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PALESTRA RESULTADOS 2009. Programa Estruturante Boa Escola Para Todos Boa Escola para Todos www.estruturantes.rs.gov.br Escola Legal Manutenção e Ampliação.

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1 PALESTRA RESULTADOS 2009

2 Programa Estruturante Boa Escola Para Todos Boa Escola para Todos www.estruturantes.rs.gov.br Escola Legal Manutenção e Ampliação dos Espaços Escolares Programa Projetos Ações Sala de Aula Digital Tecnologia da Informação nas escolas estaduais para melhorar a aprendizagem SAERS - Sistema de Avaliação Educacional do RS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos Professor Nota 10 - Valorização do Magistério Formação Continuada de Professores Nova Legislação para o Sistema Educacional do RS Centros de Referência na Educação Profissional Implantação de Centros de Referência de Educação Profissional

3 Educação é condição para o desenvolvimento: - melhoria da qualidade de vida - consolidação da democracia - crescimento da produtividade e competitividade internacional

4 SAERS Sistema de Avaliação Educacional do Rio Grande do Sul Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul Avaliou mais de 800 mil alunos (2007-2009) nas três edições (2007 a 2009): 70% dos alunos entre os Padrões Básico e Adequado de desempenho Meta: 70% dos alunos nos Padrões Adequado e Avançado (2022) Projeto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos 75% dos alunos atendidos em 2009 80% dos alunos sabem ler e escrever ao final do 2º ano Matriz de habilidades e competências em leitura/escrita e matemática para o 1º e 2º ano do ensino fundamental

5 Histórico do SAERS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul 2ª série/3º ano e 5ª série/6º ano do ensino fundamental e 1º ano do médio – momentos decisivos na trajetória escolar – permitem intervenção para correção Em 2005 - ensino fundamental – 75 Municípios e duas CRE's Em 2007, universal na rede estadual e adesão de 52 Municípios, 1 escola federal e 18 escolas privadas – 288.734 mil alunos avaliados 2008: censitário na rede estadual e adesão de 5 municípios, 1 escola federal e 15 escolas privadas – 246.886 alunos avaliados 2009: censitário na rede estadual e adesão de 85 municípios, 1 escola federal e 18 escolas privadas – 246.086 alunos avaliados * Obs: parte dos municípios optou por realizar SAERS de 2 em 2 anos.

6 SAERS e Gestão Pública Estabelecer um sistema de avaliação que : -subsidie a formulação de políticas públicas -forneça dados que possam ser aproveitado pelas escolas para melhoria dos níveis de aprendizagem de todos os alunos -seja compreendido pela sociedade em geral. Para isso, promove encontros de formação com diretores de escolas e orientadores educacionais, a cada edição capacitações de professores pautadas a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos pelos alunos no SAERS. avaliação promovida pelo Governo do Estado complementa a Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que confere o rendimento escolar de alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. O SAERS também abrange escolas públicas que os exames do MEC não avaliam. Destaque para o Projeto Professor Nota 10 – Lições do Rio Grande

7 Professor Nota 10  Oferecer formação continuada aos professores vinculada ao trabalho em sala de aula e à elevação dos níveis de aprendizagem  “Lições do Rio Grande”: Capacitação e material com habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos na rede estadual: a) um conjunto de Cadernos de Referenciais Curriculares b) Cadernos do Aluno c) Cadernos do Professor d) Curso 90h – foco desenvolvimento de habilidades e competências e organização de projetos interdisciplinares 2º semestre de 2009 – 6,5 mil professores 1º semestre de 2010 – 15 mil professores

8 Projeto Lições do Rio Grande Objetivos Apresentar às escolas uma proposta de Referencial Curricular para todas as áreas do conhecimento que deverá orientar seus planos de estudos e propostas pedagógicas – Coleção 1 Oferecer ao professor estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção de aprendizagens a partir do desenvolvimento das competências de leitura, produção de texto e resolução de problemas, aferidas pelo SAERS – Coleção 2 Desenvolver programa de formação continuada para 21.400 professores dos componentes curriculares do ensino fundamental e médio.

9 REFERENCIAIS CURRICULARES Coleção 1 Áreas de Conhecimento Linguagens Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Abrangência Séries finais do ensino fundamental e ensino médio Quantidade 40 mil volumes de cada livro Total: 200 mil volumes.

