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Diretrizes Nacionais Curriculares. Introdução A proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais de Computação foi sistematizada em 1999, como resultado.

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1 Diretrizes Nacionais Curriculares

2 Introdução A proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais de Computação foi sistematizada em 1999, como resultado das contribuições recebidas em decorrência do Edital Nº 4/SESu e das discussões realizadas no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no Seminário da Comissão de Especialistas, consultores da SESu, realizado em Belo Horizonte, em agosto de 1998, e em eventos científicos da área. Em 2010 foi constituído um Grupo de Trabalho para avaliar e atualizar o material e obter eventuais contribuições adicionais.

3 Introdução O Grupo foi composto pelos Professores Daltro José Nunes (UFRGS), Marcelo Walter (UFRGS, Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação - SBC), Mirela Moura Moro (UFMG, Diretora de Ensino da SBC), Maria Izabel Cavalcanti Cabral (UFPB e UNIPÊ), Jorge Luis Nicolas Audy (PUC-RS), Roberto da Silva Bigonha (UFMG). Colaboraram também diretamente com o trabalho os Professores José Carlos Maldonado (UFSCar, Presidente da SBC) e Murilo da Silva Camargo (UnB e SESu/MEC).

4 Dos Benefícios para a Sociedade dos Cursos de Bacharelado e de Licenciatura Os computadores têm um papel fundamental na sociedade. Estão presentes, na Educação, nas comunicações, na saúde, na gestão, nas artes e na pesquisa. Hoje, praticamente, todos os dispositivos elétricos incorporam um processador. A invenção do computador no século 20 é um evento único em um milênio comparável, em importância, ao desenvolvimento da escrita ou da imprensa.

5 Os Benefícios para a Sociedade dos Cursos de Licenciatura em Computação Os cursos de Licenciatura em Computação têm como objetivo principal preparar professores para formar cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver e, prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global e que contribuam para promover o desenvolvimento econômico e social de nosso País. A introdução do pensamento computacional e algorítmico na educação básica fornece os recursos cognitivos necessários para a resolução de problemas, transversal a todas as áreas do conhecimento.

6 Da Metodologia de Ensino A metodologia de ensino deve ser centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiada no professor como facilitador do processo de ensino aprendizagem. O professor deve fortalecer o trabalho extraclasse como forma de o aluno aprender a resolver problemas, aprender a aprender, tornar- se independente e criativo. O professor deve mostrar, ainda, as aplicações dos conteúdos teóricos, ser um mediador, estimular a competição, a comunicação, provocar a realização de trabalho em equipe, motivar os alunos para os estudos e orientar o raciocínio e desenvolver as capacidades de comunicação e de negociação.

7 Perfil dos Egressos do Curso de Computação Licenciatura Ciência da Computação, Matemática e Educação Interdisciplinaridade Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais Interação humano-computador Investigação científica Desenvolvimento de processos de orientação Motivação Estimulação da aprendizagem

8 Carga Horaria É determinado o mínimo de 3.000 horas para os cursos na área de Computação e Informática e para o de Sistemas de informação. Entretanto, a fim de explicitar sua aplicação concomitante aos cursos de bacharelado nessas áreas, debates e estudos propuseram a carga horária mínima dos referidos cursos de 3.200 horas Exceto para o curso de bacharelado em Sistemas de Informação que permanece com a antiga carga horária. A carga horária da licenciatura deve cumprir o determinado pela Resolução CNE/CP Nº 2/2002, associada ao Parecer CNE/CP nº 28/2001.

9 Atividades complementares As atividades complementares são componentes curriculares que têm como objetivo principal enriquecer expandir o perfil do egresso com atividades que privilegiem aspectos diversos da sua formação, incluindo atividades desenvolvidas fora do ambiente acadêmico. Tais atividades constituem instrumental importante para o desenvolvimento pleno do aluno, servindo de estímulo a uma formação prática independente e interdisciplinar, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho.

10 Estagio Supervisionado um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades. Trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política. constitui-se numa atividade centrada no homem como ser ativo e capaz de fazer a articulação entre a teoria e a prática, entre o saber e o fazer. O estágio deve ainda, possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais imprescindíveis à sua formação.

11 Objetivo do estágio supervisionado Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem; Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada; Estimular o desenvolvimento do espírito científico, através do aperfeiçoamento profissional;

12 Organização do estágio supervisionado Distribui-se ao longo de quatro períodos: Estágio Supervisionado I – Observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. Estágio Supervisionado II e III – fase de execução: prática de sala de aula. Estágio Supervisionado IV – neste estágio será elaborado e desenvolvido um projeto de extensão para a comunidade.

13 Trabalho de conclusão de curso é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior técnico. a TCC é encarada como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.

14 Escolha do tema do TCC O tema deve ser procurado através de perguntas. Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.

