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CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.

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1 CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010

2 Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo Componentes Curriculares Reestruturação Curricular Avaliação do Curso ENADE Estágios Programa PET Planejamento da Matrícula Sistema Acadêmico Módulo Acadêmico

3 ATRIBUIÇÕES 1.Coodenar e presidir as reuniões do Colegiado do Curso; 2.Garantir a execução das deliberações do Colegiado do Curso (Projeto Pedagógico, Matriz Curricular, etc); 3.Supervisionar e avaliar o desenvolvimento do curso;

4 ATRIBUIÇÕES 4.Encaminhar as demandas e necessidades do Curso junto às diferentes instânciais institucionais (Departamentos, Institutos, Decanato de Graduação, CEPE). 5.Exercer orientação acadêmica e pedagógica junto ao corpo discente do curso.

5 Funcionamento do Curso O Colegiado é o órgão deliberativo que define a organização curricular e dinâmica de funcionamento do curso. Exemplo: introdução e retirada de disciplinas, definição do caráter obrigatório ou optativo ou eletivo, semestralização de disciplinas, criação de atividades acadêmicas, normatização de estágios, etc.

6 Funcionamento do Curso Mudanças curriculares e dos projetos pedagógicos aprovadas pelos Colegiados seguem para a Câmara de Graduação e a seguir para o CEPE. Disciplinas novas devem ser aprovadas nos Colegiados do Departamento, Conselho Departamental do Instituto e encaminhadas à Câmara de Graduação e a seguir ao CEPE para criação.

7 Funcionamento do Curso Uma vez aprovada pelo CEPE, a mudança na matriz curricular é implantada no Sistema Acadêmico passando a vigorar no semestre seguinte. O coordenadores dialogam com os departamentos diretamente e pelo processo de planejamento da matrícula para garantir turmas, vagas e outras necessidades específicas do curso. O DEG auxilia o processo.

8 Funcionamento do Curso A partir de 2006, foram criados Centros de Custo para as Coordenações de Curso para material de consumo. O DEG/Reitoria e Institutos trabalham para estruturar as Coordenações e solicita as 05 prioridades atuais de cada uma para melhor contribuir com o bom funcionamento das coordenações.

9 Articulação Acadêmica Desde 2005, as políticas e ações para melhoria da graduação vêm sendo construídas e implementadas com o conjunto das Coordenações no Fórum de Coordenações de Curso e no Fórum de Licenciaturas onde são discutidos os grandes temas e propostas novas configurações para o funcionamento da graduação.

10 CURRÍCULO Deve refletir o Projeto Pedagógico do Curso. Este último define o perfil do egresso, habilidades, competências, formação profissional, humana, científica e técnica a ser desenvolvida durante o curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. O currículo expressa uma intencionalidade e uma concepção de formação do egresso.

11 Componentes Curriculares DISCIPLINAS: obrigatórias, optativas, eletivas, livre escolha; ATIVIDADES ACADÊMICAS: componente curricular obrigatório com nome, objetivo, metodologia de avaliação e carga horária, desenvolvida sob orientação docente em atividades extra-classe definidas no Projeto Pedagógico do Curso e no Currículo (Delib. CEPE 96/2006). Ex. Estágios, monografias, laboratórios de pesquisa, NEPEs.

12 Componentes Curriculares ATIVIDADES COMPLEMENTARES: atividades não definidas no curriculo, de livre escolha do aluno, que objetivam incentivar o estudante a buscar enriquecer suas vivências, experiências bem como a formação acadêmica, científica, artística e cultural, devendo somar 200 horas (Delib. CEPE 78/2007)

13 Componentes Curriculares ESTAGIO SUPERVISIONADO ( Delib. CEPE 124/2009 ) Atividade Acadêmica curricular de caráter pedagógico, que se constitui em experiência acadêmico-profissional orientada para a competência técnico- científica, em ambiente genuíno de trabalho, permitindo o questionamento e a reavaliação curricular, bem como a relação dinâmica entre teorias e práticas desenvolvidas ao longo das atividades curriculares.

14 Componentes Curriculares ESTAGIO SUPERVISIONADO Cada Curso de Graduação terá uma Comissão responsável pelo Estágio, de modo a assegurar seu pleno desenvolvimento. A Comissão é indicada/escolhida pelo Colegiado do Curso. A Comissão de Estágio será composta por um ou mais professores que atuam no respectivo Curso. O Colegiado do Curso, em articulação com a Comissão de Estágio, deverá elaborar as suas normas específicas de Estágio Curricular.

15 A Comissão de Estágio deve indicar Professores- Orientadores para acompanhar e orientar as atividades do estagiário. A avaliação do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório será periódica, de acordo com as normas dos Projetos Pedagógicos de cada Curso, objetivando a qualidade do processo de formação acadêmico-profissional do aluno e as condições da Instituição Concedente para o amplo desenvolvimento das atividades de Estágio. Para melhor desenvolvimento das atividades de Estágio, deverá ser elaborado um Plano de Estágio para o aluno juntamente ao Professor- Orientador de Estágio.

16 A supervisão permanente das atividades de Estágio Curricular é obrigatória, de responsabilidade da Comissão de Estágio. A supervisão do estágio será realizada de forma compartilhada pelo Professor- Orientador e pelo Supervisor Profissional (Orientador Externo), vinculado e indicado pela unidade concedente de estágio.

17 Avaliação do Curso - ENADE Lei 10.861, DE 14/04/2004 - SINAES Avalia condições de ensino, perfil do corpo docente e organização didático pedagógica; Avalia o desempenho dos estudantes – ENADE; Avaliação in loco.

18 Programa de Educação Tutorial O PET é um programa do MEC/SESu que contempla, em editais nacionais e anuais, as melhores propostas de Grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão com impacto sobre a qualidade dos cursos de graduação. O PET é um diferencial para o curso com bolsa para até 12 alunos e Professor Tutor.

19 MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.


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