10 Caderno do Professor Coleção 2 Conteúdo Orientação didática em sintonia com o proposto no Referencial Curricular Organizado por área de conhecimento/disciplina Abrangência Professores das séries finais do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual. Quantidade 25 mil volumes de cada caderno Total: 125 mil volumes

11 Caderno do Aluno Coleção 2 Conteúdo Organizado por séries/anos Apresenta estratégias de aprendizagem para todas as áreas/disciplinas Abrangência Alunos do ensino fundamental (séries finais) e do ensino médio da rede estadual Quantidade 790 mil volumes

12 Matemática 1º Ano EM

13 2007 240289 263

14 2008 A Matemática é o maior problema em todo o Brasil 240289 261

15 2009 A Matemática é o maior problema em todo o Brasil Em 2009, RS recupera recuo de 2008

16 Matemática 5ª Série/ 6º Ano

17 2007 195244 211

18 2008 Evolução na 5ª série 214 195244

19 2009 Evolução na 5ª série em quase 8 pontos Em 3 anos, a 5ª série indica tendência de superarmos as metas do Todos Pela Educação

20 Matemática 2ª Série/ 3º Ano

21 2007 746801 762

22 2008 Evolução em Matemática com boa cobertura do Estado (áreas verde e amarelo predominam) 767 746801

23 2009 Evolução em Matemática com boa cobertura do Estado (áreas verde e amarelo predominam) Nota-se evolução importante em áreas com Nível Sócioeconômico abaixo da média

24 Português 1º Ano EM

25 2007 231275 250

26 2008 Crescimento constante nos 3 anos 251 231275

27 2009 Crescimento constante nos 3 anos O Ensino Médio é um grande desafio

28 Português 5ª Série/ 6º Ano

29 2007 188232 202

30 2008 A 5ª série caiu em 2008 188232 200

31 2009 A 5ª série caiu em 2008 e recuperou em 2009

32 Português 2ª Série/ 3º Ano

33 2007 141189 152

34 2008 Em 2009, 25 CREs superaram a média de 2007 141189 156

35 2009 Em 2009, 25 CREs superaram a média de 2007 levando o Estado a crescer 9 pontos na proficiência!

36 Metas TPE*SAERS 2009 4ª5ª8ª1°3° MAT225218,7300263,1350 LP200207,5250252,7300 O SAERS e as Metas * Todos Pela Educação Estamos progredindo na qualidade da Educação. Em Português já podemos dizer que nossos alunos não devem nada para as metas. Falta garantir os resultados para as séries adequadas.

37 Ensino Fundamental (%) Fonte: Censo Escolar Inep/MEC Taxa de Aprovação De 2007 para 2008 houve um salto em 6% na taxa de aprovação sem prejuízo de aprendizagem, como podemos constatar no SAERS. Em 3 anos, os dados do RS mostram que podemos avançar na Aprovação sem perder qualidade na Educação.

38 SAERS Todas as escolas estaduais avaliadas - 97% das turmas R$ 12, 2 milhões Currículo estruturado em competências Formação de professores Obras e equipamentos R$ 3 milhões CENTROS DE REFERÊNCIA PROFESSOR NOTA 10 43.725 professores capacitados R$ 26 milhões SALA DE AULA DIGITAL 2.581 ambientes informatizados R$ 28,8 milhões ESCOLA LEGAL 1.800 obras R$ 102 milhões BOA ESCOLA PARA TODOS

39

40 Parcerias públicas e privadas pela qualidade da educação PÚBLICAS - MEC: PAR/PDE, PDE/Escola, Encceja, Brasil Alfabetizado, Brasil Profissionalizado, ProInfo, Escola Aberta, Projeto de Alfabetização - Presidência da República: ProJovem Urbano RS - Secretaria Estadual da Saúde: PIM e PPV - UNDIME/RS: SAERS - CONSED: Progestão/RS - ACPM/RS, AESUFOPE, UNDIME/RS e UNESCO: Projeto para Alfabetização PRIVADAS - Instituto Unibanco: Projeto Jovem de Futuro - REFAP, GERDAU, ARACRUZ, COPESUL e MARCOPOLO: Projeto para Alfabetização - Instituto Ayrton Senna, Instituto Alfa e Beto e GEEMPA: Projeto para Alfabetização - Oi / Brasil Telecom: Oficinas Digitais - Fundação Telefônica: Minha Terra - Microsoft: Projeto Aluno Monitor - SESI/RS: Consultoria para Educação de Qualidade - Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho: Projeto Parceiros da Educação - SINEPE/RS: SAERS

41 “Sistemas de avaliação em larga escala,(...), ajudam a buscar respostas para algumas das principais indagações com que se deparam os tomadores de decisão em política educacional, permitindo identificar prioridades e alternativas para aumentar a eficácia das ações e otimizar os investimentos no setor.” Maria Helena Castro


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