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PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO

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Apresentação em tema: "PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
E. Santos

2 Aprendizagem Aprendizagem é uma característica humana universal e certamente um dos principais fatores que distinguem os humanos do resto do mundo animal. As pessoas possuem uma capacidade quase ilimitada para aprendizagem, enquanto a maioria dos animais opera inteiramente por instinto. A interface homem-máquina é o principal ingrediente da indústria. Pessoas operando e mantendo máquinas criam produtos e serviços.

3 Curva de aprendizagem (the learning curve)
Porque as pessoas podem aprender e aprendem, operações industriais melhoram continuamente com o tempo e o caminho dessa melhoria é medido e monitorado pela curva de aprendizagem. A curva de aprendizagem (the learning curve) é uma das mais poderosas ferramentas gerenciais que existem. Proporciona uma visão clara de aumento (ou declínio) de produtividade Alta produtividade é provavelmente a coisa mais importante que uma organização da manutenção pode fazer, pois todo o restante se encaixa: segurança, moral, baixas tensões organizacionais, confiabilidade, disponibilidade e custos.

4 HISTÓRICO Aprendizagem em operações industriais foi observada pela primeira vez em 1925 pelo comandante de uma base área nos Estados Unidos. Ele percebeu que o número de homens-hora requerido para montar uma aeronave diminuía continuamente no período de vida do programa de produção. Cada vez que a produção cumulativa dobrava, somente 80% de H.h eram requeridos por unidade de produção.

5 Para uma taxa de produção linear, para qualquer período de tempo, a melhoria incremental é menor do que em períodos anteriores. O incremento absoluto de aprendizagem diminui com o tempo. Curva com 80 Porcento de Aprendizagem

6 LF (learning factor), Matematicamente a unidade de medida é o fator de aprendizagem, LF (learning factor), que é o multiplicador de esforço para cada volume duplicado de produção, ou o mesmo que uma medida de redução em esforço por unidade de produção para cada volume duplicado de produção. Usando o LF podemos avaliar o desempenho da manutenção com o passar do tempo. LF = 0,80 é típico de operações ritmadas por pessoas, como é o caso da manutenção. A propósito, é importante ressaltar que a despeito da tendência ser uma aprendizagem positiva (LF < 1), não são raros exemplos de organizações onde a aprendizagem é negativa (LF > 1), ou intercalada por períodos positivos e negativos e vice-versa.

7 APRENDIZAGEM HUMANA E TECNOLÓGICA
Aprendizagem humana é apenas uma parte da aprendizagem industrial. A maior parte do nosso progresso é feito através da aprendizagem tecnológica. Ex, um mecânico troca regularmente um determinado tipo de selo. Com o passar do tempo ele ganha experiência e despende menos tempo para cada troca. Este ano ele pode fazer o mesmo número de trocas feitas no ano passado, com 10% menos esforço e tempo. Então surge uma melhoria tecnológica – um novo tipo de selo com um tempo médio entre falhas TMEF quatro vezes maior do que o selo atual. Essa melhoria irá reduzir a carga anual de homens-hora em torno de 70 – 80%. Neste caso, a aprendizagem tecnológica (melhoria de confiabilidade) provoca um impacto muito maior na produtividade do que a aprendizagem humana. Aprendizagem tecnológica consiste de melhorias em processos, projeto, materiais, métodos, procedimentos, manutenabilidade, confiabilidade, comunicação, layout, fluxo de trabalho, padrões; etc. Desgargalamento (DBN) é um exemplo clássico de aprendizagem tecnológica.

8 Exemplo: Caso real de uma planta industrial, mostrando como foi determinado o LF da sua área de manutenção. (*) O esforço unitário da manutenção (UE) foi calculado dividindo-se a quantidade total de mantenedores pelo volume de produção ano a ano (em milhares de toneladas).

9 Período 1992 – LF = 0,91 Período 1997 – LF = 0,47 Conclusão: Como pode ser visto, houve uma melhoria brusca na curva após 96 que coincidiu exatamente com a chegada dos novos acionistas majoritários. Depois de 1996 a aprendizagem foi muito mais rápida. Quedas bruscas ocorrem somente quando uma organização é impactada por uma força externa que induz ou força a alta gerência a fazer mudanças fundamentais em políticas e práticas. Exemplos típicos são: fusão, privatização, introdução de nova tecnologia, guerras, desastres naturais, e até mesmo eventos mais comuns como uma mudança de gerentes.

10 BIBLIOGRAFIA CASTRO, David A. Produtividade: A Curva de Aprendizagem da Manutenção, ABRAMAN, 2004.


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