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Dorothea Orem - Teorias de enfermagem

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Apresentação em tema: "Dorothea Orem - Teorias de enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM DOROTHEA OREM TEORIAS DE ENFERMAGEM PROFESSORA ESP. HELUZA MONTEIRO DE OLIVEIRA Oiapoque-AP/2016

2 Dorothea Elizabeth Orem
Por conter elementos considerados fundamentais para a assistência, uma das teorias mais citadas na enfermagem brasileira é a denominada Déficit de Autocuidado, de autoria de Dorothea Orem, a qual faz parte do modelo de enfermagem proposto pela mesma autora.

3 OBRA : "Enfermagem – Conceitos da Prática", 1971,
BIOGRAFIA Dorotéia E. Orem nasceu em Baltimore, Maryland-EUA em Iniciou seus estudos de Enfermagem no Providence Hospital School Nursing, em Washington, e concluiu nos anos de Em 1939, obteve o grau de Bacharel em Ciências em Educação de Enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 Pela Catolic University of America. Entre os títulos recebidos incluem-se o de Doutora em Ciências Georgetown Unversity em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e Doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. OBRA : "Enfermagem – Conceitos da Prática", 1971, 

4 INTRODUÇÃO A Teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a O modelo do autocuidado é baseado na premissa de que os indivíduos podem cuidar de si próprios.

5 Constitui as Três Teorias:
É formada por três estruturas teóricas que são relacionados entre si: 1.Teoria do Autocuidado, 2. Teoria do Déficit do Autocuidado 3. Teoria dos Sistemas de Enfermagem. Em linhas gerais, a teoria dos sistemas de enfermagem engloba a teoria do déficit de autocuidado e esta, por sua vez, contém a teoria do autocuidado.

6 Requisitos: Universais Desenvolvimento Desvio de saúde
Quando uma exigência por cuidado de enfermagem é ativada, um sistema de enfermagem é produzido. Sistema: Totalmente compensatório Parcialmente compensatório Apoio e educação Requisitos: Universais Desenvolvimento Desvio de saúde enfermeiro atua como provedor/ mediador de autocuidado.

7 1. TEORIA DO AUTOCUIDADO O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. - A atividade de autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado. - A exigência terapêutica de autocuidado, constitui a totalidade de ações de autocuidado, através do uso de métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.

8 Aplicação da Teoria do Autocuidado
Entre os diversos contextos de sua aplicação, destaca-se o âmbito das doenças cardiovasculares, em virtude da possibilidade de comprometer a capacidade de autocuidado.

9 Teoria do Autocuidado porque aplicar?
A incapacidade para desenvolver o autocuidado pode advir de fatores extrínsecos ou intrínsecos. Extrínsecos: Ex. A doença ou a morte de algum parente. Intrínsecos: Ex: a idade, por exemplo, afetam tanto a habilidade da pessoa se engajar no autocuidado, como o tipo e a quantidade de autocuidado requerido

10 São três os requisitos de autocuidado ou exigências, apresentados por Orem: universais, desenvolvimento desvio de saúde.

11 REQUISITOS DE AUTOCUIDADO:UNIVERSAIS
Os universais estão associados a processos de vida e à manutenção da integridade da estrutura e funcionamento humanos. Eles são comuns a todos os seres humanos durante todos os estágios do ciclo vital, como por exemplo, as atividades do cotidiano.

12 REQUISITOS DE DESENVOLVIMENTO
Referem-se aos eventos ou situações novas que ocorrem na vida humana, porém com propósito de desenvolvimento e, para o seu cumprimento, necessitam-se dos requisitos de autocuidado universais. Como exemplo desses requisitos A gestação, a qual caracteriza o desenvolvimento biológico, psicológico e social da mulher e que demanda conhecimentos e práticas específicos de autocuidado.

13 REQUISITO DE: O DESVIO DE SAÚDE
É exigido em condições de doença, ferimento ou moléstia, ou pode ser consequências de medidas exigidas para diagnosticar e corrigir uma condição.

14 2. A Teoria do Déficit do Autocuidado
É o substancial da teoria de Orem, pois é nela que o enfermeiro atua. (diretamente e necessariamente). Como o conceito de déficit de autocuidado refere-se à relação entre o autocuidado e a exigência de autocuidado, está contido na teoria dos sistemas de enfermagem.

15 2. Teoria do Déficit de Autocuidado – é ligado diretamente ao enfermeiro
O enfermeiro, segundo a Teoria do Déficit de Autocuidado, é um indivíduo que possui habilidades e conhecimentos para identificar incapacidades às quais os seres humanos estão sujeitos. Essas incapacidades podem ser decorrentes do estado de saúde do indivíduo, impedindo-o de cuidar de si por certo período de tempo.

16 O déficit do autocuidado ocorre quando as habilidades de autocuidado do individuo são insuficientes para satisfazer as suas demandas terapêuticas de autocuidado. Nesse caso, o enfermeiro atua como provedor/mediador de autocuidado.

17 Teoria do Déficit de Autocuidado, três conceitos são fundamentais:
O conceito de: Agente de autocuidado - é a capacidade dos indivíduos em desenvolver ação no sentido de regular o seu desenvolvimento e funcionamento; Demanda de autocuidado terapêutico - são as medidas de autocuidado necessárias para atender os requisitos do tipo universal, de desenvolvimento ou de desvios de saúde é o conjunto de ações válidas. Déficit de autocuidado – é o problema ou a doença.

