A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA."— Transcrição da apresentação:

1 I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA Ç ÃO PARA A PROCURA ) FORMA Ç ÃO INTEGRAL  CORPO E ESP Í RITO (FOR Ç A, LEALDADE, BONDADE, CORAGEM) / DISCUSSÃO, PERSUASÃO)

2 ESPARTA ) EDUCAR A VIVER PELO ESTADO E PARA O ESTADO (SENTIDO POLÍTICO-MILITAR ) ATENAS ) LIBERDADE PESSOAL ) IDEAL DE FORMAÇÃO  O CIDADÃO: RAZÃO E PALAVRA AUTÔNOMA / INTELIGÊNCIA CRÍTICA (CONSTRUTOR DA CULTURA) ) O SABER COMO OBJETO DE DISCUSSÃO / PROBLEMATIZAÇÃO

3 1) FILÓSOFOS  MARCAM A BUSCA PELA ORIGEM E O FUNDAMENTO DAS COISAS (ESSÊNCIA DAS COISAS) 1.1)SOFISTAS  PASSAGEM DA EXPLICA Ç ÃO MITOL Ó GICA PARA A RACIONAL (CENTRO DE INTERESSE É O HOMEM, A MORAL E A POL Í TICA)  CURR Í CULO:GRAM Á TICA  RET Ó RICA  DID Á TICA  ARIT M É TICA, GEOMETRIA, ASTRONOMIA, M Ú SICA  PROT Á GORAS; “ O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS ” – ATIVIDADE: COMENTE A FRASE.

4 1.2)SÓCRATES(470-391AC)  PRIMEIRA OBRIGAÇÃO “CONHECER A SI MESMO”  ”SÓ SEI QUE NADA SEI” ) O FIM DA EDUCA Ç ÃO  É DESENVOLVER A CAPACIDADE DE CONHECER E APRECIAR A VERDADE ) (ID É IAS E VALORES UNIVERSAIS) / FORMA Ç ÃO MORAL E PR Á TICA DAS VIRTUDES ) M É TODO  O EDUCADOR É ORIENTADOR/MEDIADOR NA BUSCA DA VERDADE (IRONIA E MAIÊUTICA) - VER O ALUNO COMO SUJEITO. ) OBJETIVO: CONHECER O BEM E PRATICAR O BEM (FILOSOFIA A SERVI Ç O DO HOMEM)

5 1.3)PLATÃO(428 – 347 AC): O PODER PELA INTELIGÊNCIA E NÃO PELA RIQUEZA OU FORÇA  EVOLUÇÃO COLOCA OUTROS PROBLEMAS AO HOMEM: DECIDIR, GOVERNAR, PENSAR  ALEGORIA DA CAVERNA: O HOMEM ACORRENTADO.  AS PESSOAS NÃO NASCEM IGUAIS: EDUCAR SEGUNDO AS DIFEREN Ç AS (ESTADO):  AT É OS 20 ANOS  (DESCOBRIR “ ALMAS DE BRONZE ” );  MAIS 10 ANOS  (DESCOBRIR “ ALMAS DE PRATA ” e “ ALMAS DE OURO ” )  TAREFA DO EDUCADOR  LEVAR O ALUNO A DESCOBRIR ID É IAS E VERDADES QUE ESTÃO EM SEU INTERIOR  RECORDAR

6 1.4)ARISTÓTELES(384–322 AC) -“NADA ESTÁ NA INTELIGÊNCIA QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS”  AS ID É IAS ESTÃO NAS COISAS  FUN Ç ÃO DA EDUCA Ç ÃO: ATUALIZAR AS POTENCIALIDADES HUMANAS // DISCIPLINAR OS INSTINTOS // APRENDE-SE POR IMITA Ç ÃO (DESENVOLVER H Á BITOS)  M É TODO: REPETI Ç ÃO (VIRTUDE E CONHECIMENTO): EXPOSI Ç ÃO  RETEN Ç ÃO  EXERC Í CIOS  REQUISITOS EDUCACIONAIS:  DISPOSI Ç ÕES NATURAIS // MEIOS NECESS Á RIOS

7 II) IDEAL ROMANO DE HOMEM  HUMANISTA (RACIONAL: PENSAMENTO E EXPRESSÃO)  RESPONSABILIDADE FAMILIAR (  MULHER (FALAR, ESCREVER  PAI – A PARTIR DO 7 ANOS: SERVIR À P Á TRIA E AOS DEUSES).  SURGIMENTO DO PEDAGOGO (ESCRAVO GREGO OU ESCRAVO LIBERTO)  SURGIMENTO DA ESCOLA ELEMENTAR (FUTUROS ADMINISTRADORES DA CIDADE)  1) C Í CERO (106 – 43 AC): PROT Ó TIPO DO ORADOR (ZELO PELA VIRTUDE, PELO ESTADO)  FILSOOFIA, CULTURA GERAL, JUR Í DICA, LITERATURA, TEATRO  RESPEITO AO CAR Á TER DE CADA UM (PREOCUPA Ç ÃO PSICOL Ó GICA)

