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PublicouAgustina Valente Figueiroa Alterado mais de 7 anos atrás
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I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA PREPARA Ç ÃO PARA A PROCURA ) FORMA Ç ÃO INTEGRAL CORPO E ESP Í RITO (FOR Ç A, LEALDADE, BONDADE, CORAGEM) / DISCUSSÃO, PERSUASÃO)
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ESPARTA ) EDUCAR A VIVER PELO ESTADO E PARA O ESTADO (SENTIDO POLÍTICO-MILITAR ) ATENAS ) LIBERDADE PESSOAL ) IDEAL DE FORMAÇÃO O CIDADÃO: RAZÃO E PALAVRA AUTÔNOMA / INTELIGÊNCIA CRÍTICA (CONSTRUTOR DA CULTURA) ) O SABER COMO OBJETO DE DISCUSSÃO / PROBLEMATIZAÇÃO
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1) FILÓSOFOS MARCAM A BUSCA PELA ORIGEM E O FUNDAMENTO DAS COISAS (ESSÊNCIA DAS COISAS) 1.1)SOFISTAS PASSAGEM DA EXPLICA Ç ÃO MITOL Ó GICA PARA A RACIONAL (CENTRO DE INTERESSE É O HOMEM, A MORAL E A POL Í TICA) CURR Í CULO:GRAM Á TICA RET Ó RICA DID Á TICA ARIT M É TICA, GEOMETRIA, ASTRONOMIA, M Ú SICA PROT Á GORAS; “ O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS ” – ATIVIDADE: COMENTE A FRASE.
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1.2)SÓCRATES(470-391AC) PRIMEIRA OBRIGAÇÃO “CONHECER A SI MESMO” ”SÓ SEI QUE NADA SEI” ) O FIM DA EDUCA Ç ÃO É DESENVOLVER A CAPACIDADE DE CONHECER E APRECIAR A VERDADE ) (ID É IAS E VALORES UNIVERSAIS) / FORMA Ç ÃO MORAL E PR Á TICA DAS VIRTUDES ) M É TODO O EDUCADOR É ORIENTADOR/MEDIADOR NA BUSCA DA VERDADE (IRONIA E MAIÊUTICA) - VER O ALUNO COMO SUJEITO. ) OBJETIVO: CONHECER O BEM E PRATICAR O BEM (FILOSOFIA A SERVI Ç O DO HOMEM)
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1.3)PLATÃO(428 – 347 AC): O PODER PELA INTELIGÊNCIA E NÃO PELA RIQUEZA OU FORÇA EVOLUÇÃO COLOCA OUTROS PROBLEMAS AO HOMEM: DECIDIR, GOVERNAR, PENSAR ALEGORIA DA CAVERNA: O HOMEM ACORRENTADO. AS PESSOAS NÃO NASCEM IGUAIS: EDUCAR SEGUNDO AS DIFEREN Ç AS (ESTADO): AT É OS 20 ANOS (DESCOBRIR “ ALMAS DE BRONZE ” ); MAIS 10 ANOS (DESCOBRIR “ ALMAS DE PRATA ” e “ ALMAS DE OURO ” ) TAREFA DO EDUCADOR LEVAR O ALUNO A DESCOBRIR ID É IAS E VERDADES QUE ESTÃO EM SEU INTERIOR RECORDAR
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1.4)ARISTÓTELES(384–322 AC) -“NADA ESTÁ NA INTELIGÊNCIA QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS” AS ID É IAS ESTÃO NAS COISAS FUN Ç ÃO DA EDUCA Ç ÃO: ATUALIZAR AS POTENCIALIDADES HUMANAS // DISCIPLINAR OS INSTINTOS // APRENDE-SE POR IMITA Ç ÃO (DESENVOLVER H Á BITOS) M É TODO: REPETI Ç ÃO (VIRTUDE E CONHECIMENTO): EXPOSI Ç ÃO RETEN Ç ÃO EXERC Í CIOS REQUISITOS EDUCACIONAIS: DISPOSI Ç ÕES NATURAIS // MEIOS NECESS Á RIOS
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II) IDEAL ROMANO DE HOMEM HUMANISTA (RACIONAL: PENSAMENTO E EXPRESSÃO) RESPONSABILIDADE FAMILIAR ( MULHER (FALAR, ESCREVER PAI – A PARTIR DO 7 ANOS: SERVIR À P Á TRIA E AOS DEUSES). SURGIMENTO DO PEDAGOGO (ESCRAVO GREGO OU ESCRAVO LIBERTO) SURGIMENTO DA ESCOLA ELEMENTAR (FUTUROS ADMINISTRADORES DA CIDADE) 1) C Í CERO (106 – 43 AC): PROT Ó TIPO DO ORADOR (ZELO PELA VIRTUDE, PELO ESTADO) FILSOOFIA, CULTURA GERAL, JUR Í DICA, LITERATURA, TEATRO RESPEITO AO CAR Á TER DE CADA UM (PREOCUPA Ç ÃO PSICOL Ó GICA)
