Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOsvaldo Angelim Pinto Alterado mais de 8 anos atrás
1
Autora: Maria de Lourdes Vieira marialinda_vieira@hotmail.com Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO
2
Palavras-chave: Brincadeiras-Texto poético- Valores e atitudes.
3
Essa atividade é destinada a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, podendo se adaptada para as séries menores. O objetivo dessa atividade é conhecer e reconhecer textos poéticos e desenvolver a agilidade e a concentração. Será utilizado um feedback para levantamento do que os alunos já sabem sobre o assunto e a partir daí produzir um texto poético com a turma, utilizando a brincadeira como mediadora do processo de aprendizagem.
4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER RIMAS; Desenvolver agilidade e concentração no campo da escrita; Trabalhar a linguagem escrita, ortografia e vocabulário; Produzir um texto poético;
5
Conteúdos: Conceituais: Ortografia e vocabulário; Texto poético e rimas; Procedimentais: - Elaboração de combinados para a brincadeira; -Realização da brincadeira; -Produção de texto com ilustração acerca da brincadeira; Atitudinais; Esforço, atenção, perspicácia e espírito de equipe;
6
Motivação (síncrese) Escuta da música “Aquarela” e leitura do texto da música, chamando atenção para o texto poético; Desenvolvimento (análise) - Elaboração das regras e combinados para a brincadeira; apresentação da brincadeira “Rima com Rima” (segue em anexo); realização da brincadeira; Atividade final (síntese) Produção de um poema, utilizando algumas palavras que apareceram na brincadeira;
7
SOM; -CD; PAPEL; LÁPIS;
8
Inicial: Observação da participação na motivação e na escuta da música; Formativa: Observação no conhecimento prévio sobre o assunto e na capacidade de seguir regras e combinados; Final: Observação no texto produzido e na participação coletiva da construção da atividade. Auto avaliação da aula.
9
Essa atividade é válida no sentido de ser lúdica e exigir além dos conteúdos conceituais, também os procedimentais e atitudinais. Ela também traz claramente a forma de avaliação a ser utilizada os meios de avalição, dessa forma as crianças retomarão os conteúdos propostos com clareza nos objetivos facilitando o entendimento da mesma.
10
QUEIROZ, Tânia Dias, MARTINS, João Luis. Pedagogia Lúdica: jogos e brincadeiras de A a Z. São Paulo: Rideel, 2002.
11
Anexo:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.