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Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,

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Apresentação em tema: "Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total, Terceirização e Enxugamento. Unidade II

2 Organizações e SI “O que muitas organizações não percebem é que se você não gerencia a parte empresarial de uma mudança de tecnologia, você pode fracassar, mesmo que a parte tecnológica seja bem-sucedida.” Naomi Karten, presidente da Karten and Associates, consultores de negócios.

3 Organizações e SI Funções Empresariais Presentes em todas as empresas independente do se tipo de negócio, as funções empresariais são as macro-atividades das organizações, sem as quais as mesmas não funcionariam em sua plenitude. São elas : Produção e serviços Comercial / Marketing Materiais / Logística Financeira Recursos humanos Jurídico / Legal É necessário conhecer as funções e os processos transversais para entender a empresa através de uma ABORDAGEM SISTÊMICA.

4 Organizações e SI Estrutura Organizacional se refere as subunidades organizacionais e ao modo como elas se relacional com a organização. Cultura organizacional consiste dos principais entendimentos e pressupostos de uma empresa, corporação ou organização. Os entendimentos podem incluir crenças, valores e abordagens de tomada de decisão, nem sempre registrados ou documentados em declarações de metas ou em políticas formais. Aprendizado organizacional é a adaptação das organizações às novas condições ou alteração de suas práticas com o passar do tempo. Mudança organizacional abrange o modo como as organizações, com ou sem fins lucrativos, planejam, implementam e lidam com as mudanças, as quais podem ser causadas por fatores internos quanto externos.

5 Modelo de Mudança Kurt Lewin e Edgar Schein propuseram uma abordagem em três estágios. O descongelamento é o processo de interromper velhos hábitos e criar um clima receptivo à mudança; A movimentação é o processo de aprendizado de novos métodos de trabalho, comportamento e sistemas; O recongelamento refere-se à ênfase nas mudanças para tornar os novos processos aceitos e parte integrante do trabalho. O entendimento da dinâmica da mudança pode ajudar a entender e superar a resistência, de forma a utilizar o novo sistema com o máximo de eficiência e de eficácia. Mudança Organizacional

6 DiagnósticoIntervençãoAcompanhamento Feedback Fase de descongelamento Fase de mudança Fase de recongelamento

7 Os sistemas impactam diretamente a organização em seu aspecto social, porque são compostos de uma parte técnica e outra social. Os sistemas demandam adaptações organizacionais e intelectuais para funcionarem adequadamente. Ao desenvolver um sistema, é importante entender: O problema motivador As soluções propostas, O ambiente em que este sistema está inserido (social,político,etc) O impacto sobre as pessoas e a organização. Abordagem Sócio-Técnica dos Sistemas O objetivo é a HARMONIA entre TECNOLOGIA e ORGANIZAÇÃO

8 FATORES MEDIADORES EstruturaCulturaMudança ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Abordagem Sócio-Técnica dos Sistemas

9 A Reengenharia envolve o redesenho radical dos processos empresariais, da estrutura organizacional, dos sistemas de informação e dos valores da organização para conseguir uma virada nos resultados dos negócios. Exemplos : Venda pela Internet, Implantação de um ERP A Melhoria Contínua envolve a constante busca por melhorias dos processos empresariais, de modo a agregar valor aos produtos e serviços. Exemplo : Inclusão de uma nova consulta e/ou relatório no sistema Novas Tendências de TGA

10 Comparação entre Reengenharia do Processo Empresarial e Melhoria contínua Reengenharia do Processo Empresarial Ação forte, tomada para resolver problemas sérios Ação de cima para baixo, dirigida por gerentes executivos Escopo amplo; atinge toda a organização A meta é uma grande guinada Frequentemente conduzida por pessoas de fora da organização Sistema de informação é essencial para a solução Ação rotineira, tomada para fazer pequenas melhorias Ação dirigida por trabalhadores Escopo estreito Meta contínua Geralmente conduzida por trabalhadores próximos ao negócio Sistemas de informação fornecem dados para orientar a equipe de melhoria Melhoria contínua

11 A Gestão da Qualidade Total compreende um conjunto de abordagens, ferramentas e técnicas que compromete toda a organização com a qualidade. A TQM envolve a ampla conscientização das necessidades dos clientes, a adoção de uma visão estratégica da qualidade, a delegação de poder aos empregados e recompensa aos empregados e gerentes que produzem produtos de alta qualidade. Exemplo : Os produtos de TI devem ter o foco no cliente interno e externo. A Terceirização envolve a contratação de serviços de profissionais externos para atender necessidades específicas da empresa. Exemplo : Contratação de serviços manutenção, análise e programação. O Enxugamento corresponde à redução da quantidade de empregados com vistas a diminuir custos. O termo “rightsizing” também é usado. Exemplo : Redução do número de agentes no call center (help-desk) devido a redução da demanda (número de atendimentos) Novas Tendências de TGA

12 Organização para Informatização Algumas considerações : Espalhar computadores pela empresa não traz organização. É necessário organizar processos internos e externos. A função de Organização, Sistemas e Métodos não pode ser substituída pela informatização. Conhecer os objetivos, diminuir custos, melhorar a qualidade, aproximação ao cliente, retorno financeiro, satisfação das pessoas, competitividade, concorrência, permanência no mercado. Organizar é dispor os recursos materiais, humanos tecnológicos e espaciais de maneira harmônica empregando o menor esforço possível e os menores volumes de recursos financeiros para atingir os objetivos desejados, considerando aspectos sociais, políticos e culturais.

13 Organizações e SI Enfoque atual dos sistemas nas empresas Apoiar o funcionamento das empresas; Permitir avaliações analíticas e ou sintéticas; Facilitar os processos internos e externos; Suporte a qualidade, produtividade e inovação tecnológica; Geração de informações para o processo decisório e criação de conhecimento; Agregar valores de modernidade, perenidade, lucratividade e competitividade;

14 Organizações e SI Enfoque de Sistema Aberto Reorganizar as funções empresariais e os processos; Ajustar a estrutura organizacional e capacitar os recursos humanos; Avaliar os sistemas de informação, seus subsistemas e procedimentos; Implementar modelo de gestão participativo; Replanejar estratégica, tática e operacionalmente a empresa; Produzir condições favoráveis à competitividade e à melhoria do negócio. O gestor de informação deve comportar-se sempre como um agente de mudança.


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