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Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:

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Apresentação em tema: "Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/namira/?mes=200807

2 Objetivos Caracterizar a atividade docente no Setor para definirmos o conceito “perfil docente” para o Projeto Pedagógico

3 Proposta Analisar a questão pelo viés do trabalho que temos que fazer e pelo que gostaríamos de fazer. Justificativa 1..Conhecer como somos avaliados; 2.Discutir o que podemos fazer x o que precisamos fazer; 3.Identificar, se possível, o consenso dos interesses pessoais e institucionais

4 O Universo em que podemos situar o Trabalho ou Atividade Docente na UFPR Pesquisa Ensino Extensão

5 Responsabilidade do Docente ExtensãoPesquisa Ensino Comitê Setorial de Extensão PROEC Comitê Setorial de Pesquisa PRPPG Coordenação de Curso Departamento PROGRAD

6 Diferenças entre as Carreiras p/ fins de Progressão Classe Nível 1234 D I45 D II45 D III60 D IV80 D V80 Classe Nível 1234 Auxiliar60 100 Assistente80 150 Adjunto100 150 Associado120 Contratos de 20hs = 75% da pontuação exigida para 40hs e DE Mag do Ensino Básico, Téc e Tecnol Resolução: 38/09-CEPE Magistério Superior Resolução: 49/09-CEPE

7 Dimensão: Ensino 840 945 1050 1155 1260 1365 1470 1575 1680 1785 1890 1995 20100 24120 26130 28140 30150 Mínimo 8hs Art 57 da Lei 9.394/96 D I e II D III D IV e V Auxiliar Assistente Adjunto Associado Auxiliar p/ Assistente Assistente p/ Adjunto Adjunto p/ Associado Horas Pontos pontuar no campo da pesquisa ou extensão

8 Dimensão: Pesquisa CAMPO VIII – PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTISTICA E CULTURAL

9 Dimensão: Extensão

10 Dimensão: Administração

11 SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Lei 10.861/2004 Composto por três componentes: –Avaliação das instituições –Avaliação dos cursos –Desempenho dos estudantes Instrumentos: –Auto-avaliação –Avaliação externa –ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) –Avaliação dos cursos de graduação –Instrumentos de informação (CENSO e CADASTRO)

12 Avaliação dos Cursos pelo MEC 1.Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) – 5 docentes com envolvimento efetivo na implementação e consolidação do Projeto Pedagógico. 2.Titulação NDE 3.Experiência Profissional NDE (faixa de 15 a 70% do quadro docente com mais de dois anos de experiência) 4.Regime de Trabalho do NDE 5.Titulação e experiência do Coordenador 6.Regime de Trabalho do Coordenador 7.Composição e funcionamento do Colegiado de Curso 8.Titulação dos docentes

13 Avaliação dos Cursos pelo MEC 9.Regime de Trabalho 10.Tempo de experiência no magistério e profissional e em atividades profissionais 11.Número de alunos por docente 12.Número de alunos por turma em disciplina teórica 13.Número médio de discplinas por docente 14.Pesquisa, produção científica e tecnológica

14 Livro de Chamada –Carga horária –Controle de presença –Conteúdo ministrado Avaliação dos Cursos pelo MEC

15 Outros Processos de Avaliação do MEC ENADE (a cada 3 anos...) – resultado que importam CPC e o IGC. Importante: CPC >= 3 renovação de reconhecimento sem avaliação presencial de comissões do MEC. Avaliação Institucional (Ciclos Avaliativos) Produção Técnica Científica

16 Participem das Comissões do INEP e do MEC As participações docentes podem ocorrer de diversas formas, mas principalmente: –Nas Comissões de Avaliação de Curso ou Avaliação Institucional (cadastro no site do INEP) –Nas Comissões de elaboração das provas do ENADE –Nas Comissões de Especialistas do MEC –Nas Comissões para análise de processos da SESu, SETEC e SEED –Outras (CAPES, CNPQ, FNDE... etc etc)

17 Avaliação Interna (Institucional) Avaliação do Docente pelo Discente –Apresentação do planejamento (contendo informações sobre o conteúdo, bibliográfia e avaliação) no 1º dia de aula –Assiduidade –Disponibilidade de atendimento extra-classe –Relacionamento –Completude dos conteúdos ministrados –Desenvolvimento do Pensamento Critico

18 Fontes Extras de Recursos Legais (leiam: + dinheiro no bolso) Cursos de Especialização Cursos/Programas de Extensão Pesquisas Convênios institucionais

19 Para isso... Associado a cursos bem avaliados Produção científica Relacionamento com os pares/sociedade

20 Dúvidas

21 Uma, talvez duas... –Para pensar, as disciplinas semestrais são programados para 17 semanas, as anuais para 34, quantos dias a semana tem que ter para atendermos os 200 dias letivos (Art 47 da lei 9;394/96)?

22 Sugestões: pontos a serem discutidos Qual a carga horária média que desejamos? Qual a média da quantidade de alunos em nossas turmas? Qual a média da quantidade de disciplinas por professor? Qual a média da carga horária por disciplina? Na média, quantos dias de trabalho (em aulas)? Na média, quantas aulas por dia? Qual a política de permanência no setor? Qual a política de atendimento aos alunos? Pesquisas, em quais áreas? Qual a relação com os cursos técnicos e de tecnologia? Extensão, o que e como pretendemos atuar? Qual a política da participação de eventos? Qual a política para a utilização/distribuição de passagens e diárias? Como ficam as pesquisas, as participações de eventos e/ou consultorias que não são de interesses dos cursos em que os docentes estão a priori associados? Qual a política de estágio? E de supervisão? Outras?


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