A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento."— Transcrição da apresentação:

1 1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento

2 2 Organograma

3 3

4 4 Equipe

5 Anna Fanzeres (Gerente) Eng. Florestal Chirle Colpini Eng. Florestal HenrietteSilva (Coordenadora) Eng. Florestal Leiliane Saraiva Eng. Florestal Marta Aparecida Eng. Florestal Sidney Valeriano Eng. Florestal Tobias Pinon Eng. Florestal HenrietteSilva (Coordenadora) Eng. Florestal Chirle Colpini Eng. Florestal HenrietteSilva (Coordenadora) Eng. Florestal Leiliane Saraiva Eng. Florestal Chirle Colpini Eng. Florestal HenrietteSilva (Coordenadora) Eng. Florestal Marta Aparecida Eng. Florestal Sidney Valeriano Eng. Florestal Tobias Pinon Eng. Florestal Marta Aparecida Eng. Florestal Sidney Valeriano Eng. Florestal Rodrigo Caldas Ekena Rangel Geógrafa Alcamenes Heródoto Stela Camões Secretária Ekena Rangel Geógrafa Alcamenes Heródoto Rodrigo Caldas Ekena Rangel Geógrafa Alcâmenes Heródoto

6 6 Linhas de ação

7 7 Monitorar o cumprimento dos contratos do Serviço Florestal Brasileiro. Desenvolver, implementar e monitorar os sistemas de cadeia de custódia, rastreamento e auditorias florestais independentes; Assegurar a produção legal e sustentável de produtos florestais e serviços. Contribuir para a gestão sustentável das áreas de florestas públicas federais. Atuar junto aos órgãos de fiscalização; Cooperar na identificação e implementação de concessões florestais.

8 8 Dar publicidade às ações e resultados do Serviço Florestal Brasileiro no monitoramento das florestas públicas e impactos das concessões florestais. Contribuir para relatórios produzidos pelo Serviço Florestal Brasileiro; Divulgar informações referentes às concessões florestais;

9 9 Atividades

10 10 Apoiar e propiciar os meios para as atividades das coordenações; Responder demandas internas e externas de informações; Articular com outros órgãos na promoção de um ambiente de legalidade em áreas de florestas públicas; Monitorar o status das florestas públicas e os impactos da política de gestão de florestas públicas.

11 11 Propor diretrizes técnicas para a assessoria e monitoramento de contratos do Serviço Florestal Brasileiro e de projeto comunitários apoiados; Acompanhar em campo e no escritório os PMFS sob contrato e/ou apoiados pelo Serviço Florestal Brasileiro; Propor normas e diretrizes técnicas para o rastreamento de veículos e auditorias florestais independentes; Operacionalizar a implementação, acompanhamento e divulgação das informações destes sistemas.

12 Interface

13  Internas Principal: GECOF → Todos os procedimentos de monitoramento dos contratos do serviço florestal. Demais Gerencias e AJUR → Consultas relativas ao monitoramento dos contratos, elaboração de relatórios e divulgação de informações de atividades da Gerência.  Externas  IBAMA  ICMBio  MPF  MPE

14 Resultados obtidos

15 15 Metodologia e mecanismos para o monitoramento dos contratos do Serviço Florestal Brasileiro; Melhorias no DETEX (Sistema de Detecção de Exploração Seletiva de Madeiras na Amazônia); Normatização conjunta Serviço Florestal Brasileiro /INMETRO para Acreditação de Organismos de Auditoria Florestal Independentes; Normatização do sistema de rastreamento de veículos a ser adotado nas concessões florestais; Aprimoramento de mecanismos de denúncias e acionamento do combate à ilegalidades em florestas públicas federais; Contratos de Transição Finalizados.

16 16 Documentos produzidos para gestão e monitoramento dos contratos de concessão florestal Manual de gestão e monitoramento dos contratos de concessão na FLONA do Jamari; Guia de procedimentos internos do Serviço Florestal Brasileiro para gestão e monitoramento dos contratos de concessão na FLONA do Jamari; Manual do concessionário da FLONA do Jamari; Compêndio de diretrizes técnicas para as concessões da FLONA do Jamari; Cartilha sobre o Trabalho Florestal (OIT/SFB).

17 Documentos produzidos

18 18 Normatizações e regulamentações para o monitoramento das concessões Regulamentação do INMETRO para as auditorias florestais independentes; Regulamentação do Serviço Florestal Brasileiro sobre o Sistema de Rastreamento; Regulamentação do Serviço Florestal Brasileiro sobre o Sistema de Cadeia de Custódia; Diretrizes do Serviço Florestal Brasileiro para programas de monitoramento do impacto na biodiversidade; Diretrizes para avaliação de danos à floresta após a exploração madeireira; Diretrizes do Serviço Florestal Brasileiro de boas práticas para a exploração de produtos florestais não madeireiros.

19 Sistemas Informatizados de gestão e monitoramento dos contratos de concessão florestal Sistema de Cadeia de Custódia; 19

20 20 Sistema de Cadeia de Custódia (Continuação);

21 21 Sistema de Cadeia de Custódia (Continuação);

22 22 Sistemas Informatizados de gestão e monitoramento dos contratos de concessão florestal (Continuação)

23 23 S istemas Informatizados de gestão Análise de antropismo das áreas a serem licitadas

24 24 S istemas Informatizados de gestão Sistema de Monitoramento da Exploração Seletiva de Madeira - DETEX

25 25 Principais Questionamentos Externos

26  Como o Serviço Florestal vai controlar o que está acontecendo nas concessões? 26

27 27


Carregar ppt "1 4a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 21 de julho de 2010 Brasília – DF Monitoramento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google