A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alex Belluco; Andrey Guilherme Almeida; Lianne Poggetti; Josias Rogério Paiva; Nelson Barrelo Jr. & Wagner Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alex Belluco; Andrey Guilherme Almeida; Lianne Poggetti; Josias Rogério Paiva; Nelson Barrelo Jr. & Wagner Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Alex Belluco; Andrey Guilherme Almeida; Lianne Poggetti; Josias Rogério Paiva; Nelson Barrelo Jr. & Wagner Moreira

2

3 Vela acessa. Copo Bequer Experimento da vela encapsulada Explique as observações experimentais!

4

5

6

7

8 Tese -> uma proposição que pode ser afirmativa ou negativa, ou uma dúvida ou uma possibilidade. Premissas -> suposições – implícitas ou explícitas – acordadas em determinado grupo. Dividem-se em “reais” e “virtuais”. Esquemas argumentativos -> procedimentos de associação ou dissociação. São os mediadores entre a Tese e as Premissas.

9 Em problemas abertos de Física, o Esquema Argumentativo mais comum é o de Dupla Hierarquia (DJ), que indica a relação quantitativa ou não entre duas variáveis. Neste trabalho, os autores propõem a refutação através do uso simultâneo das estratégias dialógico-argumentativas oferecidas pela TA para as DJ, que são: 1 – Negar o acerto do uso de uma das hierarquias (mostrar experimental- mente que a velocidade não depende da massa); 2 – Contestar a relação entre as variáveis estabelecidas (numa relação dialógica, construir com alunos uma relação que permita concluir que a velocidade de queda livre é diretamente proporcional ao peso dos corpos. A partir disso, utilizar atividades experimentais que neguem essa relação). 3 – Propor outra dupla hierarquia que se opõe a primeira e modifica-a (sugerir que é mais difícil movimentar um objeto pesado, logo, para o objeto de maior massa a velocidade de queda deve ser menor).

10 2º Problema do texto – A Flutuabilidade de uma balsa 1ª Explicação 2ª Explicação Na 1ª Explicação: Há mudança de noção (Não aguentar  aguentar) para variável (peso). Isto ocasiona a melhora no tratamento científico do problema.

11 A partir disto é elaborada a DJ. Pode-se observar a relação quantitativa entre superfície de contato e peso suportado. Então aplica-se a estratégia dialógica – argumentativa buscando-se estabelecer a real relação entre as grandezas.

12 Conclusões do artigo: A aplicação da TA confirma a hipótese de que o estudo dos argumentos dos estudantes é útil para melhor entender suas concepções alternativas, como também suas dificuldades na mudança destas concepções. O estudo proporciona estratégias para enfrentar tais concepções alternativas e convencer os estudantes da validade dos modelos científicos. Explicita a necessidade de melhorar o conhecimento que os professores tem sobre as formas comuns de argumentar de seus alunos sobre tópicos de ciências. A prática dialógico-argumentativa deveria fazer parte dos cursos de formação de professores.


Carregar ppt "Alex Belluco; Andrey Guilherme Almeida; Lianne Poggetti; Josias Rogério Paiva; Nelson Barrelo Jr. & Wagner Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google