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PublicouLorenzo Caiado Coradelli Alterado mais de 8 anos atrás
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BPR-5 Compilação: Rita Gonzales
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BPR-5 Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD) construída por Almeida (1986, 1988) que, por sua vez, originou-se dos Testes de Raciocínio Diferencial de Meuris (1969) A BPR-5 foi criada para suprir uma carência de instrumentos de avaliação de aptidões, no Brasil Os testes tradicionalmente utilizados para a avaliação das aptidões eram a Bateria CEPA e o DAT, já desatualizados
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BPR-5 utilidade A BPR-5 mostra-se útil em diferentes áreas de atuação psicológica: Psicodiagnóstico Seleção Orientação profissional Orientação escolar
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BPR-5 utilidade e descrição do material A BPR-5 é um instrumento considerado eficiente e rápido para avaliação simultânea do raciocínio geral e das aptidões A Bateria é organizada em duas formas (A e B), com cinco subtestes cada, com o mesmo número de itens descritos em seguida
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BPR-5 utilidade e descrição do material A Forma A da Bateria aplica-se aos estudantes da 6ª à 8ª série do ensino fundamental A Forma B aplica-se aos estudantes da primeira à terceira série do ensino médio As formas A e B compartilham itens para que no futuro possam ser feitos estudos de equiparação das notas
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BPR-5 descrição do material A BPR-5 é composta de cinco subtestes: Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Prova composta por 25 itens (19 são comuns às Formas A e B) de conteúdo abstrato, envolvendo analogia com figuras geométricas, ou seja: A : B // C : (A,B,C,D,E) Tempo limite: 12 minutos
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Composta por 25 itens (18 são comuns às Formas A e B), envolvendo analogia como na prova de raciocínio abstrato, contudo entre palavras A relação analógica existente entre um primeiro par de palavras deverá ser descoberta e aplicada de forma que identifique a quarta palavra entre as cinco alternativas de resposta que mantenha a mesma relação com uma terceira apresentada Tempo limite: 10 minutos
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B), nos quais existem séries de cubos tridimensionais em movimento Os movimentos podem ser constantes, por exemplo, sempre para a direita, ou alternados, por exemplo, para esquerda e para cima
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo limite: 18 minutos Descobrindo-se o movimento, por meio da análise das diferentes faces, deve escolher-se entre as alternativas a representação do cubo que se seguiria se o movimento fosse aplicado ao último cubo da série
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo limite: 18 minutos Prova composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B) na forma de séries de números lineares ou alternadas, em que o sujeito deve descobrir qual a relação aritmética que rege as progressões nas séries e aplicá-la respondendo quais seriam os dois últimos números que completam a série
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo limite: 15 minutos Prova composta por 25 itens (19 comuns às Formas A e B) constituída por gravuras que retratam um problema e opções de resposta. As questões são compostas por problemas práticos que envolvem conteúdos físico- mecânicos. A resposta é dada escolhendo-se entre as alternativas de resposta aquela que melhor responde à questão proposta pelo problema
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BPR-5 descrição do material Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo = 18 minutos Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Tempo = 10 minutos Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Tempo = 12 minutos Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo = 15 minutos Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo = 18 minutos
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BPR-5 descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Extensão do vocabulário Capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Capacidade de estabelecer relações abstratas em situações novas para as quais se possui pouco conhecimento previamente aprendido
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BPR-5 descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Conhecimento prático de mecânica e física (adquirido principalmente em experiências cotidianas e práticas) Capacidade de integrar as informações em textos com a figura descritiva da situação-problema Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Capacidade de visualização, isto é, de formar representações mentais visuais e manipulá-las, transformando-as em novas representações
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BPR-5 descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Capacidade de raciocinar indutiva e dedutivamente com símbolos numéricos em problemas quantitativos Conhecimento de operações aritméticas básicas
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BPR-5 Interpretação O escore geral (EG-4 ou EG-5) fornece dados sobre: Serão encontrados escores em cada uma das cinco provas e um escore geral A capacidade geral de raciocínio analítico para resolver problemas relativamente novos nos quais a solução depende minimamente de estratégias automáticas anteriormente aprendidas A capacidade de manusear mentalmente um grande número de elementos de informação A capacidade de planejar e executar efetivamente uma estratégia analítica-sintética de raciocínio diante de situações em que é necessário levar em consideração múltiplas variáveis
