Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMelissa Lima Madeira Alterado mais de 8 anos atrás
1
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
2
AGENDA 1. O SEBRAE 2. Os pequenos negócios no Brasil 3. Principais fatores de sucesso 4. Migração e empreendedorismo 5. Como acessar o SEBRAE, em todo o mundo
3
1 O SEBRAE
4
O QUE É Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Instituição sem fins lucrativos, presente em todo o Brasil, criada para apoiar quem deseja abrir um pequeno negócio e quem já possui a sua empresa. Formado por uma unidade central: SEBRAE-NA e por unidades operacionais nos ESTADOS e no Distrito Federal 1
5
Fomentar a cultura empreendedora, promovendo a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável, para fortalecer a economia nacional. MISSÃO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 1
6
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 1 FOMENTO ao Desenvolvimento Disseminação da cultura empreendedora Melhoria do ambiente de negócios ORIENTAÇÃO Empresarial Para o aprimoramento dos negócios Para abertura de negócios ] ] Cursos Palestras Consultorias Eventos...
7
Os pequenos negócios no Brasil 2
8
2 Os “Empreendedores” no Brasil em 2015 39% Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) 2 em cada 5 indivíduos entre 18 e 64 anos têm um negócio ou está envolvido na criação de um
9
No Brasil: São aproximadamente 9 milhões de MPE, ou seja, com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões, conforme Lei Complementar nº 123, de 2006 (SEBRAE, 2014). Essas empresas empregam 52% da mão de obra formal ( 40% da massa salarial brasileira ).
10
Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Motivação na TEA (Iniciais) A proporção de “empreendedores por oportunidade” caiu de 71% (2014) para 56% em 2015. Os “empreendedores por necessidade”, subiu de 29% (2014) para 44% em 2015.
11
Comparações internacionais Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Nota: A Rússia não participou da pesquisa em 2015. Países selecionados (BRICS, MEX, EUA e Alemanha) Empreendedores IniciaisEmpreendedores EstabelecidosTotal de Empreendedores México21,0Brasil 18,9 Brasil 39,3 Brasil 21,0EUA 7,3México27,4 China12,8México6,9 EUA 18,7 EUA 11,9Índia 5,5 Índia 16,3 Índia 10,8Alemanha 4,8China15,8 África do Sul 9,2 África do Sul 3,4 África do Sul 12,5 Alemanha 4,7China3,1 Alemanha 9,2 5ª colocação na TEE (Estabelecidos) 12ª colocação na TEA (Iniciais) (Ranking de 60 países) Metodologia Internacional: Cálculo da TEA (Empreendedorismo “INICIAL”) -Quem está envolvido na estruturação de 1 negócio; e/ou -Quem tem NO MÁXIMO 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Cálculo da TEE (Empreendedorismo “ESTABELECIDO”) - Quem tem MAIS DE 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Taxa TOTAL= TEA + TEE A Pesquisa em 2015
12
O SONHO DOS BRASILEIROS (2015) A proporção que deseja “ter seu próprio negócio” (34%) supera a que deseja “fazer carreira numa empresa” (23%). Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)
13
Fatores de sucesso e Desafios dos Empreendedores 3
14
FATORES DE SUCESSO ↑Criatividade; ↑Persistência; ↑Uso de Capital Próprio; ↑Conhecimento do mercado; ↑Estratégias de vendas. DIFICULDADES PARA A GESTÃO E RAZÕES PARA O FECHAMENTO DAS EMPRESAS ↓Carga tributária elevada; ↓Falta de crédito bancário; ↓Falta de Capital de Giro.
15
Atenção!
16
No Brasil...
17
40% Fonte: Serasa Experian (2016) dos CNPJs Estão superendividados. 60% dos CPFs
18
Motivos? Solução? Motivos? Solução?
19
Migração e Empreendedorismo 4
20
O sonho de quem emigra... ?
21
O sonho de quem emigra... Melhores condições de vida para si e para a família.
22
O sonho de empreender por quem emigra... Fonte: Sebrae (2008) 82% Desejam ter a própria empresa
23
12% O sonho de empreender por quem emigra... Fonte: Sebrae (2008) 82% Desejam ter a própria empresa Possuem reserva financeira para esta finalidade
24
Controles Financeiros básicos na empresa Fonte: Pesquisa SEBRAE MG, 2012. EMPRESAS DE RETORNADOS OU ORIUNDAS DE REMESSAS
25
SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DAS FINANÇAS DA EMPRESA APÓS AS CONSULTORIAS Finanças da Empresa X Finanças da Família Fonte: Pesquisa SEBRAE MG, 2012. Em empresas de retornados ou oriundas de remessas
26
?
28
Paraempreender
29
Paraempreender Para emigrar
30
Paraempreender Pararetornar
31
Paraempreender Para ser mais feliz! Para emigrar Pararetornar
33
O Plano é individual, situacional e específico. - +
34
QUAL É O SEU SONHO ?
35
QUAL É O SEU PROPÓSITO ?
36
POUPE! SOBROU?
39
Como acessar o SEBRAE... O n t h e World ! 5
40
To plan... GUIA ESSENCIAL PARA NOVOS EMPREENDEDORES Ferramenta permite que o aprendizado teórico seja transformado em ações práticas e imediatas
41
GUIA ESSENCIAL PARA NOVOS EMPREENDEDORES www.sebraemg.com.br
42
Software PLANO DE NEGÓCIOS To plan
43
www.sebraemg.com.br
46
O SEBRAE NOS ESTADOS
51
Cursos SEBRAE à distância
52
www.ead.sebrae.com.br Cursos à distância
55
“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.” JOÃO GUIMARÃES ROSA
56
Alanni Barbosa alanni.barbosa@sebraemg.com.br + 55 (31) 3379-9538 Obrigada!
57
4 Defina, exatamente, onde quer chegar (objetivo) Compreenda onde está agora Elabore um cronograma, estabeleça metas 1 o 2 o Identifique de quais recursos precisa 3 o o 5 Acompanhe o 6 E, se necessário, pivote, refaça, mude o caminho! o PARA COMEÇAR... TENHA UM PLANO...
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.