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PublicouGuilherme de Lacerda Santana Alterado mais de 8 anos atrás
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UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Princípios do SUS UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
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UNIVERSALIDADE A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito. Neste sentido, o acesso às ações e serviços deve ser garantido independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
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EQUIDADE O objetivo da equidade é diminuir desigualdades. Equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
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INTEGRALIDADE O princípio da integralidade significa considera a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Por isso deve-se integrar as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação e promover a articulação com outras políticas públicas.
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DEFINIÇÃO DO SUS As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II Atendimento integral III Participação da Comunidade
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LEIS ORGÂNICAS 8.080 de 19 de setembro de dispõe sobre as condições para a organização e o funcionamento dos serviços 8142 de 28 de dezembro de dispõe sobre a participação da comunidade e das transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde
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ARTIGO 35 DA LEI 8080 50% - Número da população
50% - Perfil demográfico da região, Perfil Epidemiológico, Característica da rede de serviços, Desempenho técnico, econômico e financeiro do período anterior, Níveis de participação do setor saúde nos orçamentos municipais e estaduais, Previsão de investimentos e Ressarcimento de atendimentos a serviços prestados para outras esferas de governo.
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NORMAS OPERACIONAIS JANEIRO DE 1991 NOB-SUS 01/91
FEVEREIRO DE 1992 NOB-SUS 01/92 MAIO DE NOB-SUS 01/93 AGOSTO DE NOB-SUS 01/96 JANEIRO DE NOAS 01/2001
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NOB 91 Normatiza o SIH/SUS e SIA/SUS
Define o quantitativo de AIH para os estados Define os critérios de transferências da UCA aos estados e municípios
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NOB 91 - INSTRUMENTOS Conselhos de saúde Fundos de saúde
Consórcios intermunicipais Relatório de gestão Programação e Orçamentação Planos de Aplicação Prestação de Contas
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NOB 92 INÍCIO DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA
PRECURSORA DO DOCUMENTO “OUSADIA DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI”
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NOB 93 - TIPOS DE GESTÃO INCIPIENTE PARCIAL SEMIPLENA
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NOB 93 - RESPONSABILIDADES
AUTORIZA, CADASTRA E CONTRATA PROGRAMA, AUTORIZA AIH E PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS CONTROLA E AVALIA GERENCIA REDE PÚBLICA DESENVOLVE AÇÕES DE VIGILÂNCIA E SAÚDE DO TRABALHADOR RECEBE DIFERENÇA ENTRE TETO E SERVIÇOS PRESTADOS
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NOB 93 - REQUISITOS Manifestar à Bipartite interesse em assumir responsabilidades Conselho Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Encaminhar à Bipartite proposta de incorporação das unidades estaduais e federais Médico para emissão de AIH e mais
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NOB 96 - TIPOS DE GESTÃO GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA
GESTÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL
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TETOS FINANCEIROS TFG, TFA, TFGE, TFVS, TFECD,TFGM, TFAM, TFAE
FAE, IVR, FIDEPS, IVHE, IVISA, PBVS Incentivo ao PSF e ao PACS
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NOAS 2001 - TIPOS DE GESTÃO GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA AMPLIADA
GESTÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL
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NOAS INSTRUMENTOS REGIONALIZAÇÃO - Elaboração do PDR - Plano Diretor de Regionalização Ampliação das ações básicas: controle de tuberculose, eliminação de hanseníase, controle de hipertensão arterial, controle de diabetes, saúde da criança, saúde da mulher e saúde bucal
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EMENDA CONSTITUCIONAL 29/2000
ASSEGURA PERCENTUAIS MÍNIMOS A SEREM APLICADOS PELOS MUNICÍPIOS, ESTADOS E UNIÃO UNIÃO: ACRÉSCIMO DE 5% AO ORÇAMENTO EXECUTADO DE 1999 ESTADOS: 12% ATÉ 2004 MUNICÍPIOS: 15% ATÉ 2004
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