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Instrumentos de coleta de dados

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Apresentação em tema: "Instrumentos de coleta de dados"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos de coleta de dados

2 Processos de coleta de dados:
Identificação das variáveis ou fenômenos Seleção das amostras Seleção dos tipos de dados necessários Escolha dos métodos adequados de coleta Realização de estudo-piloto ou pesquisa exploratória Modificação dos métodos de coleta Coleta dos dados.

3 Variáveis Atributo da entidade escolhida como unidade de análise;
Pode assumir mais de um valor, seja entre entidades ou dentro da mesma entidade. Ex: idade e qualificações, são variáveis que constituem atributos de indivíduos (valor diferente dentro da mesma unidade); Variáveis quantitativas: atributo numérico. Ex: renda e idade. Discretas: 1,2,3,4,5 – Ex: nº dependentes, quantidade de carros. Contínuas: 1,2/1,3/2,4/4,8 – Ex: renda, altura, peso; Variáveis qualitativas: atributo não numérico;

4 Amostra Alguns membros de uma população;
População: grupo de pessoas ou qualquer outro grupo considerado para propósitos de pesquisa; Amostra válida: Escolhida aleatoriamente; Grande o suficiente para satisfazer as necessidades de investigação; Sem preconceitos. Métodos para selecionar amostra: Definir população-alvo Obter ou armar estrutura de amostragem

5 Tipos de amostragem: Determinar como selecionar membros da amostra
Decidir como transformar estimativas da amostra em estimativas da população Tipos de amostragem: Aleatória – números escolhidos aleatoriamente (pequena) ou tabela de números randômicos (grande) Por Julgamento – participantes são escolhidos com base em suas experiências do fenômeno

6 Dados Fatos ou coisas conhecidas usadas como base para interferência ou consideração; Fonte de dados: Dados originais ou primários – são coletados na fonte Dados secundários – dados que já existem como livros, documentos Tipos de dados: Qualitativos – qualidades e características não numéricas Quantitativos – coletados em forma numérica Discretos – Ex: quantidade de funcionários Contínuos – Ex: tempo e comprimento

7 Métodos de coleta de dados
Grupos de Foco – usados para reunir dados relativos aos sentimentos e opiniões de um grupo de pessoas que está envolvido em uma situação comum. São associados a uma metodologia fenomenológica (qualitativa); Questionários - lista de perguntas cuidadosamente estruturadas e escolhidas após a realização de vários testes, tendo em vista extrair resposta confiáveis de uma amostra escolhida. São associados a metodologias positivistas e fenomenológicas. A metodologia positivista sugere que perguntas fechadas sejam utilizadas; A metodologia fenomenológica sugere perguntas com final aberto.

8 Entrevistas – coleta de dados no qual perguntas são feitas a participantes selecionados para descobrir o que fazem, pensam ou sentem. São associadas tanto a metodologias fenomenológicas (qualitativas) quanto a positivistas (quantitativas). Entrevistas estruturadas e perguntas fechadas: positivista Entrevistas semi-estruturadas ou não estruturadas: fenomenológica Observação – coleta de dados associada a uma metodologia positivista ou fenomenológica. Observação não-participante - observar e registrar o que as pessoas fazem em termos de suas ações e de seu comportamento sem o envolvimento do pesquisador; Observação participante - o pesquisador fica totalmente envolvido com os participantes e os fenômenos que estão sendo pesquisados;

9 Elaboração de Perguntas
Muitos dos métodos de coleta baseiam-se em perguntas como veículo para extrair os dados primários da pesquisa. Por isso a importância de se formular bem a pergunta, porque depois de feita, geralmente não há muito o que se fazer para melhorar a qualidade das respostas. Conhecer o público potencial, para definir a complexidade; Algumas respostas podem ser consideradas socialmente desejáveis: “Quantas vezes você toma banho por semana?”.

