A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método quantitativo, considerando a contribuição para a ampliação do conhecimento sobre (área escolhida), deve ser considerado como uma opção importante a ser adotada, constituindo-se numa base confiável para outros pesquisadores. Quando bem realizada a pesquisa quantitativa fornece um grau de generalidade útil ao pesquisador.

2 MÉTODO Abordagem qualitativa pode ser requerida em duas situações:
– Para uma pesquisa de levantamento preliminar-piloto, base para a elaboração de um questionário, ou ainda, como suporte necessário para explicar os porquês das relações identificadas na pesquisa quantitativa. – Pode ser utilizado como único método, dependendo da natureza do problema de pesquisa.

3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
QUESTIONÁRIO é um dos procedimentos mais utilizados para obter informações. - podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões podem ser aplicados individualmente ou em grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio. pode incluir questões abertas, fechadas, de múltipla escolha, de resposta numérica, ou do tipo sim ou não.

4 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Conteúdo de um questionário: Carta Explicação - deve conter:proposta da pesquisa; instruções de preenchimento; instruções para devolução; incentivo para o preenchimento e; agradecimento. Itens de Identificação do Respondente – nome , endereço, telefone, idade, sexo, nível de escolaridade, estado civil...

5 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Itens sobre as questões a serem pesquisadas: . formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso. P.ex. Trabalha? (   ) Sim (   ) Não . formulário de respostas livres, abertas ou curtas. P. ex. Bairro onde mora: ________________ . formulário de múltipla escolha

6 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
. formulário de questões mistas – P.ex. Ex.: Quem financia seus estudos? ( ) Pai ou mãe ( ) Outro parente ( ) Outra pessoa ( ) O próprio aluno Outro: ___________________________

7 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
ENTREVISTA É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas. As entrevistas podem ter o caráter exploratório ou ser de coleta de informações. Se a de caráter exploratório é relativamente estruturada, a de coleta de informações é altamente estruturada.

8 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Sugestões de planejamento da entrevista: . Quem deve ser entrevistado . Plano da entrevista e questões a serem perguntadas . Pré-teste . Diante do entrevistado

9 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
OBSERVAÇÃO Conhecimento prévio do que observar Planejamento de um método de registro Fenômenos não esperados Registro fotográfico ou vídeo Relatório

10 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
REGISTROS INSTITUCIONAIS (ou ANÁLISE DOCUMENTAL) registros na própria organização, sob a forma de documentos, fichas, relatórios ou arquivos em computador reduz tempo e custo de pesquisas para avaliação - informação é estável e não depende de uma forma específica para ser coletada.

11 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
GRUPOS FOCAIS grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas) propósito de obter informação qualitativa em profundidade discussão sobre determinado assunto participantes possuem alguma característica em comum presença de observador externo (o qual não se manifesta) para captar reações dos participantes.


Carregar ppt "MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google