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BPR-5 Interpretação Os escores nas cinco provas, além do significado geral fornecido pelo escore geral, indicam: Capacidades específicas vinculadas ao tipo de representação mental proeminente em cada prova Um resultado alto em uma das provas marcadamente diferenciado dos outros pode sinalizar uma especialização no conteúdo específico avaliado pela prova na qual se observou tal elevação
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BPR-5 Pressupostos A BPR-5 pretende avaliar a capacidade de raciocínio dos indivíduos, fortemente associado ao fator g, recorrendo a provas de conteúdo diverso Devemos lembrar que Spearman (1927) considera que toda a atividade intelectual exprime-se em um fator geral (g), comum a toda a atividade mental, e um fator específico (s) associado a tarefas individualizadas
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BPR-5 Pressupostos A partir dessa perspectiva, o fator g define-se pela conjugação de três operações mentais: a apreensão da informação, a edução de relações e a edução de correlatos (generalização) O fator g é definido como a capacidade básica do indivíduo de estabelecer relações ou a capacidade para pensar abstratamente (Almeida, 1994; Ribeiro, 1998)
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BPR-5 Pressupostos Carrol (1993) estudou quase todas as principais propostas de análise fatorial sobre a inteligência, publicados nas décadas de 20 a 80. Esse estudo resultou no modelo hierárquico de três estratos Os estratos representam níveis de generalidade das habilidades. Os fatores do primeiro estrato são mais específicos e organizam-se em sete fatores de segunda ordem mais abrangentes
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BPR-5 Pressupostos Os fatores de segunda ordem se associam aos seguintes fatores: Raciocínio – inteligência fluida - Gf Linguagem – inteligência cristalizada - Gc Memória e aprendizagem – Gsm Percepção visual – Gv Percepção auditiva – Ga Recuperação de idéias – Glr Velocidade de processamento cognitivo - Gs
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BPR-5 Pressupostos Os fatores de segunda ordem relacionam-se entre si, dando origem ao estrato III, próximo ao que Spearman (1927) chamou de inteligência geral A ordem que os fatores aparecem indica a associação com o fator geral g: A inteligência fluida é a mais próxima do fator g e a velocidade de processamento cognitivo, a mais distante
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BPR-5 correlação com o estudo de Carrol (1993) Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Associa-se à inteligência fluida e à inteligência cristalizada, definida como a extensão e profundidade do conhecimento verbal vocabular e a capacidade de raciocinar utilizando conceitos previamente aprendidos Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Associa-se principalmente à inteligência fluida definida como a capacidade de raciocinar em situações novas, criar conceitos e compreender implicações
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BPR-5 correlação com o estudo de Carrol (1993) Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Associa-se, em parte, à inteligência fluida mas, principalmente, à capacidade de processamento visual definida como a habilidade de representar e manipular imagens mentais Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Associa-se à inteligência fluida e, em parte, à habilidade quantitativa, definida como a compreensão de conceitos quantitativos básicos, como soma, subtração, multiplicação e divisão e manipulação de símbolos numéricos Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Associa-se, em parte, à inteligência fluida e aos conhecimentos práticos mecânicos
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BPR-5 Caso RM Resultados no BPR- 5: Informações gerais sobre o sujeito: 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada PROVAACERTOSEPNPERCENTIL RA 18110 75 RV 23146 99 RM 11105 63 RE 584 14 RN 11103 58 G 68104 61
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BPR-5 Caso RM Seu desempenho supera 61% das pessoas com o mesmo nível de escolaridade com as quais seu desempenho foi comparado. Esse resultado sugere uma capacidade dentro das expectativas para resolver problemas relativamente novos os quais requerem a análise de informações apresentadas pela situação-problema, o relacionamento dessas informações, a criação de novas concepções abstratas e a dedução de respostas para o problema a partir dessas concepções A avaliação das capacidades cognitivas por meio da BPR-5 sugere que RM demonstrou possuir uma capacidade geral média
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BPR-5 Caso RM Em relação ao perfil de capacidades específicas RM apresentou um perfil que sugere um importante desenvolvimento diferencial das capacidades cognitivas, indicando uma forte especialização em seu desenvolvimento cognitivo. O perfil nas habilidades específicas apresenta um marcado contraste entre as provas RV e RE O desempenho geral sugere também capacidade média de planejamento e execução de estratégia analítica de raciocínio em situações nas quais é necessário o manuseio mental de um grande número de informações
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BPR-5 Caso RM Por outro lado, apresentou dificuldades em problemas que requerem a visualização, isto é, a formação e manipulação de representações mentais visuais. Tal especialização pode sugerir uma maior inclinação para as disciplinas da área de humanas que requerem maior raciocínio verbal e menor inclinação para as disciplinas da área de exatas. Esta informação merece ser considerada nos planejamentos futuros sobre a carreira profissional RM demonstrou possuir capacidade muito superior à média em estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais e conhecimento vocabular muito acima da expectativa para pessoas com o mesmo nível escolar (desempenho superior a 99% do grupo de referência)
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