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2) SÊNECA ( 4 AC – 65 DC): EDUCA Ç ÃO É FUN Ç ÃO DO ESTADO INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO. REPETI Ç ÃO E PR Á TICA CONSTANTE DOMINAR PAIXÕES (BEM VIVIER E BEM MORRER). 3) QUINTILIANO ( 35 – 95 DC) : FOCO NA IDIVIDUALIDADE PREOCUPA Ç ÃO T É CNICA E PR Á TICA ALFABETIZA Ç ÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA E ESCRITA RECREA Ç ÃO – L Ú DICO – PARCERIA(TRABALHO EM GRUPO)
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III) IDEAL MEDIEVAL HOMEM DE FÉ CULTURA MEDIEVAL: ELEMENTOS GRECO-ROMANOS E GERMÂNICOS (ASPECTO RELIGIOSO E NATURALISTA) 1) O SABER A SERVI Ç O DAS VERDADE DA F É : PROTE Ç ÃO CONTRA OS B Á RBAROS E INVA Ç ÕES MU Ç ULMANAS RURALIZA Ç ÃO (SOCIEDADE ARISTOCR Á TICA) RELIGIÃO (ELEMENTO INTEGRADOR) SE APROXIMA DO ESTADO. CULTURA NOS MOSTEIROS : ESCOLAS PERTO DOS MOSTEIROS E CATEDRAIS (CATECUMENATOS) PRIVIL É GIO DO LER E ESCREVER - CARGOS P Ú BLICOS REDUTO DA CIÊNCIA – MONOP Ó LIO DO CONHECIMENTO (BILBIOTECAS /ESTUDOS / PESQUISAS /EDITORAS)
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2) ESCOLA CAROL Í NGIA - REFORMA DO ENSINO CARLOS MAGNO ( ESCOLA PALATINA) (ALCU Í NO): REESTRUTURA Ç ÃO DAS ESCOLAS MONACAIS, CATEDRAIS E AS PAROQUIAIS. SETE ARTES LIBERAIS TRIVIUM (GRAM Á TICA, RET Ó RICA, DIAL É TICA) QUADRIVIUM (GEOMETRIA, ARITM É TICA, ASTRONOMIA E M Ú SICA)
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3) ALTERAÇÕES NAS ESTRUTURAS SOCIAIS A PARTIR DAS CRUZADAS (ENFRAQUECIMENTO DO PODER DOS NOBRES-FEUDOS / SURGIMENTO DA BURGUESIA NECESSIDADE DE UM NOVA ESCOLA). ESCOLA BURGUESA (MUNICIPAIS): MAIS PR Á TICA (? COM É RCIO EXIGIA CONHECER....) // BUSCA OS MESTRES NA PR Ó PRIA CIDADE FORTE A QUALIFICA Ç ÃO ARTESANAL E PROFISSIONAL (APRENDIZ – COMPANHEIRO – OFICIAL - MESTRE)
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4) PATRÍSTICA E ESCOLÁSTICA CRISTIANISMO COMO ELEMENTO UNIFICADOR (ADAPTAÇÃO DO TESOURO GRECO-ROMANO AO PENSAMENTO CRISTÃO). PATR Í STICA: DEFESA DOS DOGMAS DA F É E RELIGIÃO / COMBATER HERESIAS /CONVERTER AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) INSPIRADO EM PLATÃO CRIA A TEORIA DA ILUMINA Ç ÃO. FUN Ç ÃO DO EDUCADOR: RECONHECER DEUS COMO Ú LTIMO FIM.
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ESCOLÁSTICA: ALIANÇA ENTRE FÉ E RAZÃO TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274): FUNDAMENTA-SE EM ARISTÓTELES AFIRMA AS VERDADES DA FÉ A AS DA NATUREZA DEUS É O VERDADEIRO MESTRE (MODELO) // PARTIR DO LUGAR DO EDUCANDO // ATUALIZAÇÃO DE POTENCIALIDADES // FORMAR O HOMEM DE FÉ. COMPANHIA DE JESUS (RATIO STUDIORUM: LIVROS DE ARISTÓTELES E SUMA THEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO. ( ISTO MARCARÁ PROFUNDAMENTE A CULTURA BRASILEIRA.
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5) UNIVERSIDADES (VÁRIAS ORIGENS) CORPORA Ç ÕES AUTÔNOMAS DE MESTRES E ALUNOS COL É GIOS PARA ALUNOS POBRES ( ROBERTO SORBON) N Á POLES: TEOLOGIA / FILOSOFIA/ DIREITO / MEDICINA. VIDA DOS ALUNOS CASTIGOS / DIAS ESCOLARES LONGOS / FOLGAS NAS FESTAS RELIGOSAS / LIVROS CAR Í SSIMOS/ Ó TIMA MEM Ó RIA
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