Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicousergio pel Alterado mais de 7 anos atrás
1
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
2
Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização): Psicologia da Família: Aspectos psicossociais e clínicos (FAFIRE). E-mail: psi_msevero@yahoo.com.br Contatos: (81) 9765-4663/9741-1758 (TIM) (81) 8451-2382/8474-2869 (OI)
3
INTRODUÇÃO O QUE É PSICOLOGIA? Senso Comum É aquela que é utilizada no cotidiano das pessoas e apresenta-se com vários sentidos. Ex: Quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de “psicologia”; quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem “psicologia” para entender as pessoas.
4
INTRODUÇÃO O QUE É PSICOLOGIA? Ciência *Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência
5
APRENDIZAGEM Conceito: O que é aprendizagem? Como se dá aprendizagem? Para que aprender?
6
APRENDIZAGEM Conceito: O conceito de aprendizagem para a Psicologia não é tão simples, pois há diversas possibilidades de aprendizagem, diversos fatores que nos conduzem a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.
7
APRENDIZAGEM Podemos definir: Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais; é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
8
DEFININDO A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM COMO DEFINIR? É a área da psicologia que se ocupa em estudar os aspectos constitutivos nos processos de aprendizagem do individuo, considerando seus aspectos biopsicossociais.
9
QUESTÕES CONSIDERADAS IMPORTANTES PELOS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM: Qual o limite da aprendizagem? Qual a participação do aprendiz no processo? Qual a natureza da aprendizagem? Há ou não motivação subjacente ao processo?
10
CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM Processo dinâmico. Não é um processo de absorção passiva, porque sua característica mais importantes é a atividade daquele que aprende. A aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz.
11
TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM TIPOS: 1- Tentativa e erro; 2- Imitação; 3- Imitação e correção; 4- Ensino intencional.
12
TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM ETAPAS: 1-Motivação: Sem motivação, não há aprendizagem. 2- Objetivo: O comportamento é sempre intencional, isto é, orientado para um objetivo que satisfaça alguma necessidade do indivíduo. 3- Preparação ou prontidão: De nada adianta o indivíduo estar motivado, ter um objetivo, se não for capaz de atingir esse objetivo para satisfazer sua necessidade. 4- Obstáculo: Se não houvesse obstáculos, barreiras, não haveria necessidade de aprendizagem, pois bastaria o indivíduo repetir comportamentos anteriores.
13
TIPOS E ETAPAS DA APRENDIZAGEM ETAPAS: 5- Respostas: O indivíduo vai agir de acordo com sua interpretação da situação, procurando a melhor maneira de vencer o obstáculo. 6- Reforço: Quando a pessoa tenta superar o obstáculo até conseguir, a resposta que leva à satisfação da necessidade é reforçada e, futuramente, em situações semelhantes, tende a ser repetida. 7- Generalização: Consiste em integrar a resposta correta ao repertório de conhecimentos.
14
PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 1- Construtivista (Piaget) – O desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais. 2- Condicionamento (Skinner) - De acordo com essa teoria, aprendizagem é igual a condicionamento. Isso significa que, se queremos que uma pessoa aprenda um novo comportamento, devemos condicioná-la a essa aprendizagem.
15
PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 3- Aprendizagem Centrada na Pessoa (Carl Rogers) – Modelo de educação onde o indivíduo tenha liberdade e responsabilidade na escolha de caminhos que possam subsidiar a construção do conhecimento e que este só se concretiza quando o aluno é um agente ativo e o professor visto como um facilitador nesse processo. 4- Aprendizagem Mediada (Vygotsky) – A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A Relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro.
16
PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM 5- Gestalt (Köhler, Koffka e Hartmann) – No processo de aprendizagem, a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas dadas a cada estímulo. A experiência e a percepção englobam a totalidade do comportamento e não apenas respostas isoladas e específicas.
17
Referências BOCK, Ana Maria; FURTARDO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999. LEITE, Vicente (org). Psicologia da Educação. Vol. 1. São Paulo: IBETEL, 2009.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.