A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios Teóricos Para uma renovada pedagogia da escrita e da oralidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios Teóricos Para uma renovada pedagogia da escrita e da oralidade."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios Teóricos Para uma renovada pedagogia da escrita e da oralidade

2 Conteúdos Nucleares I. Princípios teóricos 1.A questão: o mal da escrita e da escola. 2.A oportunidade: ineficácia das soluções tradicionais. 3.A motivação: arte da palavra, humanização e justiça social. 4.A teoria: linguagem e cognição; comunicação e retórica. 5.O modelo: P. António Vieira; Sermão da Sexagésima. II.Preceitos técnicos – Lições do Sermão da Sexagésima 6.Teoria da matéria 7.Teoria da elaboração 8.Um modelo de processo: ESCREVER = PENSAR + TEXTUALIZAR III.Aplicação prática – O Centro de Escrita 9.O conceito de centro de escrita: o que não é; o que é. 10.Estratégias: Foco no produto, Foco no processo, Foco na competência 11.Atividades de Orientação a.Orientação à distância b.Orientação presencial c.Formação temática d.Plano Personalizado de Desenvolvimento da Escrita (PPDE)

3 Conteúdos Nucleares I. Princípios teóricos A.A questão: o mal da escrita e da escola. B.A justificação: insuficiência das soluções tradicionais. C.A motivação: arte da palavra, humanização e justiça social. D.A teoria: linguagem e cognição; comunicação e retórica. E.O modelo: P. António Vieira; Sermão da Sexagésima. II.Preceitos técnicos A.Teoria da matéria B.Teoria da elaboração C.Um modelo de processo: ESCREVER = PENSAR + TEXTUALIZAR III.Aplicação prática – O Centro de Escrita A.Orientação presencial a.Foco no produto b.Foco no processo B.Orientação à distância C.Orientar a pesquisa D.Orientar a criatividade E.Orientar a composição F.Orientar a revisão: palavra, frase, texto. G.Orientar o pensamento crítico H.Ensinar através e para além do erro I.Ferramentas TIC: Flip 9; Referências no MsWord

4 Os elementos inspiradores Base Cognitiva ManualProtótipo

5 Os elementos inspiradores Realismo neurognitivo Manual Protótipo

6 O Modelo Inspirado na Tradição Retórica ESCREVER = PENSAR+TEXTUALIZAR Realismo cognitivo ManualProtótipo

7 O modelo generalizado Base Cognitiva ManualProtótipo

8 Para uma renovada pedagogia da escrita O que é comunicar? O que é ser orador ou escritor? Como ensinar a bem falar e escrever?

9 Pensar Observação Meditação Textualizar DisposiçãoElocução

10 Pensar ObservaçãoMeditação Textualizar DisposiçãoElocução Apresentar MemorizarComunicar


Carregar ppt "Princípios Teóricos Para uma renovada pedagogia da escrita e da oralidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google