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PublicouDébora Sales Correia Alterado mais de 7 anos atrás
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CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Aula 25.11.2013 10º SEMESTRE PROF. CLIFT RUSSO ESPERANDIO E-MAIL: ESPERANDIO@AASP.ORG.BR TEMA: REFLEXÃO SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL LEI 12.651/12 PROVA: 02/12/2013 – COM CONSULTA – VADEMECUM + Legislação Ambiental ENTREGA DAS ATPS “3” e “4”ESPERANDIO@AASP.ORG.BR
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CÓDIGO FLORESTAL ERA NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE UM NOVO CÓDIGO FLORESTAL? QUEM VAI PAGAR A CONTA PELA CARÊNCIA AMBIENTAL? ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL A ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA SOB O PRISMA DA SUSTENTABILIDADE. O ANTIGO CÓDIGO FLORESTAL (LEI 4.771/65) JÁ POSSUÍA DIRETRIZES DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DE NOSSOS BIOMAS ( O QUE RESTOU MANTIDO NO NOVO CÓDIGO) COM O PASSAR DOS ANOS, HOUVE AVANÇOS: TECNOLÓGICOS; DE URBANIZAÇÃO, DE OCUPAÇÃO DE USO DE SOLO; NOVAS DEMANDAS SOCIAIS SURGIRAM, EMERGENTE VELOCIDADE DA OCUPAÇÃO DE SOLO, PRINCIPALMENTE A RURAL; ESSAS SÃO ALGUMAS RAZÕES DA REFORMA! COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL CONSEGUIRAM CHEGAR A UM CONSENSO EM 3 PONTOS: A) OS CÓDIGOS FLORESTAIS DE 1934 E 1965 FORAM ELABORADOS COM BASE NA CIÊNCIA; B) A AGRICULTURA DEVE CRESCER POR PRODUTIVIDADE E SEM AVANÇAR EM ÁREAS NOVAS; C) ANTES DE DESMATAR, ÁREAS DEGRADADAS DEVEM SER RECUPERADAS
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CÓDIGO FLORESTAL CRÍTICAS À APROVAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL O CONGRESSO NACIONAL ESTEVE DISSOCIADO DA OPINIÃO PÚBLICA COM RELAÇÃO A LEI 12.651/12, APROVANDO O NOVO CÓDIGO FLORESTAL SEM O DEBATE PÚBLICO COM A PRESENÇA DE TODOS OS SEGMENTOS; O QUE SE REPUDIA, É QUE A CONDUÇÃO DO TEMA NÃO FOI A CONTENTO. A IMEDIATIDADE E A IMPERIOSA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DE UMA NOVA LEI, FULCRADA NO INTERESSE ECONÔMICO tanto é que o art. 1º restou VETADO! AGRONEGÓCIO (INTERESSE ECONÔMICO) X AMBIENTALISTAS (PRESERVACIONISTAS) ACABOU ACARRETANDO A APROVAÇÃO DE UM CÓDIGO COM VÁRIAS FLEXIBILIZAÇÕES.
