A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Conclusão de Curso

2 Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.

3 Monografia Estrutura geral: Introdução Revisão da literatura Resultados e discussão

4 Monografia Estrutura retórica da introdução: 1. Estabelecer um território 2. Estabelecer um tópico 3. Apresentar objetivos e hipóteses 4. Discutir a metodologia 4. Apresentar a organização do trabalho

5 Monografia Dicas para redigir a introdução: Seja simples e direto O leitor tem que entender o contexto e a base do seu trabalho Diga claramente o que você fez e por que isso vale a pena

6 Monografia metodologia: Descrever o método de coleta e análise dos dados e os materiais e procedimentos usados para chegar aos resultados, com maior ou menor detalhamento, dependendo do objeto de estudo.

7 Monografia Estrutura retórica da revisão da literatura: Situando a pesquisa: 1A: Estabelecer interesse profissional no tópico 1B: Fazer generalizações do tópico

8 Monografia Estrutura retórica da revisão da literatura: Situando a pesquisa: 1A: Estabelecer interesse profissional no tópico 1B: Fazer generalizações do tópico 2A: Citar pesquisas prévias 2B: Estender pesquisas prévias 2C: Contra-argumentar pesquisas prévias 2D: Indicar lacunas em pesquisas prévias

9 Artigo/Monografia Características lingüísticas da revisão da literatura: os verbos de citação 4 situações: 1. Coelho (2000) mostra que... 2. Esse modelo foi desenvolvido por Coelho (2000). 3. Vários estudos na literatura usam modelos similares.... 4. Os resultados indicam que o modelo é eficaz...

10 Artigo/Monografia Tipos de verbos: 1. De atividade experimental 2. De atividade discursiva

11 Artigo/Monografia Tipos de verbos: 1. De atividade experimental 1.1 de procedimento: categorizar, conduzir, correlacionar, comparar, avaliar, usar, examinar, etc. 1.2. De objetividade: encontrar, observar, obter. 1.3. De efeito: mostrar, demonstrar, relevar, estabelecer.

12 Monografia Tipos de verbos: 2. De atividade discursiva 2.1 de incerteza: estimar, hipotetizar, predizer, propor sugerir, indicar

13 Monografia Tipos de verbos: 2. De atividade discursiva 2.2 de certeza: apresentar suporte/fundamentação, citar/fornecer evidência documentar, repostar, referir, notar

14 Monografia Estrutura retórica de Resultados e Discussão: 1. Recapitulação de informação metodológica 2. Declaração dos resultados 3. Avaliação da descoberta 4. Generalização 5. Resumo 6. Conclusão

15 Monografia Estrutura retórica de Resultados e Discussão: FunçãoVerbos Apresentar resultados Discutir resultados Obter, encontrar, descobrir, identificar, observar, notar Revelar, mostrar, ilustrar, indicar, comprovar, demonstrar, sugerir

16 Como escrever: o estilo A escrita científica privilegia a ordem direta, a objetividade, a clareza e a concisão.

17 Como escrever: o estilo Evite períodos longos, eliminando o excesso de pronomes e subordinadas.

18 Como escrever: o estilo Não se deixe contagiar pelo estilo dos autores que você está estudando.

19 Como escrever: o estilo Prefira a linguagem referencial à linguagem figurada.

20 Como escrever: o estilo Defina sempre um termo ao introduzi-lo pela primeira vez.

21 Como escrever: o estilo Defina sempre um termo ao introduzi-lo pela primeira vez. Regra geral: definir todos os termos técnicos usados como categorias-chave em nosso discurso.

22 Como escrever: o estilo Eu ou nós? “o artigo que citei anteriormente...” “o artigo que citamos anteriormente...”

23 Como escrever: o estilo Eu ou nós? Pode-se evitar o pronome pessoal recorrendo a expressões mais impessoais: “cabe, pois, concluir que...” “parece mais acertado que...” “é lícito supor...” “ao exame deste texto supõe-se que...” “o artigo citado anteriormente..”

24 Como escrever: o estilo Nunca use artigo antes de nome próprio. Duas exceções: 1. quando o nome próprio indica um manual célebre, uma obra de consulta ou um dicionário: Ex. “segundo o Aurélio” 2. Quando, numa resenha, citam-se estudiosos menores ou pouco conhecidos Ex.: “ comentam a esse propósito o Silva e o Cunha” OU “como comenta Raimundo Silva”

25 Como escrever: o estilo Não aportuguese jamais os nomes próprios estrangeiros: Ex.: Jean-Paul Sartre / João Paulo Sartre José de Alencar / Giuseppe de Alencar

26 Como escrever: o estilo Exceções: 1. Nomes gregos e latinos como Platão, Virgílio, Horácio, etc. 2. Sobrenomes estrangeiros em caso de tradição consagrada, como Lutero, Confúcio, Tomás de Aquino, etc.

27 Como escrever: o estilo Não forneça referências e fontes para noções de conhecimento geral: Ex.: “Napoleão que, como informa Ludwig, morreu em Santa Helena...” “O tear mecânico que, como disse Marx, assinalou o advento da revolução industrial”

28 Referências: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 18 ed. Editora perspectiva, São Paulo: 2002. MOTTA-ROTH, D. (org..) Redação acadêmica: princípios básicos. 3. Ed. Santa Maria: UFSM, Imprensa Universitária, 2003 PLATÃO SAVIOLI, F.; FIORIN, J. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1990. SANTOS, Antônio R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.


Carregar ppt "Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google