, Santo Tomás de Aquino – Filosofia social (Sistema onde a solução de cada problema deve manter rigorosa coerência)

18 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Aristóteles: A República (384-322)Aristóteles: A República (384-322) O homem é um animal social.O homem é um animal social. Recolheu material empírico de cerca de 158 constituições de povos.Recolheu material empírico de cerca de 158 constituições de povos. Há livres e escravos segundo a natureza.Há livres e escravos segundo a natureza. A polis, cidade-estado grego – a mais alta e definitiva forma de vida social humanaA polis, cidade-estado grego – a mais alta e definitiva forma de vida social humana

19 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Ibn Kaldun-Prolegômeno1(332-1406): Percebeu nos filósofos árabes que estudou, excessiva crendice, exaltado partidarismo. Na sua obra Prolegômenos distingue dois tipos de habitat:  Planície fértil – habitat dos sedentários: Vida fácil das planícies férteis. Dados ao luxo e aos prazeres. Sem resistência às lutas e ao desconforto. Frágil ésprit de corps  Deserto – ambiente da vida nômade: Espírito belicoso. Capacidade de tolerar o desconforto. Rudeza de vida. Mais sólido ésprit de corps

20 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Machiavelli – O Príncipe (1469 – 1527)Machiavelli – O Príncipe (1469 – 1527)  Separou violentamente a ética da política.  As restrições morais eram um incômodo à realização do programa político – a construção do Estado nacional.  Toda classe de limites normativo-morais que pudessem travar esse Estado deveria ser eliminada.  Inaugurou dessa forma, a neutralidade axiológica (via o Estado como era e não como deveria ser).  Na sua visão de Estado estava implicado o interesse do poder. Não era desinteressada, nem imparcial.

21 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Montesquieu – Cartas Persas (1689-1755)  Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei).absolutismo  Defendia a divisão do poder em três: Executivo (o rei e os secretários de estado punham as leis em prática), Legislativo (nas Cortes, pessoas escolhidas pelos partidos votavam as leis) e Judiciário(os juízes julgam os criminosos).Cortes  Fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política.clero  Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis.

22 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Saint-Simon - O Sistema industrial (1760-1825)  Seu pensamento deriva de sua reação ao derramamento de sangue da Revolução Francesa e ao militarismo de Napoleão.Napoleão.  Na propriedade privada seria bom que cada indivíduo recebe o seu salário em termos de sua capacidade.  O primeiro objetivo do Estado era de desenvolver da produção.  Os cientistas deveriam ocupar o lugar do clero na ordem social.  A função da religião seria guiar as classes mais baixas da sociedade em sua marcha para melhorar suas condições de vida.  A resolução da maior parte dos problemas da sociedade estaria na ciência e tecnologia.

23 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais:  E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Exo.31:18 Exo.31:18

24 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais: Os estatutos que Deus estabelecera destinavam-se a promover a igualdade social. As disposições do ano sabático e do jubileu em grande medida poriam em ordem aquilo que no intervalo anterior havia ido mal na economia social e política da nação. White, Beneficência Social, 174.

25 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais: Não há muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendam as causas em que se fundamenta o presente estado da sociedade. Os que detêm as rédeas de governo não são capazes de solver o problema da corrupção moral, da pobreza, do pauperismo e da criminalidade. Não há muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendam as causas em que se fundamenta o presente estado da sociedade. Os que detêm as rédeas de governo não são capazes de solver o problema da corrupção moral, da pobreza, do pauperismo e da criminalidade. White, Beneficência Social,173 White, Beneficência Social,173

26 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais:Considerações Finais: Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350 White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350.

27 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Sociologia Não é a minha praia Isso me atrapalha Não tenho simpatia... Mas devo admitir Que nas ciências sociais O rigor é bem menor Que nas ciências naturais Mas isso é coisa boa Não é estudo a toa Só as ciências sociais Estuda o homem muito mais Isso só é possível Na sociologia Pois eu percebo o sentido Até do que não é visível...

28 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Considerações Finais:Considerações Finais: Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350 White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 350.

29 AS CIÊNCIAS SOCIAIS Bibliografia:  http://scholar.google.com.br/scholar. http://scholar.google.com.br/scholar  Neto, A.L. Machado; Neto, Z. Machado. Sociologia básica: São Paulo. Saraiva, 1987.  White, Beneficência social.  Idem, O Desejado de todas as nações.


Carregar ppt "AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim. AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais  Maior rigor;  Maior eficácia da denominação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google