Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLetícia Damásio Cesário Alterado mais de 8 anos atrás
1
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental
2
“Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar?” (...) “Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”. Carlos Drummond de Andrade
3
IDEB 2009 – Minas Gerais: 1º lugar no Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental IDEB 2009 – Minas Gerais: 1º lugar no Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental Atingimos a meta prevista para 2011
4
“Toda vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno”. Maslow Uma DINÂMICA Todo recomeçar traz TEMORES ESPERANÇAS e
5
“Excelência não é um lugar aonde você chega. Excelência é um horizonte”. Mário Sérgio Cortella As AVALIAÇÕES das atividades desenvolvidas no PIP até 2010 trouxeram importantes conclusões para orientar as ações de 2011. Alguns pontos relevantes propostos
6
PIP – Algumas ações propostas para 2011: Consolidar o Programa de Intervenção Pedagógica / Alfabetização no Tempo Certo e ampliar suas ações para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ampliar e reorganizar as Equipes Regionais e Central do PIP para atendimento às Escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental e estabelecer estratégias de ação. Continuar o trabalho de transformação na sala de aula, capacitando o professor diretamente, de forma presencial, incluindo as redes municipais. Consolidar o trabalho integrado entre Analistas e Inspetores Escolares da Equipe Regional no atendimento pedagógico às Escolas e Secretarias Municipais de Educação. Elaborar um Plano de Ação conjunto SRE/SEE para direcionar a realização do trabalho das Equipes Regional e Central, garantindo o seu monitoramento.
7
PIP – Algumas ações propostas para 2011: Orientação, acompanhamento e atendimento diferenciado aos alunos com desempenho abaixo do nível recomendável, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Capacitação de Diretores e Especialistas das Escolas Públicas para melhoria da gestão pedagógica. Consolidar as ações de análise dos resultados das Avaliações Externas do PROALFA e do PROEB para subsidiar os trabalhos das Equipes Regional e Central. Reformular e retomar a Ferramenta de Monitoramento Online (FMO), para que, efetivamente, seja um instrumento de gerenciamento do PIP e demais projetos da SEE. Promover a articulação entre as Subsecretarias da SEE e Superintendências da SB e melhorar o nível de articulação entre os Projetos da SEE / SB desenvolvidos nas Escolas.
8
Articulação das propostas com as prioridades da SEE – 2011 - 2014 Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio
9
Consolidar o PIP e AMPLIAR as estratégias de Ação para os Anos Finais do Ensino Fundamental CONSOLIDAR O PIP1 / ATC Nossos desafios Diretrizes de Ação.Continuar melhorando os resultados do PROALFA (3º ano), do PROEB (5º ano) e do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Expandir a influência do PIP / ATC para a rede municipal.Reforçar o trabalho no Ciclo da Alfabetização (1º e 2º anos) e manter o foco no 3º ano.Aprofundar o trabalho no Ciclo Complementar com foco no 5º ano.Incluir a Matemática e demais conteúdos curriculares no PIP / ATC.Expandir efetivamente o PIP para a rede municipal.Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos
10
As metas para o PROALFA – 2011 - 2014
11
AMPLIAR o PIP para os Anos Finais do Ensino Fundamental Nossos desafios Diretrizes de Ação.Melhorar os resultados do PROEB (9º ano) e do IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental.Criar as Equipes Central e Regional do PIP / CBC capacitando-as para atuar nas escolas de anos finais do Ensino Fundamental em trabalho integrado com o PIP / ATC.Definir as estratégias de trabalho das Equipes do PIP / CBC.Atuar nos anos finais do Ensino Fundamental com foco no 6º e 9º anos.Manter a ênfase em leitura e escrita com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.Articular com as redes municipais.Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos METAS PROEB – 2011 - 2014: aguardar
12
O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Atingir a sala de aula onde acontecem os processos de ensino e de aprendizagem Melhorar o desempenho dos alunos: foco em resultados Estreitar o espaço entre a SEE/SRE/SME e ESCOLAS por meio do trabalho conjunto das Equipes Regional e Central Ações chaves que visam, no final: “Com nossas almas as escolas voarão. Precisamos dar as nossas almas às nossas escolas” Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação
13
Importante para o sucesso do trabalho do PIP em 2011: integração de saberes e esforços Capacitação dos agentes educacionais envolvidos Capacitação dos agentes educacionais envolvidos Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SRE EQUIPE REGIONAL PIP/ATC/CBC SEE EQUIPE CENTRAL PIP/ATC/CBC PAV PRO-CIÊNCIA PROETI EVCA Planejamento Conjunto SEE / SRE Planejamento Conjunto SEE / SRE Temáticas Educacionais e sociais Projeto Incluir GDP/E.F PEAS/E.F
14
“A primeira pessoa a ter qualidade para fazer qualidade é você mesma. Você tem que ser o exemplo.” Áurea Castilho “Uma instituição é como uma canção; não é formada por sons individuais mas pelas relações entre eles.” Drucker
15
“Aprender a CONVIVER é saber manter um olhar crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre os outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações”. João Batista Libâneo Lição primeira de CONVIVÊNCIA: - A TOLERÂNCIA
16
Porque... Líderes comprometidos são fundamentais para o sucesso da implementação de um Programa, pois: Inspiram uma visão comum Influenciam e capacitam outros a agirem Dão o exemplo, são éticos Tocam os corações
17
O Papel das Equipes Central e Regional do PIP Ação Articulada e Integrada: COMO? SEE/ PIP/ATC/CBC SRE/ PIP/ATC/CBC (Analistas/Professores + Inspetores Escolares) ESCOLAS ALUNOS
18
Agenda de trabalho da Equipe Central na SRE Reunião com a Direção da SRE para alinhamento da agenda da Semana. Reunião com a Equipe Regional ( Analistas e Inspetores) Visita às Escolas Estaduais em conjunto com a Equipe Regional com foco nas escolas estratégicas Feedback ao final da semana à Equipe Gestora da SRE. Sugestão de agenda de trabalho da Equipe Regional Participar das reuniões mensais com a Equipe Central Visitar semanalmente as escolas estaduais estratégicas sob sua responsabilidade e quinzenal ou mensalmente as demais escolas. Participar de reuniões quinzenais ou mensais com a Direção da DIRE e Coordenação PIP/CBC para estudos e partilha de conhecimento Realizar estudos internos semanalmente Preencher e elaborar relatórios
19
Princípios e pressupostos para o trabalho educacional no Ensino Fundamental Educação com qualidade social:.relevante.pertinente.equitativa Assegurar ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola Reduzir evasão, retenção e distorção idade/ano de escolaridade Assegurar o percurso contínuo da aprendizagem dos alunos (princípio da continuidade), de modo especial nos três anos iniciais Resolução CNE/CEB nº07 de 14/12/10 Responsabilidade dos sistemas de ensino, escolas e professores com o apoio das famílias e comunidade escolar
20
“As condições para a conquista são sempre simples. Só devemos trabalhar um tempo, (...) crer sempre e Retroceder, jamais”. Sêneca “Espero de vocês: entusiasmo, compromisso e que, nas dificuldades, não nos esqueçamos de que estamos enviando ao futuro correspondências... E que esperamos respostas”. Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.