A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

J A P Ã O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "J A P Ã O."— Transcrição da apresentação:

1 J A P Ã O

2 2ª Maior Potência Econômica do Globo
J A P Ã O 2ª Maior Potência Econômica do Globo Histórico: Ao mesmo tempo retendo sua cultura milenar, o Japão absorveu a tecnologia ocidental rapidamente durante o final do século 19 e o início do século 20. Depois de sua derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão recuperou-se para se tornar um poder econômico e um forte aliado dos EUA. Embora o imperador retenha o trono como um símbolo de unidade nacional, o poder na verdade fica nas mãos de redes de poderosos políticos, burocratas e executivos empresariais. A economia experimentou um grande desaquecimento começando nos anos 1990 depois de três décadas de crescimento sem precedentes.

3 I – ASPECTOS GERAIS 1. Localização:
Leste da Ásia, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península da Coréia Continente Asiático (Porção conhecida como Extremo Oriente). 2. Área: Total km² Formado por ilhas vulcânicas, sendo Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiu-Shu as maiores e mais importantes. 3. Fenômenos naturais: muitos vulcões dormentes e alguns ativos; cerca de ocorrências sísmicas (a maioria tremores) todos os anos; tsunamis; tufões.

4 II – Aspectos Físicos Relevo
80% de Montanhas, localizadas no interior das ilhas; 16% de planícies, predominantemente litorâneas. Vulcões inativos e ativos, fazendo parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

5 2. Clima

6 3. Hidrografia O Japão tem uma área diminuta, pequena largura e predominância de montanhas, fazendo com que os rios sejam curtos e acidentados, formando numerosas cascatas. São típicos rios de montanha, aproveitados para a produção de energia elétrica e irrigação dos arrozais. Os principais rios são: Ishikari, na ilha de Hokkaido, com 400 km de extensão; Shinano, na ilha de Honshu, com 367 km de extensão; Tone, na ilha de Honshu, com 298 km de extensão.

7 III – Aspectos Humanos População Absoluta: 127 milhões habitantes (9ª Pop. Mundial) Densidade Demográfica: 377 hab./km2 Nas áreas litorâneas (Tóquio, Nagoya e Osaka), atinge até hab./km2 A população japonesa é de origem dos antigos povos Ainus, ou seja, dentro do quatro étnico, descendentes mongólicos.

8 Quadro Humano Geral Composição Etária
Religião predominantes são o budismo e o xintoísmo. Xintoísmo: sistema ético-filosófico cuja idéia fundamental é o respeito ou culto às realizações, valores e tradições dos ancestrais. A reverência é em função das glórias e da honra da postura dos antepassados.

9 População Economicamente Ativa
Quadro Humano Megalópole: Tóquio, Osaka, Yokohama, Nagoya, Kobe e Kioto; 70% população vive na cidade; A instrução é gratuita e compulsória dos 6 aos 15 anos, sendo que 98,9% população é alfabetizada; O Japão conta com mais de escolas superiores. População Economicamente Ativa

10 IV – Aspectos Econômicos
Era Meiji: período de transformações econômicas, sociais e políticas no Japão. Iniciado no final do século XIX, caracterizou-se, entre outras, por: Abertura dos portos; Implantação do sistema financeiro; Extinção dos xogunatos; Criação do exército nacional; Ensino obrigatório; Fundação da Universidade de Tóquio; Estímulo à indústria; Implantação da rede de transportes (rodo­ferroviária) moderna e do sistema postal.

11 1. Agricultura O Japão, apesar de possuir apenas 16% de seu território apropriado para as práticas agrícolas, graças ao uso de técnicas modernas, de equipamentos motorizados e de fertilizantes, consegue retirar de seu solo grandes colheitas. A pesca e a agricultura atendem a 4/5 das necessidades alimentares do Japão. O Japão é um dos maiores produtores de arroz do mundo. Entretanto, devido ao elevado consumo do produto, é necessário importar o arroz. Cultivam-se também chá, algodão, soja, cana-de-açúcar e trigo. O chá é voltado para a exportação. O cultivo da amoreira é bastante desenvolvido, pois essa árvore serve de base para a criação do bicho-da-seda, que se nutre de suas folhas. O bicho-da-seda constrói os casulos e destes sai a seda (tecido).

12 2. Industria Os rios curtos e encachoeirados permitem um intenso aproveitamento da energia hidrelétrica para o processo de industrialização do país. Esse potencial está praticamente esgotado. A recente industrialização japonesa ocorreu no pós-guerra e, em menos de dez anos e em 1/4 de século, o Japão colocou-se entre as grandes potências mundiais. Os fatores dessa industrialização foram: financiamento norte-americano; mão-de-obra numerosa, barata e de elevada capacidade técnica; ressurgimento dos grandes monopólios (zaibatsu); expansão do mercado interno; produção em elevada escala visando à exportação;


Carregar ppt "J A P Ã O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google