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REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.

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2 REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S. UNIMED LIMEIRA

3 Em Maio/2015 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, lançaram o Projeto Parto Adequado (PPA) este acordo visa criar e implementar uma iniciativa-piloto em busca de identificar modelos inovadores de atenção ao parto, baseados nas melhores evidências científicas disponíveis e com viabilidade no setor suplementar. INTRODUÇÃO

4 Após a adesão a Unimed Limeira está sendo capacitada e acompanhada e para aumentar o índice de partos normais uma das propostas foi a adesão ao curso de gestantes, visto que o período gestacional é repleto de dúvidas e anseios, sendo pertinente empoderar as gestantes e família para o parto vaginal seguro. INTRODUÇÃO

5 Justifica-se essa tendência mundialmente reconhecida, pois a metodologia orienta todos os profissionais envolvidos no processo de atendimento ao binômio durante o pré-natal, parto e puerpério.

6 Garantir o parto seguro e aumentar o desejo do parto vaginal com o curso de gestantes. OBJETIVO

7 Utilizamos a ciência da melhoria, frente ao Diagrama Direcionador (DD) como método para reestruturar o curso e encantá-las para o parto vaginal, discutimos possíveis melhorias e direcionamos a aula sobre gestação, tipos de parto para enfermeira coordenadora do centro obstétrico, além de orientações quanto a exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico. MÉTODO

8 DIAGRAMA DIRECIONADOR

9 Temos mantido uma média 33 gestantes e acompanhantes/mês em 5 encontros de quinta-feira e sábado com a equipe multidisciplinar. RESULTADOS 1° EncontroPsicólogo Enfermeira Obstetra Abertura do Curso Psicologia na Gravidez e no do Parto. Modificações na gestação, desenvolvimento gestacional, tipos de parto e apresentação do PPA. 2° EncontroFonoaudióloga Nutricionista Orientações sobre o desenvolvimento auditivo do bebê Orientações sobre aspectos alimentares durante a gestação e no pós parto. 3º EncontroMédica PediatraOrientações sobre o aleitamento materno. 4° EncontroMédica PediatraOrientações sobre cuidados com o bebê. 5° EncontroEnfermeira Fisioterapeuta Terapeuta Ocupacional Pai na sala de parto. A importância do fortalecimento do assoalho pélvico e Shantala. Orientações sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 1 ano.

10 A reestruturação iniciou em junho/2015, sendo adotadas as seguintes medidas: ao final de cada aula aplicamos uma pesquisa de satisfação para avaliar o desempenho dos palestrantes; sobre gestação e tipos de parto, onde se questiona o parto que a gestante deseja; orientamos quanto ao uso do mobilograma, divulgamos o depoimento das gestantes que teve parto vaginal e é oferecido uma visita monitorada à Ala de Parto Adequado. RESULTADOS Gráfico 1: Nº de participantes e Satisfação com o curso de gestantes.

11 RESULTADOS FOTO CURSO DE GESTANTES Gráfico 2: Parto que a gestante deseja - curso de gestantes.

12 A Unimed Limeira se preocupa com o desejo da gestante e busca a sua satisfação plena durante o atendimento prestado, o parto é um processo natural e fisiológico e deve ocorrer o menor número de intervenções possíveis. Através da análise dos dados evidenciamos que desde o início da implantação dobramos o número de partos vaginais, demonstrando que gradativamente e com as devidas indicações obstétricas, o parto vaginal ganha espaço na instituição. RESULTADOS Gráfico 3: Nº de partos vaginais. Fonte: IHI.

13 RESULTADOS O trabalho de conscientização e empoderamento inicia-se no pré-natal, a interação entre médico e paciente é de extrema importância e o curso de gestante agrega valores para demonstrar os benefícios do parto vaginal.

14 RESULTADOS

15 A adesão ao PPA melhorou a qualificação da equipe, revisamos a nossa prática frente ao cuidado durante todo o ciclo gravídico-puerperal. Evidenciamos que a mudança no curso não onerou à instituição e trouxe resultados positivos, troca de experiências, preparo e autoconfiança, investindo na educação em saúde. CONCLUSÃO

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANS. Projeto Parto Adequado. http://www.ans.gov.br/prestadores/projeto-parto-adequado. http://www.ans.gov.br/prestadores/projeto-parto-adequado Santos, M R C; Zellerkraut, H; Oliveira, L R. Curso de orientação à gestação: repercussões nos pais que vivenciam o primeiro ciclo gravídico. O Mundo da Saúde São Paulo 2008; 32(4): 420-429. Acesso em: 09 de março de 2016. http://www.saocamilo- sp.br/pdf/mundo_saude/65/02_Curso_baixa.pdfhttp://www.saocamilo- sp.br/pdf/mundo_saude/65/02_Curso_baixa.pdf

17 Jaqueline Teles Darós Coordenador de Processos coordenador.processos@unimedlimeira.com.br OBRIGADA!!!


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