A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental

2 “Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar?” (...) “Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”. Carlos Drummond de Andrade

3 IDEB 2009 – Minas Gerais: 1º lugar no Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental IDEB 2009 – Minas Gerais: 1º lugar no Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental Atingimos a meta prevista para 2011

4 “Toda vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno”. Maslow Uma DINÂMICA Todo recomeçar traz TEMORES ESPERANÇAS e

5 “Excelência não é um lugar aonde você chega. Excelência é um horizonte”. Mário Sérgio Cortella As AVALIAÇÕES das atividades desenvolvidas no PIP até 2010 trouxeram importantes conclusões para orientar as ações de 2011. Alguns pontos relevantes propostos

6 PIP – Algumas ações propostas para 2011: Consolidar o Programa de Intervenção Pedagógica / Alfabetização no Tempo Certo e ampliar suas ações para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ampliar e reorganizar as Equipes Regionais e Central do PIP para atendimento às Escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental e estabelecer estratégias de ação. Continuar o trabalho de transformação na sala de aula, capacitando o professor diretamente, de forma presencial, incluindo as redes municipais. Consolidar o trabalho integrado entre Analistas e Inspetores Escolares da Equipe Regional no atendimento pedagógico às Escolas e Secretarias Municipais de Educação. Elaborar um Plano de Ação conjunto SRE/SEE para direcionar a realização do trabalho das Equipes Regional e Central, garantindo o seu monitoramento.

7 PIP – Algumas ações propostas para 2011: Orientação, acompanhamento e atendimento diferenciado aos alunos com desempenho abaixo do nível recomendável, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Capacitação de Diretores e Especialistas das Escolas Públicas para melhoria da gestão pedagógica. Consolidar as ações de análise dos resultados das Avaliações Externas do PROALFA e do PROEB para subsidiar os trabalhos das Equipes Regional e Central. Reformular e retomar a Ferramenta de Monitoramento Online (FMO), para que, efetivamente, seja um instrumento de gerenciamento do PIP e demais projetos da SEE. Promover a articulação entre as Subsecretarias da SEE e Superintendências da SB e melhorar o nível de articulação entre os Projetos da SEE / SB desenvolvidos nas Escolas.

8 Articulação das propostas com as prioridades da SEE – 2011 - 2014 Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio

9 Consolidar o PIP e AMPLIAR as estratégias de Ação para os Anos Finais do Ensino Fundamental CONSOLIDAR O PIP1 / ATC Nossos desafios Diretrizes de Ação.Continuar melhorando os resultados do PROALFA (3º ano), do PROEB (5º ano) e do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Expandir a influência do PIP / ATC para a rede municipal.Reforçar o trabalho no Ciclo da Alfabetização (1º e 2º anos) e manter o foco no 3º ano.Aprofundar o trabalho no Ciclo Complementar com foco no 5º ano.Incluir a Matemática e demais conteúdos curriculares no PIP / ATC.Expandir efetivamente o PIP para a rede municipal.Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos

10 As metas para o PROALFA – 2011 - 2014

11 AMPLIAR o PIP para os Anos Finais do Ensino Fundamental Nossos desafios Diretrizes de Ação.Melhorar os resultados do PROEB (9º ano) e do IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental.Criar as Equipes Central e Regional do PIP / CBC capacitando-as para atuar nas escolas de anos finais do Ensino Fundamental em trabalho integrado com o PIP / ATC.Definir as estratégias de trabalho das Equipes do PIP / CBC.Atuar nos anos finais do Ensino Fundamental com foco no 6º e 9º anos.Manter a ênfase em leitura e escrita com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.Articular com as redes municipais.Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos METAS PROEB – 2011 - 2014: aguardar

12 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA  Atingir a sala de aula onde acontecem os processos de ensino e de aprendizagem  Melhorar o desempenho dos alunos: foco em resultados  Estreitar o espaço entre a SEE/SRE/SME e ESCOLAS por meio do trabalho conjunto das Equipes Regional e Central Ações chaves que visam, no final: “Com nossas almas as escolas voarão. Precisamos dar as nossas almas às nossas escolas” Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação

13 Importante para o sucesso do trabalho do PIP em 2011: integração de saberes e esforços Capacitação dos agentes educacionais envolvidos Capacitação dos agentes educacionais envolvidos Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SRE EQUIPE REGIONAL PIP/ATC/CBC SEE EQUIPE CENTRAL PIP/ATC/CBC PAV PRO-CIÊNCIA PROETI EVCA Planejamento Conjunto SEE / SRE Planejamento Conjunto SEE / SRE Temáticas Educacionais e sociais Projeto Incluir GDP/E.F PEAS/E.F

14 “A primeira pessoa a ter qualidade para fazer qualidade é você mesma. Você tem que ser o exemplo.” Áurea Castilho “Uma instituição é como uma canção; não é formada por sons individuais mas pelas relações entre eles.” Drucker

15 “Aprender a CONVIVER é saber manter um olhar crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre os outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações”. João Batista Libâneo Lição primeira de CONVIVÊNCIA: - A TOLERÂNCIA

16 Porque... Líderes comprometidos são fundamentais para o sucesso da implementação de um Programa, pois: Inspiram uma visão comum Influenciam e capacitam outros a agirem Dão o exemplo, são éticos Tocam os corações

17 O Papel das Equipes Central e Regional do PIP Ação Articulada e Integrada: COMO? SEE/ PIP/ATC/CBC SRE/ PIP/ATC/CBC (Analistas/Professores + Inspetores Escolares) ESCOLAS ALUNOS

18 Agenda de trabalho da Equipe Central na SRE Reunião com a Direção da SRE para alinhamento da agenda da Semana. Reunião com a Equipe Regional ( Analistas e Inspetores) Visita às Escolas Estaduais em conjunto com a Equipe Regional com foco nas escolas estratégicas Feedback ao final da semana à Equipe Gestora da SRE. Sugestão de agenda de trabalho da Equipe Regional Participar das reuniões mensais com a Equipe Central Visitar semanalmente as escolas estaduais estratégicas sob sua responsabilidade e quinzenal ou mensalmente as demais escolas. Participar de reuniões quinzenais ou mensais com a Direção da DIRE e Coordenação PIP/CBC para estudos e partilha de conhecimento Realizar estudos internos semanalmente Preencher e elaborar relatórios

19 Princípios e pressupostos para o trabalho educacional no Ensino Fundamental  Educação com qualidade social:.relevante.pertinente.equitativa  Assegurar ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola  Reduzir evasão, retenção e distorção idade/ano de escolaridade  Assegurar o percurso contínuo da aprendizagem dos alunos (princípio da continuidade), de modo especial nos três anos iniciais Resolução CNE/CEB nº07 de 14/12/10 Responsabilidade dos sistemas de ensino, escolas e professores com o apoio das famílias e comunidade escolar

20 “As condições para a conquista são sempre simples. Só devemos trabalhar um tempo, (...) crer sempre e Retroceder, jamais”. Sêneca “Espero de vocês: entusiasmo, compromisso e que, nas dificuldades, não nos esqueçamos de que estamos enviando ao futuro correspondências... E que esperamos respostas”. Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação


Carregar ppt "Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google