15 Tipos de TCC Estudo de caso Revisão da bibliografia Pesquisa de recepção Projeto arquitetônico e/ou urbanístico Plano de Negócio

16 Acompanhamento e Avaliação A implementação e o desenvolvimento do projeto pedagógico dos cursos de graduação na área da Computação devem ser institucionalmente acompanhados e permanentemente avaliados, com vistas a verificar o atendimento dos objetivos estabelecidos nos projetos pedagógicos e permitir os ajustes necessários ao seu aperfeiçoamento.

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18 Acompanhamento e avaliação Acompanhamento contínuo Pode basear em auto avaliação e no relato das experiências de seus ex alunos. O processo de avaliação dos cursos pode ser nutrido com informações sobre o desempenho nas atividades profissionais ou por comparação com ex alunos de mesmo perfil, de outras instituições.

19 Acompanhamento e avaliação Objetivo: encontrar pontos fracos do ponto de vista da qualidade, como também suas potencialidades. As avaliações devem ser feitas por comissões de especialistas de alto nível, preferencialmente avaliadores externos às Instituições. Os relatórios das comissões devem ser claros, precisos e objetivos

20 Competências e habilidades Identificar problemas que tenham solução algorítmica Conhecer os limites da computação Resolver problemas usando ambientes de programação Tomar decisões e inovar Compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema Gerir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais Avaliar criticamente projetos de sistemas de computação Adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho Ler textos técnicos na língua inglesa Empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional

21 Conteúdos Curriculares para todos os cursos de Bacharelado e Licenciatura: sistemas operacionais; compiladores; engenharia de software; interação humano-computador; redes de computadores; sistemas de tempo real; inteligência artificial e computacional; processamento de imagens; computação gráfica; banco de dados; dependabilidade; segurança; multimídia; sistemas embarcados; processamento paralelo; processamento distribuído; robótica; realidade virtual; automação; novos paradigmas de computação; matemática discreta; estruturas algébricas; matemática do contínuo [cálculo, álgebra linear, equações diferenciais, geometria analítica; matemática aplicada (séries, transformadas), cálculo numérico]; teoria dos grafos; análise combinatória; probabilidade e estatística; pesquisa operacional e otimização; teoria da computação; lógica; algoritmos e complexidade; linguagens formais e autômatos; abstração e estruturas de dados; fundamentos de linguagens (sintaxe, semântica e modelos); programação; modelagem computacional; métodos formais; análise, especificação, verificação e testes de sistemas; circuitos digitais; arquitetura e organização de computadores; avaliação de desempenho; ética e legislação; empreendedorismo; computação e sociedade; filosofia; metodologia cientifica; meio ambiente; fundamentos de administração; fundamentos de economia.

22 Conteúdos Curriculares dos cursos de Licenciatura em Computação Educação assistida por computador; Estudo e desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à educação; Adaptação e personalização de sistemas de avaliação de aprendizagem assistidas por computador; Produção de materiais instrucionais; Aprendizagem colaborativa assistida por computador; Ambientes virtuais de aprendizagem; Arquiteturas de software educativo; Avaliação de software e hardware educativo; Inteligência artificial aplicada à educação; Métodos e padrões para artefatos educacionais; Métodos e processos de engenharia de software aplicados ao desenvolvimento de ambientes educacionais; Modelagem cognitiva aplicada à educação; Suporte computacional à aprendizagem organizacional; Tecnologias wireless, móvel e ubíqua para a aprendizagem; Interação humano computador de software educativo; Web semântica e ontologias na educação; Métricas de métodos e técnicas de educação assistida por computador; Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano; Didática para o ensino de computação; Filosofia da educação, sociologia da educação;

23 Projeto Pedagógico de Curso A organização curricular deve estabelecer: 1º a coexistência de relações entre teoria e pratica; 2º as condições para efetiva conclusão do curso; 3º a educação fixada do curso e regime acadêmico a ser adotado. As Instituições devem selecionar conteúdos básicos e tecnológicos, comuns a todos os cursos, bem como conteúdos básicos e tecnológicos específicos para compor o projeto de formação, definindo autonomamente os graus de abrangência e de profundidade consistentes com o perfil, as competências e as habilidades especificadas para os egressos, com base nessas Diretrizes.

24 Projeto Pedagógico de Curso em Computação Licenciatura UnB

25 Apresentação O PPC Novo propõe uma atualização curricular do curso de graduação em Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília visando adequar o currículo à legislação em vigor e promover melhorias discutidas por docentes do Departamento de Ciência da Computação (CIC).

26 UnB Objetivos : Desenvolve atividades de ensino em grau superior, formando profissionais e pesquisadores qualificados; Realiza pesquisas e estimula atividades criadoras nas ciências, nas letras e nas artes; Estende o ensino e a pesquisa à comunidade, oferecendo cursos e serviços especiais e colocando-se como um agente de melhoria das condições de vida da população; Compromete-se com o estudo e com busca de soluções de problemas que afligem os cidadãos brasileiros.

