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AGENDA E ACESSO AVANÇADO

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Apresentação em tema: "AGENDA E ACESSO AVANÇADO"— Transcrição da apresentação:

1 AGENDA E ACESSO AVANÇADO
APRMFC – CURITIBA PRECEPTORES PUCPR 14/08/2014

2 WONCA Uma das 11 características proposta pela WONCA seria acessibilidade, continuidade e longitudinalidade. Favorecer que esses cuidados (de todo o ciclo de vida do paciente) sejam realizados pelo mesmo MFC ao longo de toda a vida do paciente.

3 Papel da atenção primária em um sistema de saúde reforçam a necessidade das US serem efetivamente a porta de entrada preferencial e ponto de atenção continuada para a maior parte das situações clínicas dos pacientes daquela área (Starfield, 2004).

4 4 elementos estruturais relevantes à APS:
1- acessibilidade 2- variedade de serviços 3- definição da população eletiva 4- continuidade Starfield, 2002

5 4 elementos estruturais relevantes à APS:
1- acessibilidade Localização do estabelecimento próximo da população à qual atende nos horários e dias em que está aberto para atender; O grau de tolerância para consultas não agendadas e o quanto a população percebe a conveniência destes aspectos da acessibilidade

6 Considerações Uma pessoa que não consegue atendimento na US quando precisa pode se sentir desmotivada ou com pouca confiança nessa equipe, o que leva a fragilizar o vínculo e a repensar a sua escolha numa nova situação de necessidade de saúde (SMS)

7 Acesso Avançado “fazer o trabalho de hoje, hoje”.
O tempo de espera para o atendimento é de até 48 horas. A disponibilidade da agenda aumenta. Possibilidade de ser atendido pelo mesmo médico – o que aumenta o controle e acompanhamento, além de satisfação para todos (equipe e paciente).

8 Situação adequada: População de 2.500 pacientes por equipe.
Médico atendendo em período integral. Sistema amadurecido (equipe capacitada para lidar com o acesso avançado). Murray, 2000.

9 Questionamentos de todos da equipe:
“Eu sou o profissional mais adequado para oferecer esse atendimento?” “Outra pessoa poderia resolver da mesma forma?” “Há pessoas em situações clínicas que poderiam se beneficiar mais do que meu atendimento nesse momento?”

10 Como?? “A mágica da proposta é a de fazer menos algumas coisas, para poder fazer mais outras” (Murray e Berwick – 2003) “O grande objetivo da gestão da clinica é diminuir para o medico a demanda administrativa e ampliar a demanda assistencial (ou de problemas que necessitem de fato de intervenção)”.(Gusso e Poli – Tratado de MFC 2012)


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