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Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC

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Apresentação em tema: "Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC
O MASLOW DESCONHECIDO: UMA REVISÃO DE SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS SOBRE MOTIVAÇÃO Danúbia Pessoa Administração de Empresas

2 Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC
INTRODUÇÃO Um dos autores mais citados e criticados por estudiosos do comportamento organizacional , é o norte americano Abraham Maslow, psicólogo formado na Universidade de Wisconsin, tinha por diretriz de trabalho uma tentativa de síntese das ênfases dinâmica, holística e cultural. Administração de Empresas

3 A VISÃO DE CIÊNCIA E DE HOMEM, SEGUNDO MASLOW
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC A VISÃO DE CIÊNCIA E DE HOMEM, SEGUNDO MASLOW Maslow criticou a análise do homem quando se acha reduzida a apenas uma de suas dimensões, como organismo, o inconsciente, o comportamento ou os papéis sociais. Administração de Empresas

4 O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Atividade Interdisciplinar - FUNCEC O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Para Maslow o individuo é integrado e organizado. Por conseguencia, não se pode falar da motivação de um órgão, mas apenas da motivação da pessoa como um todo. “O homem é um animal desejante e raramente atinge um estado de completa satisfação exceto por um curto período de tempo [...]” (MASLOW, 1954, p.69) Administração de Empresas

5 CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Maslow classificou as necessidades a partir de sua finalidade. As necessidades foram classificadas das seguintes formas: Necessidades fisiológicas; Necessidades de segurança; Necessidade de pertença e amor; Necessidade de estima; Administração de Empresas

6 CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Necessidades de autorrealização ou autoatualização; Desejos de saber e de entender; Necessidades estéticas. Administração de Empresas

7 A PROPOSIÇÃO DE HIERARQUIA DA PREPONDERÊNCIA DAS NECESSIDADES
Atividade Interdisciplinar - FUNCEC A PROPOSIÇÃO DE HIERARQUIA DA PREPONDERÊNCIA DAS NECESSIDADES A hierarquia das necessidades surge como conceito à medida que Maslow classifica suas categorias como superiores e inferiores. “Isto é o que eu quero dizer quando afirmo que as necessidades humanas básicas estão organizadas em uma hierarquia de relativa preponderância” (MOSLOW, 1954, p.83) Administração de Empresas

8 O DUPLO MECANISMO DAS MOTIVAÇÕES
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC O DUPLO MECANISMO DAS MOTIVAÇÕES A contribuição aos estudos feitos até o momento reside na distinção entre a chamada motivação baseada em deficiência e a motivação para o crescimento. Administração de Empresas

9 VALORES S E METANECESSIDADES
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC VALORES S E METANECESSIDADES O conceito de metanecessidade tem por base a ideia de que as pessoas vivem em condição de gratificação de suas necessidades básicas têm em vista uma preocupação com o que Maslow denomina de Valores de S. Administração de Empresas

10 Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC
MOTIVAÇÃO E TRABALHO Maslow emprega o conceito de metanecessidades para refletir sobre a vida das pessoas nas organizações e propõe que se atente às queixas que as pessoas fazem. Segundo ele, elas seriam um espécie de bom indicador do nível do nível de gratificação de necessidades. Administração de Empresas

11 UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS
Atividade Interdisciplinar - FUNCEC UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS A motivação é explicada a partis das necessidades básicas; A satisfação plena, se existir, é temporária. As pessoas estão sempre desejando novas coisas e estabelecendo novas metas; A motivação, sozinha, não explica totalmente o comportamento humano, que é influenciado pelo organismo e pelo ambiente cultural e situacional; Administração de Empresas

12 UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS Deve-se identificar e evitar situações no trabalho que denigram a dignidade da trabalhador Há empregados que não desejam autorrealizar-se no trabalho; A queixa é um indicador dos graus de gratificação e satisfação do empregado; Não há gestão capaz de eliminar as queixas, porque não se consegue satisfação plena. Administração de Empresas

13 REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW O conceito de necessidade desenvolvido por Maslow possivelmente levou alguns autores a afirmarem que a motivação é interna [...]. Se não existe preponderância de necessidades, não cabe, portanto, cunhar uma imagem piramidal que alguns autores insistem em utilizar [..] [..]transformar o lugar de trabalho na instância, por excelência, de gratificação dessas necessidades ou no espaço privilegiado de realização das pessoas. Administração de Empresas

14 REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW Isso demanda que os gestores escutem e compreendam as pessoas com quem trabalham, entendendo qual o papel da atividade laboral e da organização em que se encontram para suas vidas, e aceitem, portanto, o desafio de administrar pessoas com diversidade tanto de trajetórias como de aspirações para a vida. Administração de Empresas

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARCHER, E.R. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Atlas, 1997. BOWDITCH, J.; BUONO, A. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992. GONDIM, Sônia Maria; SILVA, Narbal. Motivação no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES ANDRADE, J.E.; BASTOS, A.V.B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ARTMED, 2004. ROBBINS, S. Comportamento organizacional. 8.ed. Rio deJaneiro: LTC, 1999. MURRELL, H. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. JUNG, C.G. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1987. Administração de Empresas


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