A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/2011 - Inventário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/2011 - Inventário."— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/2011 - Inventário de Materiais - Tipos de Estoque 6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO

2 Inventário de Materiais / Tipos de Estoque Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre2

3 Inventário Inventário de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa. Inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra. Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre3

4 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre4 Enquanto que a contabilidade financeira utiliza normas que permitem ao público externo fazer comparações entre diversas empresas, para a contabilidade de custos a função interna para uma organização possui muito mais flexibilidade adequando-se às necessidades da empresa. O inventário das empresas de manufatura, distribuidores, e vendedores por atacado geralmente encontram-se reunidos em depósitos ou almoxarifados. Quanto menos eficaz o sistema de controle interno, mais importante será a execução de inventários físicos na data do Balanço. Empresas que tem bons controles analíticos de estoques podem adotar o sistema de contagens rotativas, isto é, contagens feitas durante o ano, cobrindo maior relevância e com uma freqüência menos os de pequena importância.

5 Tipos de Inventário de Materiais Inventário Contábil – feito por meio das contas nos controles de estoque, somando-se as entradas e subtraindo-se as saídas. Pode ser efetuado de duas maneiras: - Periodicamente - Permanente. Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre5

6 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre6 Inventário Físico – consiste na determinação das quantidades estocadas através de medição e da contagem em determinada época. Em geral, é o final do ano, mas pode também se estender durante todo o ano. O Inventário Físico é elemento de controle básico para a gestão da produção e para a gestão financeira. Pode ser: - Rotativo – consiste na determinação de uma ordem de prioridades entre os itens a serem inventariados e a determinação das épocas respectivas. - Permanente.

7 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre7 As organizações de manufatura normalmente dividem seus produtos em inventário em: Matéria-prima - materiais e componentes a serem utilizados na fabricação de um produto. Material em processo (WIP: work in process) - materiais e componentes que já começaram a sua transformação para um produto acabado. Produto acabado - produto pronto para a venda ao consumidor. Produtos para revenda.

8 Tipos de Estoque Estoques cíclicos Os estoques cíclicos existem somente, e tão somente, porque a produção ou compra de material se dá em lotes, ou bateladas, que proporcionam economias que compensam os custos associados à manutenção deste tipo de estoque. Geralmente, não vale a pena ligar uma grande máquina para produzir apenas uma ou algumas poucas peças. Em muitos casos, além da economia obtida na produção e transporte, também é possível obter descontos por quantidade, o que reforça os motivos para a produção ou compra em lotes e a conseqüente manutenção deste tipo de estoque. Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre8

9 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre9 Os estoques cíclicos costumam ser classificados como sendo de natureza determinística por considerarem que o suprimento e a demanda vão se manter constantes e invariáveis ao longo do tempo.

10 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre10 Estoque de segurança Os estoques de segurança visam a proporcionar um certo nível de atendimento exigido, neutralizando os riscos impostos pela possível flutuação do suprimento ou da demanda. Em outras palavras, a organização conta com estoque adicional para compensar um eventual atraso na produção, na entrega, ou mesmo um aumento inesperado na demanda. Os estoques de segurança levam em consideração a probabilidade de as incertezas acontecerem, por esta razão, são classificados como de natureza probabilística.

11 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre11 Estoques sazonais Estoques sazonais podem ser necessários para atender a períodos de sazonalidade, tanto da demanda pelo produto acabado como da oferta de matéria-prima. Em muitas ocasiões, a demanda anual não ocorre de forma linear ao longo dos meses. Por outro lado, as indústrias têm a tendência de produzir uma quantidade relativamente constante de produtos por mês. Assim, nos meses de baixa demanda, podem ser formados estoques de produtos acabados para atender os períodos de alta demanda. Esses estoques são enominados de estoques sazonais.

12 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre12 A sazonalidade pode envolver também a matéria-prima. Quando isto ocorre, torna-se necessário estabelecer estoques sazonais para garantir a disponibilidade da matéria-prima no momento em que for demandada ou descasar a produção da demanda para aproveitar a abundância de matéria-prima em determinadas épocas do ano, que não são as mesmas em que o produto final é consumido. Um bom exemplo disto é o de empresas do ramo alimentício que adquirem uma quantidade maior de matéria-prima na safra (pico da sazonalidade da oferta) para garantir o suprimento à fabrica no período da entressafra (pico da sazonalidade da demanda).

13 Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre13 Síntese Nesta aula, vimos como definir e caracterizar um Inventário de Materiais e os Tipos de Estoque, apresentando o meio para o seu gerenciamento. Desta forma, concluímos as atividades propóstas para o curso de Administração da Produção I, sendo que os mesmos assuntos serão utilizados como base para o curso de Administração da Produção II no próximo semestre.


Carregar ppt "Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/2011 - Inventário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google