Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEstela Covalski Brandt Alterado mais de 8 anos atrás
1
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
2
2 Perguntas O que é Contabilidade? Como a Contabilidade registra os eventos econômicos? Quais os principais usuários da Contabilidade? Quais os principais relatórios contábeis? O que é o Balanço Patrimonial?
3
3 Objetivo da Contabilidade O objetivo principal da Contabilidade é prover seus usuários de informações úteis para a tomada de decisão.
4
Usuário e Informação 4 Tipo de usuárioInformações relevantes Acionistas ou proprietáriosRentabilidade e fluxo de dividendos AdministradoresRentabilidade, liquidez, retorno etc Fornecedores e instituições financeiras Capacidade de pagamento Governo Resultado para tributação, análises setoriais etc. Empregados e sindicatos Resultados para discussão de dissídios, informações para determinação da participação nos resultados Comunidade Informações sobre a contribuição para a sociedade (geração de empregos, divisão do lucro, impactos ambientais, impactos sociais etc.)
5
5 Contabilidade Sistema de informações econômicas para auxiliar no processo de tomada de decisões sobre os eventos de uma entidade
6
6 Finalidades da Contabilidade Controle Informar sobre todas as transações efetuadas pela empresa. Planejamento Instrumento auxiliar no processo de tomada de decisão.
7
7 Limitações da Contabilidade Registra somente eventos que podem ser mensurados objetivamente em moeda. Exemplo: não registra o valor de marcas, patentes, mercado, tecnologia, qualidade dos funcionários, localização geográfica etc. Adota alguns critérios conservadores. Princípios e convenções. Não informa o valor da empresa.
8
8 As “diversas” Contabilidades Contabilidade Financeira ou Societária, onde o contador cuida da aplicação das normas e das práticas contábeis exigidas por lei; Controladoria, onde o controller avalia e informa se os recursos da empresa estão sendo utilizados da melhor forma, montando uma base de dados que sirva de suporte ao processo decisório.
9
9 Glossário Contábil (Contabilês) Ativo Regime de Competência Patrimônio Custos Passivo Capital Vendas Despesas Exigibilidade Rentabilidade Caixa Regime de Caixa Liquidez Análise de Balanço Crédito Fornecedores Débito Amortização Resultado Retorno Estoques Endividamento Depreciação
10
10 Demonstrações Contábeis Para atingir seu objetivo a Contabilidade utiliza-se de Demonstrações Contábeis ou Relatórios Contábeis.
11
11 Demonstrações Contábeis As Demonstrações Contábeis são a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade.
12
12 Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial: “fotografia” da empresa em um determinado momento. É uma posição estática.
13
Balanço Patrimonial ATIVO Bens ou Direitos Representam benefícios presentes ou futuros Essência econômica versus Forma jurídica PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Obrigação já assumida com terceiros (no momento do balanço)
14
14 Balanço Patrimonial ATIVOPASSIVO Bens e Direitos Capital de Terceiros Capital Próprio Aplicações de Recursos Origens de Recursos PATR. LÍQUIDO
15
Balanço Patrimonial Menor ATIVOPASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Circulante Realizável a Longo Prazo Permanente Circulante Exigível a Longo Prazo Grau de Exigibilidade Grau de Liquidez Maior Menor Não Circulante Investimento Imobilizado Intangível Diferido
16
Caracterização de Ativo Representa o conjunto de bens e direitos, em uma determinada data, que esteja à disposição da entidade para o desenvolvimento de suas atividades Exemplo: Caixa, Depósitos Bancários, Aplicações Financeiras, Estoques, Direitos a Receber, Veículos, Máquinas, Edifícios, Investimentos etc. Um item é caracterizado como ativo somente se apresentar alto grau de probabilidade de geração de benefícios financeiros (presentes ou futuros) para a entidade Exemplo: Estoques para os quais não haja compradores potenciais no mercado não são considerados ativos (não representam benefícios presentes ou futuros para a empresa)
17
Caracterização de Passivo Representa o conjunto de obrigações existentes em uma determinada data, que já tenham sido assumidas pela entidade em função de eventos já ocorridos, e que apresentem um alto de grau de probabilidade de que deverão ser cumpridas no futuro Exemplo: o pagamento futuro de um empréstimo obtido no passado Uma provável obrigação que ainda dependa de um evento futuro, não é caracterizada como um passivo no momento atual Exemplo: os salários de dezembro para o Balanço do mês de junho
18
Classificação de Ativo As contas do ATIVO estão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez: ATIVO CIRCULANTE: Bens e direitos transformáveis em moeda ou utilizados até o encerramento do exercício seguinte após a data do balanço. ATIVO NÃO CIRCULANTE REALIZÁVEL A LONGO PRAZO: Bens e direitos realizáveis após o encerramento do exercício seguinte à data do balanço; Bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados com empresas coligadas ou controladas, acionistas, diretores etc. ATIVO PERMANENTE: Aplicações em bens e direitos que, em princípio, a empresa não tem intenção de vender (intenção de permanência)
19
Composição do Ativo Permanente INVESTIMENTOS Formado por contas representativas de bens e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante e no Realizável a Longo Prazo, não destinados a manutenção da atividade da empresa. Exemplo: Participações societárias, Imóveis não de uso etc. IMOBILIZADO Constituído por bens de natureza corpórea de caráter permanente destinados à manutenção da atividade da Entidade. Exemplo: Máquinas, Veículos, Edifícios etc. INTANGÍVEL Composto por direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da Companhia ou exercidos com essa finalidade. Exemplo: Marcas, Patentes, Direitos Autorais etc. DIFERIDO Considera as despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuirão para o aumento do resultado de mais de um exercício social.
20
Classificação de Passivo Representa o conjunto de obrigações existentes em uma determinada data, que já tenham sido assumidas pela entidade em função de eventos já ocorridos, e que apresentem um alto de grau de probabilidade de que deverão ser cumpridas no futuro Exemplo: o pagamento futuro de um empréstimo obtido no passado Uma provável obrigação que ainda dependa de um evento futuro, não é caracterizada como um passivo no momento atual Exemplo: os salários de dezembro para o Balanço do mês de junho
21
Patrimônio Líquido Representa os recursos que pertencem à entidade. É dividido nos seguintes componentes: Capital social: representa o volume de recursos aplicados pelos sócios ou acionistas ao longo do tempo Reservas: correspondem aos acréscimos de Patrimônio da entidade que não foram distribuídos aos sócios ou acionistas. Podem ser originados do desempenho da atividade (Reservas de Lucros) ou por outros acréscimos.
22
Composição do PL Capital Social: representa valores recebidos pela empresa, ou por ela gerados, e que estão formalmente incorporados ao Capital. Reservas de Capital:representam valores recebidos que não tramitaram pelo seu Resultado como receitas. Reservas de Reavaliação: representam acréscimos de valor atribuídos a elementos do ativo por atualização a valor de mercado. Reservas de Lucros: representam lucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica ou ainda não distribuídos. Prejuízos Acumulados
23
23 Um Balanço Real
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.