A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO."— Transcrição da apresentação:

1 Autora: Maria de Lourdes Vieira marialinda_vieira@hotmail.com Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO

2  Palavras-chave:  Brincadeiras-Texto poético- Valores e atitudes.

3 Essa atividade é destinada a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, podendo se adaptada para as séries menores. O objetivo dessa atividade é conhecer e reconhecer textos poéticos e desenvolver a agilidade e a concentração. Será utilizado um feedback para levantamento do que os alunos já sabem sobre o assunto e a partir daí produzir um texto poético com a turma, utilizando a brincadeira como mediadora do processo de aprendizagem.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER RIMAS; Desenvolver agilidade e concentração no campo da escrita; Trabalhar a linguagem escrita, ortografia e vocabulário; Produzir um texto poético;

5 Conteúdos: Conceituais: Ortografia e vocabulário; Texto poético e rimas; Procedimentais: - Elaboração de combinados para a brincadeira; -Realização da brincadeira; -Produção de texto com ilustração acerca da brincadeira; Atitudinais; Esforço, atenção, perspicácia e espírito de equipe;

6 Motivação (síncrese)  Escuta da música “Aquarela” e leitura do texto da música, chamando atenção para o texto poético; Desenvolvimento (análise)  - Elaboração das regras e combinados para a brincadeira; apresentação da brincadeira “Rima com Rima” (segue em anexo); realização da brincadeira; Atividade final (síntese)  Produção de um poema, utilizando algumas palavras que apareceram na brincadeira;

7 SOM; -CD; PAPEL; LÁPIS;

8 Inicial: Observação da participação na motivação e na escuta da música; Formativa: Observação no conhecimento prévio sobre o assunto e na capacidade de seguir regras e combinados; Final: Observação no texto produzido e na participação coletiva da construção da atividade. Auto avaliação da aula.

9  Essa atividade é válida no sentido de ser lúdica e exigir além dos conteúdos conceituais, também os procedimentais e atitudinais.  Ela também traz claramente a forma de avaliação a ser utilizada os meios de avalição, dessa forma as crianças retomarão os conteúdos propostos com clareza nos objetivos facilitando o entendimento da mesma.

10  QUEIROZ, Tânia Dias, MARTINS, João Luis. Pedagogia Lúdica: jogos e brincadeiras de A a Z. São Paulo: Rideel, 2002.

11 Anexo:


Carregar ppt "Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google