10 Regras Gerais para Projetar Perguntas
Explique o objetivo da entrevista ou do questionário a todos os participantes; Faça perguntas simples; Não use jargão ou linguagem especial; Redija cada pergunta de modo que somente um significado seja possível; Evite palavras vagas e descritivas como “grande” e “pequeno”; Faça apenas uma pergunta por vez; Inclua apenas perguntas relevantes; Evite perguntas que obriguem o respondente a fazer cálculos; Evite perguntas condutoras ou repletas de valores que impliquem qual pode ser a resposta desejada; Evite perguntas ofensivas ou insensíveis que podem provocar embaraço; Mantenha seu programa de entrevistas ou questionários o mais breve possível mas inclua todas as perguntas necessárias.

11 Respostas Abertas e Fechadas
Abertas: Cada respondente pode dar uma resposta ou opinião pessoal em suas próprias palavras. Vantagens: Os respondentes podem dar a opinião da maneira mais precisa possível usando suas próprias palavras. Desvantagens: Podem ser difíceis de analisar; podem não ser respondidas se o respondente tiver pouco tempo disponível. Fechadas: A resposta é selecionada de várias alternativas predeterminadas. Vantagens: Geralmente são fáceis de analisar, já que a gama de respostas potenciais é limitada; requerem menos tempo do respondente; Desvantagens: Permitem coletar apenas dados factuais.

12 Perguntas de Múltipla Escolha
São aquelas nas quais se faz uma pergunta fechada ao participante, que seleciona a resposta de uma lista de respostas ou categorias predeterminadas. Requer fornecer categorias suficientes e não-ambíguas. Na incerteza de ter coberto todas as possibilidades, faz-se necessário acrescentar uma categoria “Outras”, que o respondente usará para especificar a resposta com as próprias palavras, ou uma categoria “Não sei”. Exemplo: P4 – Quais foram seus motivos para abrir a empresa? (Marque todas as respostas pertinentes) Desejo de trabalhar por conta própria ( ) Frustração no emprego ( ) Desejo de enriquecer ( ) Uma ótima oportunidade se apresentou ( ) Outros (por favor, explique) __________________________________________

13 Escala de Classificação
Permite que um valor numérico seja dado a uma opinião. Um dos tipos mais utilizados é a escala Likert. Ela transforma a pergunta numa afirmação e pede ao respondente para indicar seu grau de concordância. Vantagens: Permite flexibilidade por parte do respondente; várias afirmações diferentes podem ser fornecidas numa lista que não toma muito espaço, é simples para o respondente completar e simples para o pesquisador codificar e analisar. Exemplo: P6 – Qual a importância das características a seguir para o desempenho da empresa? (Por favor, marque um espaço para cada característica) Característica Muito Importante ( 5 ) Bastante importante ( 4 ) Não decidida ( ) Pouco importante ( 2 ) Sem importância ( ) Acesso a finanças Preço competitivo Qualidade dos produtos Lealdade dos funcionários Sorte Outra (por favor especifique): _____________

14 Outro método é pedir as respondentes para classificar uma lista de itens. É importante manter o número de itens o menor possível. Exemplo: P20 – Classifique os seguintes aspectos de seu trabalho usando os valores de 1 a 6 em que 1 = aspecto que você mais aprecia 6 = aspecto que você menos aprecia O pagamento ( ) O trabalho em si ( ) O relacionamento com superiores ( ) A cultura da empresa ( )

15 Perguntas Sensíveis É importante tomar cuidado com a possibilidade de que alguns assuntos podem ser ameaçadores e embaraçosos para os participantes; Não é recomendável que seja incorporada pergunta sensível em questionário postal; A entrevista é o meio mais adequado para fazer perguntas sobre assuntos sensíveis, sendo recomendado: Utilizar palavras que não sejam ameaçadoreas e que os respondentes conheçam. Por exemplo, ao explicar o propósito do questionário, em vez de dizer que está realizando uma pesquisa sobre absenteísmo no local de trabalho deles, diga que está observando padrões de trabalho; Chegue a uma pergunta sensível vagarosamente; Perguntas sobre imprudências passadas serão respondidas mais facilmente que relativas ao comportamento atual; Em caso de resistência por parte dos entrevistados, os métodos de diários ou observação são maneiras alternativas indicados nestas situações.