8 2) SÊNECA ( 4 AC – 65 DC): EDUCA Ç ÃO É FUN Ç ÃO DO ESTADO  INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO.  REPETI Ç ÃO E PR Á TICA CONSTANTE  DOMINAR PAIXÕES (BEM VIVIER E BEM MORRER). 3) QUINTILIANO ( 35 – 95 DC) : FOCO NA IDIVIDUALIDADE  PREOCUPA Ç ÃO T É CNICA E PR Á TICA  ALFABETIZA Ç ÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA E ESCRITA  RECREA Ç ÃO – L Ú DICO – PARCERIA(TRABALHO EM GRUPO)

9 III) IDEAL MEDIEVAL  HOMEM DE FÉ CULTURA MEDIEVAL: ELEMENTOS GRECO-ROMANOS E GERMÂNICOS (ASPECTO RELIGIOSO E NATURALISTA) 1) O SABER A SERVI Ç O DAS VERDADE DA F É :  PROTE Ç ÃO CONTRA OS B Á RBAROS E INVA Ç ÕES MU Ç ULMANAS  RURALIZA Ç ÃO (SOCIEDADE ARISTOCR Á TICA)  RELIGIÃO (ELEMENTO INTEGRADOR) SE APROXIMA DO ESTADO.  CULTURA NOS MOSTEIROS : ESCOLAS PERTO DOS MOSTEIROS E CATEDRAIS (CATECUMENATOS)  PRIVIL É GIO DO LER E ESCREVER  -  CARGOS P Ú BLICOS  REDUTO DA CIÊNCIA – MONOP Ó LIO DO CONHECIMENTO (BILBIOTECAS /ESTUDOS / PESQUISAS /EDITORAS)

10 2) ESCOLA CAROL Í NGIA - REFORMA DO ENSINO  CARLOS MAGNO ( ESCOLA PALATINA) (ALCU Í NO): REESTRUTURA Ç ÃO DAS ESCOLAS MONACAIS, CATEDRAIS E AS PAROQUIAIS.  SETE ARTES LIBERAIS  TRIVIUM (GRAM Á TICA, RET Ó RICA, DIAL É TICA)  QUADRIVIUM (GEOMETRIA, ARITM É TICA, ASTRONOMIA E M Ú SICA)

11 3) ALTERAÇÕES NAS ESTRUTURAS SOCIAIS A PARTIR DAS CRUZADAS (ENFRAQUECIMENTO DO PODER DOS NOBRES-FEUDOS / SURGIMENTO DA BURGUESIA  NECESSIDADE DE UM NOVA ESCOLA).  ESCOLA BURGUESA (MUNICIPAIS): MAIS PR Á TICA (? COM É RCIO EXIGIA CONHECER....) //  BUSCA OS MESTRES NA PR Ó PRIA CIDADE  FORTE A QUALIFICA Ç ÃO ARTESANAL E PROFISSIONAL (APRENDIZ – COMPANHEIRO – OFICIAL - MESTRE)

12 4) PATRÍSTICA E ESCOLÁSTICA  CRISTIANISMO COMO ELEMENTO UNIFICADOR (ADAPTAÇÃO DO TESOURO GRECO-ROMANO AO PENSAMENTO CRISTÃO).  PATR Í STICA: DEFESA DOS DOGMAS DA F É E RELIGIÃO / COMBATER HERESIAS /CONVERTER  AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430)  INSPIRADO EM PLATÃO CRIA A TEORIA DA ILUMINA Ç ÃO.  FUN Ç ÃO DO EDUCADOR: RECONHECER DEUS COMO Ú LTIMO FIM.

13 ESCOLÁSTICA: ALIANÇA ENTRE FÉ E RAZÃO  TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274): FUNDAMENTA-SE EM ARISTÓTELES  AFIRMA AS VERDADES DA FÉ A AS DA NATUREZA  DEUS É O VERDADEIRO MESTRE (MODELO) // PARTIR DO LUGAR DO EDUCANDO // ATUALIZAÇÃO DE POTENCIALIDADES // FORMAR O HOMEM DE FÉ.  COMPANHIA DE JESUS (RATIO STUDIORUM: LIVROS DE ARISTÓTELES E SUMA THEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO. (  ISTO MARCARÁ PROFUNDAMENTE A CULTURA BRASILEIRA.

14 5) UNIVERSIDADES (VÁRIAS ORIGENS)  CORPORA Ç ÕES AUTÔNOMAS DE MESTRES E ALUNOS  COL É GIOS PARA ALUNOS POBRES ( ROBERTO SORBON)  N Á POLES: TEOLOGIA / FILOSOFIA/ DIREITO / MEDICINA.  VIDA DOS ALUNOS  CASTIGOS / DIAS ESCOLARES LONGOS / FOLGAS NAS FESTAS RELIGOSAS / LIVROS CAR Í SSIMOS/ Ó TIMA MEM Ó RIA


Carregar ppt "I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google