A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo"— Transcrição da apresentação:

1 BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo
SENAI Unidade CETIND BEM - VINDOS !

2 Plano da Disciplina (EMENTA)
Ergonomia 60 horas Plano da Disciplina (EMENTA) Introdução a Ergonomia Noções de Fisiologia do Trabalho Estudo da Biomecânica Aplicação das Forças e Manuseio de Cargas Idade, fadiga, vigilância,acidentes e uso de EPI’s Sistema Homem-Máquina Dispositivos de controle e informações Aspectos Antropométricos Dimensionamento dos Postos de Trabalho Visão, audição, estresse ocupacional LER/DORT e Ginástica Laboral AET- Análise Ergonômica do Trabalho

3 Ergonomia

4 O que é Ergonomia? Etimologia: ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA
O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento: * Em latim: trabalho = tripalium trabalhar= tripaliare (torturar com o tripalium) * Na bíblia: “ganharás o pão com o suor de teu rosto”

5 Conceito “ A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento”. (ABERGO)

6 Conceito “Domínio de intervenção , constituído a partir de várias disciplinas científicas, cujo objetivo é estudar o trabalho a fim de adaptá-lo ao homem.” (MONTMOLLIN, 1990).

7 Histórico Surge como disciplina no período da II Guerra Mundial
A ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão dentre outros. Em 1959 foi fundada a “International Ergonomics Association” .40 países filiados e 15 mil sócios.

8 Histórico Em 31 de agosto de 1983 foi criada a ABERGO “Associação Brasileira de Ergonomia”. Em 1989 foi implantado o primeiro mestrado do país no PPGEP/UFSC.

9 Fases da Ergonomia Primeira Fase – dimensionamento de objetos, painéis, ferramentas... Segunda Fase – projetos de postos de trabalho que isolam os trabalhadores das áreas de perigo Terceira Fase – processo cognitivo

10 Botões, pedais, alavancas, painéis.
Fases da Ergonomia Fase Atuação Exemplo DIMENSIONAL Botões, pedais, alavancas, painéis. AMBIENTAL Cabines, salas, galpões, divisões, iluminação, ventilação, isolamento termo-acústico, cores nas paredes e objetos, sinalização. ORGANIZACIONAL Horários, pausas para descanso, relacionamento entre trabalhadores e chefia, sono, rodízio em tarefas repetitivas, treinamento, integração.

11 Objetivo Adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem (GRANDJEAN, 1998). Adaptar o trabalho ao homem (e não o contrário).

12 Objetivo “A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador”. (IIDA)

13 Segurança Saúde Satisfação Eficiência

14 Abordagens Ergonômicas
Ergonomia do Posto de Trabalho – Microergonomia Ergonomia de sistemas de Produção - Macroergonomia

15 Abordagem Macroergonômica
“A ergonomia é definida como desenvolvimento e aplicação da tecnologia da interface homem-máquina, em um nível macro, ou seja, em toda a organização. A ergonomia passou a participar do projeto e gerência de organizações.

16 Aspectos Ergonômicos Ergonomia Homem Máquina Ambiente Comunicação
Organização

17 Contribuição da Ergonomia
Ergonomia de Concepção Ergonomia Corretiva Ergonomia Seletiva Ergonomia de Conscientização ou Treinamento

18 Onde podemos aplicar Ergonomia?
Lar Lazer Transporte Escola TRABALHO

19 Legislação NR-17 Visa estabelecer parâmetros que permitam adaptação das condições de trabalho as características psico-fisiológicas dos trabalhadores.

20 Desenvolvimento atual da Ergonomia
Pode ser caracterizado segundo quatro níveis de exigências: As exigências tecnológicas: técnicas de produção As exigências econômicas: qualidade e custo de produção As exigências sociais: melhoria das condições de trabalho As exigências organizacionais: gestão participativa

21 Ignorar a Ergonomia? Fadiga Desconforto Acidentes
Insatisfação dos Trabalhadores

22 Benefícios Aumentos de produtividade e de qualidade;
Economia de energia; mão-de-obra, manutenção; Redução do absenteísmo devido a acidentes e doenças ocupacionais; Satisfação do trabalhador;

23 Benefícios Conforto; Aumento da motivação dos trabalhadores

24 Referências Bibliográficas
DUL, J.; WEEDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1993. IIDA, I. Ergonomia - Projeto e Produção. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1998. MINISTÉRIO DO TRABALHO. Normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. NR 17 Ergonomia. Disponível em < Acesso em: 14 de julho de 2000.

25 Referências Bibliográficas
REIS,L. CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA CONCEPÇÃO DE CENTRAIS DE ESTERILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS. Florianópolis,2000.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40


Carregar ppt "BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google