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Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
O PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (PIAGET). ADAPTAÇÃO- A CRIANÇA ASSIMILA AS INFORMAÇÕES QUE ADQUIRE ATRAVÉS DA VISÃO, AUDIÇÃO, DO SUGAR E SEGURAR, DAÍ ELA ACOMODA TAIS ESQUEMAS COM BASE EM SUA EXPERÊNCIAS.

2 A INTELIGÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA
A CRIANÇA, A PRINCÍPIO, POSSUI APENS ESQUEMAS SENSÓRIAIS E MOTORES. ESTÁ LIGADA AO ESTIMULO IMEDIATO. NÃO RECORDA EVENTOS, NÃO PLANEJA OU TEM INTENÇÕES. PARA O BEBÊ O QUE NÃO ESTÁ AO ALCANCE DE SUA VISÃO NÃO EXISTE MAIS. (fora da visão, fora da mente) SÓ QUANDO É CAPAZ DE ENTENDER QUE O OBJETO PERMANECE EXISTINDO (PERMANÊNCIA DOS OBJETOS) MESMO QUE ELA NÃO VEJA, É QUE SEUS ESQUEMAS VÃO MUDANDO. ATÉ OS 18 MESES. SEGUNDO PIAGET, NESTA FASE A CRIANÇA NÃO É CAPAZ DE SIMBOLIZAR EM LUGAR DE OBJETOS E EVENTOS (IMAGINAR QUE UMA VASSOURA É UM CAVALO, POR EXEMPLO)

3 O ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR
subestágios do período sensório-motor. 0-1 mês- reflexos – reflexos inatos, sugar, olhar. Ausência de imitação, ausência da capacidade de integrar informações. 1 a 4 meses – reações circulares primárias- maior acomodação de esquemas básicos. Início da coordenação de esquemas dos orgãos dos sentidos- já olham na direção do som e suga o que o traz à sua boca. Não relaciona as ações de seu corpo a algum resultado fora dele.

4 -4 a 8 meses – reações circulares secundárias- Bebê torna-se mais consciente dos eventos externos a seu corpo e procura fazê-los acontecer novamente (aprendizagem de ensaio e erro). Pode haver imitação de repertórios conhecidos. - 8 a 12 meses – coordenação de esquemas secundários- comportamento intencional (meios e fins). Bebê busca o que quer, busca combinar esquemas para tal. Uso de ferramentas para alcançar o que deseja.

5 12 a 18 meses- reações circulares terciárias- experimentação, tenta brincar com os objetos de outras maneiras e aprende a manipulá-los. Exploração ativa. 18 a 24 meses- início do pensamento representativo. Simbolização. Símbolo separado do objeto. Imitação adiada(representação interna dos eventos).


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