A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

2 A INOVAÇÃO OBRIGATORIAMENTE GERA DINHEIRO NOVO

3 "NÃO HÁ NADA QUE SEJA MAIOR EVIDÊNCIA DE INSANIDADE DO QUE FAZER A MESMA COISA DIA APÓS DIA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES.” ALBERT EINSTEIN

4 ART FRYRUDOLF HELLBILL GATES MARTIN COOPER VEJA ESTES EXEMPLOS

5

6

7

8

9

10 Apple 1984

11 MIOPIA GERENCIAL

12

13

14 SE EXISTE PROCESSO, ENTÃO PODE SER APRENDIDO

15 E VOCE? QUAL O SEU DIFERENCIAL COMPETITIVO?

16 MSX 1984 SUPER NINTENDO 1990 NES 1992 ATARI 1977TELEJOGO 1971 ODDYSSEY 1975 MASTER SYSTEM 1986 INTELLIVISION 1980 KEN KUTARAGI

17

18

19

20 CONCEITOS SOBRE A INOVAÇÃO INOVAÇÃO O QUE É / NÃO É PRODUTO PROCESSO ORGANIZACIONAL TIPOS RADICAL INCREMENTAL IMPACTO CIENCIA & TECNOLOGIA MERCADO ORIGEMIMPORTÂNCIA P/ ORGANIZAÇÕES P/ PAÍSES PENSE RÁPIDO E LISTE DEZ ORGANIZAÇÕES OU PESSOAS INOVADORAS.

21 BLOQUEIOS À CRIATIVIDADE Obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução. Tipos de bloqueios: 1. Culturais. 2. Ambientais / organizacionais. 3. Intelectuais e de comunicação. 4. Emocionais. 5. Percepção.

22 CULTURAIS FALTA DE AUTO ESTIMA E VALORIZAÇÃO DO ESTRANGEIRO FALTA DE CONFIANÇA NAS AUTORIDADES PUBLICAS, NO GOVERNO E NAS EMPRESAS PUBLICAS LEI DE GERSON ESCASSO CONHECIMENTO DA SUA PROPRIA CULTURA GANHAR MAIS LUDIBRIANDO AS LEIS FALTA DE COMPROMISSO COM OS ACORDOS FIRMADOS

23 FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADEFERRAMENTAS APLICAÇÕES CONVENCIONAIS BRAINSTORM Gerar idéias. Versões grupal, individual e escrita. MAPA MENTAL Gerar idéias. Organizar conteúdos e relações. POSITIVO, NEGATIVO e INTERESSANTE – PNI Enriquecer idéias analisando e explorando cada um desses aspectos. FLORESCÊNCIA DE LÓTUS Estudo de cenários. De uma idéia central, gera-se “oito” novas idéias relacionadas, sucessivamente até... ANÁLISE FUNCIONAL Melhoria de produto (bens e serviços) e de processos existentes.

24 1) BRAINSTORMINGFASESOBJETIVOOrientação Definir o problema e esclarecer as regras da dinâmica. Preparação Reunir informações para abordar o problema de modo adequado. Aquecimento Testar a compreensão de como funciona a técnica aplicando-a a outro problema menos complexo. Geração de idéias Aplicar a técnica, respeitando as regras e gerando o máximo de idéias possíveis. Vale pegar carona! Incubação Deixar o subconsciente trabalhar as idéias geradas. Síntese Organizar em categorias as idéias geradas. Agora sim, vale o raciocínio lógico. Avaliação Aproveitar as idéias para abordar o problema / oportunidade original.

25 2) PNIPOSITIVOSNEGATIVOSINTERESSANTES Como os pontos fortes podem ser aprimorados ou usados como pontes para novas idéias. Como os pontos fracos podem ser neutralizados ou minimizados, a fim de aproveitar a idéia básica. Explorar o que está além da aceitação ou rejeição da idéia. Pontos para pesquisar mais. Não é simplesmente fazer uma listagem dos pontos positivos, negativos e interessantes, mas olhar cuidadosamente para cada um destes aspectos e explorar como a idéia pode ser enriquecida.

26 3) MAPA MENTAL CRIATIV IDADE PRÁTICA CONCEITOS TIPOS O QUE É / ÑÃO ÉCOMBINATÓRIA TRANSFORMADORA EXPLORATÓRIA FACILITA- DORES PROBLEMAS OPORTUNIDADES NECESSIDADES CONHECER TÉCNICAS ENTENDER PROC. CRIATIVO ESTÍMULOS AMB. PSICO. FAVORÁVEL RECURSOS BLOQUEIOS PESSOAL SOCIAL / CULTURAL ORGANIZACIONAL

27 N S 5) ANÁLISE FUNCIONAL INÍCIO Identifique suas partes constituintes Identifique a função das partes Continuam necessárias? Elimine funções desnecessárias Planeje a intervenção Possível melhorá-las ? Documente todas as conclusões dessa análise FIM Meça o desempenho N S Eleja um produto para análise Aprimore


Carregar ppt "MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 5 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google