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Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:

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1 Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta: “a que fatores você atribui o sucesso de sua empresa?”

2 Por que é importante que a empresa tenha princípios Cria um diferencial competitivo; Agiliza o processo decisório; Orienta o comportamento organizacional; Orienta o recrutamento, a seleção e o treinamento da equipe; Possibilita constante avaliação.

3 SERÁ!!!! Um número exagerado de princípios pode dificultar a utilização prática dos princípios? Os princípios só serão úteis se forem efetivamente praticados por todos na empresa? Para que sejam praticados, os princípios devem ser assimilados por quem? Os princípios devem ser poucos e redigidos de forma clara e concisa? Alguns temas são mais aplicáveis a certos tipos de empresas em função do setor em que atuam?

4 TENDÊNCIAS RELEVANTES PARA O SÉCULO XXI Globalização da concorrência Capital intelectual valendo mais do que o capital financeiro Vistualização do mundo Diferenciação pela inovação Tempo valendo mais do que o dinheiro Crescente consciência ambiental Padronização de produtos Concentração de empresas Crescente violência social Aumento do trabalho sem vínculo empregatício Aumento da informalidade nas empresas Crescente desregulamentação Valorização do indivíduo Valorização da qualidade de vida

5 Análise do ambiente “-Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer uma centena de combates; - Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota; -Se não nos conhecemos nem ao inimigo, perderemos todas as batalhas.” Sun Tzu A Arte da Guerra

6 Por que é importante analisar o ambiente “Saber quais são as megatendências e acompanhá- las de perto é hoje um requisito essencial a todos aqueles que buscam excelência de resultados e não somente sobrevivência”. (John Naisbitt) “Em épocas turbulentas as empresas não podem pressupor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. Pelo contrário, devem administrar visando mudanças que representem oportunidades e ameaças”. (Peter Drucker) “As mudanças são a única certeza que temos” (Alvin Toffler)

7 Por que é importante analisar o ambiente Porque a análise ambiental alimenta a dinâmica do processo de planejamento estratégico Porque a análise ambiental sintoniza a empresa com o futuro Porque a análise ambiental orienta a definição e atualização da visão, dos objetivos e das estratégias competitivas

8 Como analisar e monitorar o ambiente 1ª Etapa: definir a abrangência do ambiente: levando em conta o negócio, a missão e os princípios da empresa, além do horizonte do plano estratégico 2ª Etapa: Definir o que analisar do ambiente: –Quem é mesmo o nosso cliente? –Quais são os nossos concorrentes? –Quais são os públicos relevantes de nossa empresa? –Quais são as nossas competências competitivas? –Como funciona a cadeia de agregação de valor da nossa empresa?

9 Como analisar e monitorar o ambiente Como funciona a cadeia de agregação de valor da empresa? –Quem lidera, quem dita o ritmo e direciona a cadeia de agregação de valor? –O atual posicionamento competitivo da empresa na cadeia de agregação de valor é o mais estratégico? –Qual seria o melhor posicionamento? –Podemos e devemos mudar? –Ou devemos sair?

10 Definir o cenário de referência para a empresa Quem será nosso cliente no futuro? Quais serão os nossos concorrentes no futuro? Como funcionará a nossa cadeia de agregação de valor no futuro? Que competência competitiva precisaremos desenvolver para ter sucesso no futuro? Levantar as informações relevantes sobre a empresa (perfil competitivo da empresa – p.208/209) Descrever o resultado da análise do ambiente Criar o radar do ambiente (manter-se ligado no ambiente).

11 Os públicos relevantes da empresa Empresa Clientes Fornecedores Equipe Governo Mídia Concorrentes Distribuidores Acionistas Comunidade Outros

12 A análise ambiental Ambiente Interno (SWOT) Pontos fortes Pontos fracos Ambiente Externo Situações Favoráveis Situações Desfavoráveis FOCO: Realizar a Visão

13 SWOT e análise de cenários Situações Favoráveis Pontos Fortes Situações Desfavoráveis Pontos Fracos OPORTUNIDADES AMEAÇAS AÇÕESAÇÕES AÇÕESAÇÕES AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO

14 Esquema para formulação de cenários

15 Construção de cenários A base para a construção de cenários é a análise SWOT O cenário é uma previsão do futuro baseada em fatos e dados (não é chute) O cenário deve ter no mínimo uma página e no máximo duas (a capacidade de síntese é importante) Todo cenário deve ser escrito com o verbo no futuro Todo cenário deve culminar com as estratégias que serão implementadas para aproveitar bem as oportunidades e neutralizar as ameaças identificadas na análise SWOT Cada estratégia deverá gerar ações que a viabilizem Todo cenário deve ser consistente com as políticas e normas práticas adotadas pela empresa As ações propostas no cenário e derivadas das estratégias devem ser factíveis de serem implementadas (não vale sonhar)

16 Diferenças entre Missão e Visão MISSÃOVISÃO Inclui o NegócioÉ o que se “idealiza” no Negócio É a “partida”É aonde vamos É a “Carteira de Identidade” da empresaÉ o “passaporte” para o futuro Identifica “quem somos”Projeta “quem desejamos ser” Dá o rumo à empresaEnergiza a empresa É orientadoraÉ inspiradora Foco do presente para o futuroFocalizada no futuro Vocação para a “eternidade”É mutável, conforme os desafios

17 Como definir a Visão da empresa Definida e focada no futuro; Permite administrar a continuidade e a mudança ao mesmo tempo; Deve ser clara (entendida de imediato) e inspiradora, levando a equipe a concentrar todos os talentos e recursos na efetivação do futuro visualizado.

18 Estratégias para tornar realidade sua Visão Motivar a equipe Ser criativo Explicitar a visão Divulgar a visão Criar comprometimento Ser flexível Ser persistente

19 Objetivos Detalham e quantificam a visão; Orientam o processo decisório; Fundamentam a avaliação de desempenho; Orientam o Plano de Investimentos; Atraem e mantêm talentos; Levantam uma “bandeira”; Tiram a empresa da “zona de conforto”; Orientam a formulação das estratégias.

20 Indicadores de Desempenho Crescimento; Participação de mercado; Produtividade; Qualidade (interna e externa): –Satisfação da equipe –Satisfação do cliente –Certificação ISO –Premiação


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