18 3. TEORIA DO SISTEMA DE ENFERMAGEM Relaciona-se ao fato da pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado de enfermagem. - Logo essa teoria se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.

19 O SISTEMA DE ENFERMAGEM É CLASSIFICADO EM:
Totalmente compensatório, quando a pessoa é incapaz de engajar-se nas ações de autocuidado. Ex. Paciente em coma na UTI. Parcialmente compensatório refere-se ao fato, tanto o enfermeiro quanto o paciente desempenham as ações de autocuidado. Ex: Paciente na clinica médica falando e deambulando. Apoio e educação estão relacionados com o fato da pessoa que se encontra sob orientação e assistência, é capaz de aprender e desempenhar as ações de autocuidado terapêutico. Ex: Na atenção primaria na consulta do HIPERDIA

20 Estas três teorias se integram em forma inclusiva, segundo se observa na figura.
Sistema: Totalmente compensatório Parcialmente compensatório Apoio e educação Requisitos: Universais Desenvolvimento Desvio de saúde enfermeiro atua como provedor/ mediador de autocuidado.

21 METAPARADGMAS DA TEORIA
Pessoa – Física e Emocional. (Potencial para aprendizagem e capacidade de auto conhecimento) Ambiente – Pode afetar positivamente ou negativamente a capacidade da pessoa. Enfermagem – Ajudar as pessoas com o auto cuidado, promover o paciente como agente de auto cuidado. Saúde – Integridade de um individuo.

22 COMO APLICAR ESSA TEORIA?

23 1. O ambulatório atende a pacientes com afecções do sistema endócrino, sendo a maioria constituída por pacientes diabéticos, contando com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, secretária e funcionária administrativa. 2. São abordados os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e propedêuticos da Diabetes Mellitus.

24 Após o Agendamento do Paciente no Serviço De Endocrinologia.
O paciente participa de uma programação de aulas teóricas e práticas abrangendo os seguintes temas: de 5 a 6 aulas - Conceito de Diabetes Mellitus - Fisiopatologia - Sinais e sintomas de hipo e hiperglicemia (aguda e crônica) - Dieta (grupos alimentares e tipos de alimentos) - Atividades físicas e cuidados com o corpo - complicações -Medicação (insulinoterapia). Com a auto aplicação do paciente. Até ele aprender. Obs: é agendado o retorno para avaliação.

25 O Retorno do paciente: 3. No dia do primeiro retorno do paciente é realizada a primeira consulta com o enfermeiro ou aluno de enfermagem com utilização do método clínico. 4. Existe um roteiro de avaliação do estado de saúde do cliente diabético para orientação da anamnese e exame físico. 5. No dia da primeira consulta é também preenchido um impresso constando dados pessoais do cliente, tipo de diabetes, tratamento, identificação dos fatores de risco e complicações. 6. Neste dia, quando o paciente chega ao setor, é feita a glicemia que é anotada no quadro-negro da sala.

26 Da Teoria a Pratica com o paciente:
3. Caso seja necessário, será administrada insulina e oferecido um lanche. 4. Os pacientes têm consultas de enfermagem. Nessas consultas subsequentes não é feita a avaliação do estado de saúde do cliente com utilização do método clínico de forma integral. 5. A enfermeira ou aluna preenche um impresso que consta apenas dos seguintes dados: data, número do grupo, nome, nome do médico, outros profissionais, sinais e sintomas atuais, complicações, medicação, peso, pressão arterial, glicosúria, glicemia e estabelecimento das condutas de enfermagem. 6. Após a consulta, iniciam-se as atividades dos grupos operativos que são desenvolvidos através de discussões e/ou jogos, denominados "práticas educativas".

27 CONCLUSÃO “A implementação do modelo de atenção à saúde com ênfase no autocuidado implica introduzir algumas mudanças na forma em que tradicionalmente são atendidas as pessoas no serviços de saúde. "

28 CONCLUSÃO A atenção à saúde, dentro da concepção filosófica do autocuidado, remete a mudanças no que se refere ao funcionamento dos serviços, exigindo uma flexibilização das normas institucionais; do papel dos profissionais, exigindo um repensar de sua prática; e do papel do usuário, na tomada de decisão, controle e condução da assistência.

29 . CONCLUSÃO Dorothea Orem, uma das primeiras teóricas de enfermagem, contribuiu para formar o conhecimento na enfermagem A teoria do Autocuidado está presente na prática e na fundamentação teórica de estudos, na identificação do autocuidado e na utilização do sistema de apoio-educação como instrumento do cuidar.

30 Referências Bibliográficas 1
Referências Bibliográficas 1.Teorias de Enfermagem - Giffoni Braga, Cristiane; Silva,José 2.Vitor da, ~ EEWB/Pesquisa; 3. Orem DE. Modelo de Orem: conceptos de enfermeria en la practica. Barcelona: Masson-Salvat; Orem DE. Nursing: concepts of practice. New York: McGraw-Hill; Orem DE. Nursing: concepts of practice. New York: McGraw-Hill; Orem DE. Nursing: concepts of practice. New York: McGrau-Hill; 1980.

31 OBRIGADA !


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