16 Eliminação de Perguntas
Lista de verificação para eliminar perguntas A pergunta mensura algum dos aspectos da pesquisa? A pergunta fornece informações necessárias em conjunção com alguma outra variável? (se a resposta for NÃO para 1 e 2, elimine as perguntas; se for SIM para uma ou para as duas, mantenha-as). 3) A maioria dos respondentes entenderá a pergunta e da mesma maneira? (se NÃO revise ou elimine; se SIM , mantenha) 4) A maioria dos respondentes terá as informações para respondê-la? (se NÃO, elimine; se SIM, MANTENHA) 5) A maioria dos respondentes estará disposta a respondê-la? (se NÃO, elimine; se SIM, MANTENHA) 6) Outras informações são necessárias para analisar esta pergunta? (se NÃO, mantenha; se SIM, mantenha apenas se as outras informações estiverem disponíveis ou puderem ser obtidas). 7) Essa pergunta deve ser feita a todos os respondentes ou apenas a um subgrupo? (Se a TODOS, mantenha; se a APENAS A UM SUBGRUPO, mantenha apenas se o subgrupo é identificável com antecedência ou por meio de perguntas na entrevista). Fonte: adaptado de Czaja e Blair (1996), p. 61.

17 Registro de Dados Qualitativos
Tomada de notas: Vantagens: Pode-se registrar as observações do pesquisador e respostas às perguntas, logo de imediato; Permite que o pesquisador controle o ritmo. Desvantagens: Leva tempo e informações importantes podem ser deixadas de lado; Se a observação for o método utilizado na coleta de dados, será praticamente impossível escrever cada acontecimento, cada ação, cada palavra proferida; Ao se escrever o pesquisar automaticamente está filtrando e resumindo as informações, podendo levar a erros, distorções, omissões. Gravador de áudio: É recomendado para complementar a tomada de notas. Vantagens: O pesquisador ficará livre para se concentrar em tomar notas de outros aspectos, como atitudes, comportamentos e linguagem corporal.

18 Faculdade Novos Horizontes Mestrado em Administração
Vídeo: Vantagens: Relativa totalidade e complexidade dos dados captados e a permanência do arquivo produzido. Desvantagens: Só pode registrar o que está dentro do campo de visão da câmera, não podendo captar todas as dimensões dos fenômenos, como os sentimentos, por exemplo. Recomenda-se ser utilizado para complementar a tomada de notas. Faculdade Novos Horizontes Mestrado em Administração

19 Questionário O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante. A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado.

20 Conteúdo do questionário
-Carta explicação A Carta Explicação deve conter: – A proposta da pesquisa; – Instruções de preenchimento; – Instruções para devolução; – Incentivo para o preenchimento; - Agradecimento.

21 Itens de identificação do respondente
Para que as respostas possam ter maior significação é interessante não identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO, TELEFONE etc., a não ser que haja extrema necessidade, como para selecionar alguns questionários para uma posterior entrevista (trataremos das técnicas de entrevistas posteriormente).

22 Entrevista É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas. As entrevistas podem ter o caráter exploratório ou ser de coleta de informações. Se a de caráter exploratório é relativamente estruturada, a de coleta de informações é altamente estruturada.

23 Entrevista •As informações devem ser obtidas através de um roteiro de entrevista que aborde os objetivos da pesquisa; É importante que o entrevistador grave a entrevista, mas deve pedir autorização. É necessário que o entrevistador providencie um termo de consentimento livre esclarecido, para que o entrevistado assine, que contenha a ciência das condições da entrevista, das coletas de dados, da análise dos dados e da divulgação da pesquisa.

24 Entrevista • Estruturada: existe um roteiro a ser seguido;
Semi-estruturada: o entrevistador se guia pelos objetivos da pesquisa; Livre: Quando não existe nenhum roteiro a ser seguido. No nosso caso o roteiro de entrevista deve ser pré-estabelecido, formulado a partir dos objetivos da pesquisa e não deve deixar dúvidas quanto às informações que o entrevistador deseja.


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