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CÓDIGO FLORESTAL FORAM EFETUADAS VÁRIAS LEITURAS DE INÚMERAS SITUAÇÕES SOB O PRISMA ECONÔMICO E POLÍTICO; ERA PRECISO UM TEMPO MAIOR PARA DISCUSSÃO COM A SOCIEDADE CIENTÍFICA A RESPEITO DO TEMA, COM ABERTURA ÀS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS; APROVAÇÃO POR QUESTÕES POLÍTICAS (TERMO DE MANDATO) FICOU DISTANTE A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES TÉCNICAS POIS A DINÂMICA AMBIENTAL É DIFERENTE DA VONTADE POLÍTICA OU HUMANA ; SERÁ NECESSÁRIO A OCORRÊNCIA DE TRAGÉDIAS AMBIENTAIS PARA SE ALTERAR A LEGISLAÇÃO? E SÓ ASSIM SE PENSAR SOB A ÓTICA AMBIENTAL? EX. LC 140/2011 – REGULAMENTA O ARTIGO 23 DA CF – DISCUSSÃO SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL – FLEXIBILIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO SOB O FUNDAMENTO ECONÔMICO – EX. COPA DO MUNDO, OLIMPÍADAS, RENOVAÇÃO DA POPULAÇÃO QUE OCUPA CADA VEZ MAIS AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
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CÓDIGO FLORESTAL QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? DESMONTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL? QUANTO MAIS SEGMENTAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAIOR SERÃO OS DANOS EFETIVOS AMBIENTAIS; NA PRÁTICA TEREMOS: A NOVA LEGISLAÇÃO TRAZ SITUAÇÕES IMEDIATISTAS; PROBLEMAS CLIMÁTICOS; PASSIVO AMBIENTAL TERRÍVEL; O QUE SE DISCUTE É A QUESTÃO POLÍTICA-ECONÔMICA => PASSA-SE À MARGEM DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL; DEVE-SE DISCUTIR QUE O AGRONEGÓCIO SEJA IMPLEMENTADO SOB O ASPECTO DA SEGURANÇA JURÍDICA. NECESSIDADE DE SE DEFINIR UM ZONEAMENTO AMBIENTAL FEDERAL, DEFININDO-SE UM ZONEAMENTO ECONÓMICO-ECOLÓGICO DO PAÍS.
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CÓDIGO FLORESTAL – APP’s O ÚNICO PONTO ARROJADO => AS APP’s servem tanto para as áreas RURAIS como URBANAS;, exemplo: Art. 4, II alíneas “a” e “b”. DEFNIÇÃO DA APP’s está na própria LEI, em seu artigo 3º, inciso II. Definiu-se 2 blocos de APP’s: 1º. Bloco: APP por força de lei => art. 4º; 2º. Bloco: APP por ato do Poder Público (uma área que a rigor, não seria APP, poderá ser declarada assim, por ato do chefe do Poder Executivo) => art. 6º. IMPLICA: NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO; INTERESSE ECONÔMICO DO EMPREENDEDOR – CONSTRUÇÃO À BEIRA DE LAGOS OU NASCENTES; TRAZER A QUESTÃO POLÍTICA, À DISCUSSÃO COM A POPULAÇÃO; OUTRA QUESTÃO SOCIAL: AS CONSTRUÇÕES QUE ESTÃO NAS APP’s, o que fazer? Demolir ou permitir? A supressão total ou parcial da vegetação em APP’s é permitida, no caso de UTILIDADE PÚBLICA, DE INTERESSE SOCIAL OU DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL.
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CÓDIGO FLORESTAL – Reserva Legal RESERVA LEGAL TEM SUA DEFINIÇÃO NO ARTIGO 3º., inciso III; Apenas e tão somente em imóveis RURAIS; ÍNDICES: NA AMAZÔNCIA LEGAL, se minha propriedade RURAL tiver, FLORESTAS, o índice de RESERVA LEGAL SERÁ DE 80% da minha propriedade; SE, na AMAZÔNIA LEGAL, minha propriedade RURAL tiver, CERRADO, o índice é de 35% e se tiver CAMPOS GERAIS, será de 20%; No RESTO DO BRASIL, o índice será de 20%. Características da constituição da reserva legal: A) INALTERABILIDADE DE DESTINAÇÃO; B) RESTRIÇÕES LEGAIS DE EXPLORAÇÃO (proibição do “corte raso”); C) GRATUIDADE DA CONSTITUIÇÃO DA RESERVA; D) INSCRIÇÃO NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL; E) DEMARCAÇÃO DA RESERVA; cabe ao proprietário. F) ISENÇÃO TRIBUTÁRIA. A constituição legal da reserva não onera o proprietário, tampouco o Poder Público. Sua demarcação não implica indenização por parte do proprietário. A reserva é uma obrigação legal, não carretando nenhum ônus ao Poder Público. A averbação da reserva legal da pequena propriedade ou posse rural familiar é gratuita, devendo o Poder Público prestar apoio técnico e jurídico, quando necessário.
