A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É FILOSOFIA?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É FILOSOFIA?."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É FILOSOFIA?

2 Aristóteles: Os homens são levados a filosofar em virtude do “espanto” que sentem , quando, face aos acontecimentos do mundo, ignoram as suas causas. Tháuma não significa apenas espanto: Indica o assombro atônito face ao que é estranho, imprevisível, horrendo, monstruoso.

3 Se não se conhecem as causas do que acontece – se o que acontece não cabe na explicação do mundo que o homem de vez em quando possui – então, o acontecimento das coisas é inquietante e torna-se a fonte de todo o terror e de toda a angústia e, também, de toda dor, porque o sofrimento é insuportável quando não é explicável.

4 Aristóteles quer dizer que a filosofia nasce do terror provocado pela imprevisibilidade do devir da vida. Conhecendo as causas do devir, a filosofia torna previsível o imprevisível, insere-o na explicação estável do sentido do mundo e, assim, aponta o remédio contra o terror da vida.

5 Filosofia Corpo de conhecimentos constituído a partir de um esforço que o ser humano faz para compreender o seu mundo e dar-lhe sentido, um significado compreensivo. Conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade que lhe oferece um direcionamento para sua ação, um rumo a seguir.

6 Todos tem uma forma de compreender o mundo
Todos tem uma forma de compreender o mundo. Este é uma necessidade natural do ser humano, pois ninguém pode agir no “escuro”, sem saber para onde vai e porque vai. Só se pode agir a partir de um esclarecimento do mundo e da realidade.

7 Três esferas da existência:
Em síntese: a filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Três esferas da existência: Prática produtiva Prática social Prática simbolizadora

8 A existência humana, a partir do momento em que vai se tornando especificamente humana, se desenvolve em três dimensões: Prática produtiva: É a esfera das relações de troca que o homem estabelece coma a natureza, sem a qual não poderia existir.

9 O homem é uma parte da natureza e para sobreviver, física e biologicamente, precisa manter com ela um fluxo contínuo de trocas de elementos, sobre tudo sob a forma de alimentação e de respiração.

10 Para retirar da natureza esses elementos, o homem intervém sobre ela, agindo sobre seus processos, modificando-a, adaptando-a às suas necessidades. Essa atividade é o trabalho, prática produtiva através da qual provê os meios de sua subsistência.

11 Prática social: Essa atividade não pode se reduzir a uma prática individual. O homem sozinho não consegue prover sua subsistência. Ao mesmo tempo que produzem seus bens naturais eles passam a se organizar de maneira sistemática, estruturada: eles instalam o modo social de viver, superando o modo gregário de ajuntamento dos animais.

12 Prática simbolizadora: Mas ocorre ainda a instauração de uma terceira dimensão, intrinsecamente vinculada às duas primeiras: ao mesmo tempo em que produzem e se organizam socialmente, os homens desenvolvem, na sua subjetividade, uma representação simbólica das condições de sua existência.

13 Pela prática simbolizadora da consciência, eles criam conceitos e valores mediante os quais representam e avaliam essa realidade social e econômica.

14 Filosofia: É uma reflexão:
Radical: vai da raiz do problema Rigorosa: Usa um método racional De conjunto: Vê o problema no seu todo.


Carregar ppt "O QUE É FILOSOFIA?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google