27 Missão: Ser uma instituição inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, espeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social. Visão de Futuro: Estar entre as melhores universidades do Brasil, inserida internacionalmente, com excelência em gestão de processos que fortaleça o ensino, pesquisa e extensão.

28 Cic Missão: Contribuir para o avanço do estado da arte e formação de recursos humanos de excelência em Computação, capazes de pesquisar, aplicar e criar novos conhecimentos e tecnologias para promover o bem estar e o desenvolvimento social. Visão de Futuro: Centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão em Computação, com uma equipe motivada e coesa, com visibilidade nacional e internacional, e infraestrutura adequada ao desenvolvimento de suas atividades, oferecendo formação acadêmica de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

29 Pessoal O Departamento de Ciência da Computação conta com a colaboração de docentes, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviço e estagiários. O CIC conta atualmente com 48 docentes, Do corpo docente atual, 44 são doutores, 3 estão em doutoramento e 1 é mestre. No Departamento há três docentes titulares. A fim de subsidiar suas decisões, o Colegiado do CIC conta com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) como órgão consultivo.

30 Perfil do Profissional Licenciado em Informática Disseminação da informática na sociedade Trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas Atuação no ensino profissionalizante O caráter altamente dinâmico da área e a impossibilidade de aquisição de recursos materiais e humanos de forma a acompanhar esse ritmo Conjunto de conhecimentos básicos e em diversas áreas temáticas que congregam disciplinas optativas

31 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem e do curso Certamente, um dos pontos que fortalecem um Projeto Pedagógico de Curso de Graduação refere-se ao sistema de avaliação e de orientação dos estudantes de graduação. O sistema de avaliação deve ser articulado com os princípios do Plano Anual de Atividades (PDI do Curso) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Indicadores de eficiência e eficácia devem ser desenvolvidos por meio de um modelo de Avaliação Formativa e Avaliação Somativa, as quais atenderão, respectivamente, à implementação e ao acompanhamento em caráter permanente do PPC do Curso.

32 Organização administrativa e acadêmica Coordenação Acadêmica: Representa a Direção do Campus em assuntos relacionados às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; servir de ligação entre Campus, Reitoria e Pró-Reitorias. Coordenação Administrativa: Auxiliar o Diretor do Campus no exercício de suas funções administrativas, especialmente no que concerne à realização e acompanhamento das atividades de finanças, contabilidade, patrimônio, infraestrutura, prestação de contas e gestão de pessoas.

33 A infraestrutura física

34 Curso de Licenciatura em Computação Criado em 1997 como Licenciatura em Informática Reformulado em 2002 para o formato atual Equilibrio entre teoria e prática Ajustado às demandas do Distrito Federal Formação interdisciplinar entre computação e educação Atende às Resoluções do CNE, às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura da UnB, ao Regimento Geral da UnB e ao Currículo de Referência da SBC para Licenciaturas em Computação Perfil do Egresso completamente aderente ao recomendado pelas diretrizes curriculares dos cursos de Computação e Formação de Professores para a Educação Básica

35 Competencias e habilidades Especificar os requisitos pedagógicos na interação humano-computador; Especificar e avaliar softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em Educação à Distância; Projetar e desenvolver softwares e hardware educacionais e para Educação à Distância em equipes interdisciplinares; Atuar junto ao corpo docente das Escolas nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação; Produzir materiais didáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino aprendizagem; Administrar laboratórios de informática para fins educacionais; Atuar como agentes integradores promovendo a acessibilidade digital; Atuar como docente com a visão de avaliação crítica e reflexiva; Propor, coordenar e avaliar, projetos de ensino-aprendizagem assistidos por computador que propiciem a pesquisa.

36 Exigências do Núcleo Básico Comum dos Cursos de Licenciatura da UnB 405 horas (27 créditos) de prática como componente curricular 405 horas (27 créditos) de estágio curricular supervisionado 1.800 horas (120 créditos) de conteúdos curriculares de natureza científica 200 horas (14 créditos) de atividades complementares

37 Duração, Turno e Distribuição de Carga de Disciplinas total de 203 créditos (3.045 horas) - Módulo Integrante. 145 créditos (2.175 horas) em disciplinas obrigatórias (cerca de 70%) 58 créditos (870 horas) em disciplinas optativas (aproximadamente 30%) 24 créditos (360 horas) em disciplinas de módulo livre 14 créditos (210 horas) em atividades complementares mínimo de 8 e máximo de 12 semestres Período noturno Áreas de formação: Básica, Tecnológica e Complementar

38 Bibliografia Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. MEC 2012 Projeto de Curso Licenciatura em Informática. UnB 1996 Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Computação Noturno 2014 Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC (Ecivaldo de Souza Matos)


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