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CÓDIGO FLORESTAL ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS POLÊMICAS: ÁREA RURAL CONSOLIDADA (ANISTIA) => ATÉ 22/07/2008 – TODO MUNDO QUE DESMATOU, SOFREU INTERVENÇÕES, CONSTRUIU OU DESTRUIU – ESTÁ LIVRE DE PUNIÇÃO E TUDO SERÁ CONSOLIDADO À PROPRIEDADE; APÓS ESSA DATA, INCIDE O CÓDIGO, * A DATA REFERE-SE A APROVAÇÃO DO DECRETO 614/2008 QUE IRÁ DISCIPLINAR INCLUSIVE, SOB O ASPECTO DE INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS AMBIENTAIS E DO PROCESSO ADMINISTRATIVO AMBIENTAL; NÃO PRECISA OBEDECER OS ÍNDICES TRATADOS PARA EFETIVAÇÃO DA RESERVA LEGAL NA PROPRIEDADE, BASTA MANTER O QUE JÁ TINHA ATÉ A DATA EM REFERÊNCIA. ARTIGO 67 DO CÓD. FLORESTAL => TRAZ A DETERMINAÇÃO DE RECOMPOR A RESERVA LEGAL COM REGRAS MAIS FLEXÍVEIS; Art. 67. Nos imóveis rurais que detinham, em 22 de julho de 2008, área de até 4 (quatro) módulos fiscais e que possuam remanescente de vegetação nativa em percentuais inferiores ao previsto no art. 12, a Reserva Legal será constituída com a área ocupada com a vegetação nativa existente em 22 de julho de 2008, vedadas novas conversões para uso alternativo do solo. => PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – PRA’s ARTS. 59/60 – AUXILIA A REGULARIZAÇÃO e a ADEQUAÇÃO A NOVA LEGISLAÇÃO.
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CÓDIGO FLORESTAL TUDO QUE ACONTENCEU ANTES DE 22/07...... AO REGULARIZAR E ASSINAR O TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA DA “PRA”, ACARRETA A SUSPENSÃO DAS SANÇÕES APLICADAS; AO CUMPRIR A “PRA” – INTEGRALMENTE, OCORRERÁ A EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE; AS MULTAS APLICADAS SERÃO CONVERTIDAS EM PROGRAMAS DE MELHORIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL; POSSIBILIDADE DE SOMA DAS ÁREAS DE APP’s com as ÁREAS DE RESERVA LEGAL – INFLUENCIARÁ NA PROPRIEDADE – DIMINUINDO A ÁREA PRODUTIVA; COMPENSAR A RESERVA LEGAL EM OUTRO ESTADO; PRESERVAÇÃO DE PAISAGEM – POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DE “1” ÁRVORE; CAIU A OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO DA RESERVA LEGAL “AO PÉ” DA MATRÍCULA DO IMÓVEL; CRIAÇÃO DO CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL – VAI MAPEAR AS PROPRIEDADES RURAIS – REGISTRO DA RESERVA LEGAL; PERMANECE O REGISTRO DA SERVIDÃO AMBIENTAL – NECESSIDADE DE AVERBAÇÃO JUNTO AO “RI” – POSSUI CARÁTER PERMANENTE OU PROVISÓRIO (Servidão Ambiental – forma voluntária em renunciar a exploração dos recursos naturais da propriedade) – VANTAGENS:
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CÓDIGO FLORESTAL A) NÃO PAGA ITR; B) POSSIBILIDADE DE SE EMITIR COTAS PARA COMERCIALIZAÇÃO NA BOLSA – PRINCÍPIO DO “PROTETOR – RECEBEDOR”; chamada de “COTA DE RESERVA AMBIENTAL” – ACIMA DOS LIMITES LEGAIS. C) É OBRIGATÓRIO O REGISTRO DA “CRA” PELO ÓRGÃO EMITENTE, NO PRAZO DE 30 DIAS CONTADO DA DATA DA SUA EMISSÃO, EM BOLSAS DE MERCADORIAS DE ÂMBITO NACIONAL. TODAS AS OBRIGAÇÕES ESTABELECIDAS NO CÓDIGO FLORESTAL SÃO DE NATUREZA REAL – PORTANTO, OBRIGA-SE O PROPRIETÁRIO E OS SEUS SUCESSORES E SEUS NOVOS ADQUIRENTES A QUALQUER TÍTULO. BOA PROVA!! PARABÉNS PELA CONCLUSÃO DO CURSO! BOA SORTE!!
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