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PublicouMatilde Paiva Campelo Alterado mais de 7 anos atrás
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Alunos: Bruno Lopes Fernando Navarro Gabriel Dassie Marcos Augusto Professor:Kleber Manrique Trevisani História da Ciência e da Tecnologia
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Introdução Definição: Holografia, e/ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. Objetivo: O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo.
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História Em 1950: Força Aérea dos Estados Unidos. Em 1958: Philco desenvolve um par de câmeras remotas. Em 1962. Sensorama. Em 1977: luvas digitais. Em 1987: Capacetes e luvas digitais. Trabalhos:
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História Myron Krueger: Na década de 1970 já utilizava frases como o termo realidade artificial em seus estudos de combinação de computadores e sistemas de vídeo. Jaron Lanier: Inicío Industrial (1980)
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Conceitos Interface homem-computador. O termo oficial criado por Jaron Lanier diz que: diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.
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Tipos Tele-presença: É o ambiente comum. Tele-operação: É uma ação a distância
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Sistemas RV de Simulação: Utiliza-se de dispositivos que façam com que o usuário se sinta no mundo virtual RV de Projeção: O utilizador está fora do mundo virtual RV de Mesa: Utiliza de monitores e óculos em conjunto
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Sistemas Realidade Virtual Aumentada: É IMPOSSÍVEL que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real.
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Sistemas o De onde veio isso? A Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: Etiquetas.
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Sistemas Como funciona? Objeto Real. Hardware. Software. Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
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Característica Imersão: O Utilizador tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual Interação: O utilizador manipula objetos virtuais. Envolvimento: Exploração de um ambiente virtual.
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Dispositivos Percepção sensorial. Hardware. Software. Interface. Alguns dispositivos a serem estudados por desenvolvedores de sistemas em RV:
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Confusão de termos Orientada. Imersiva. Interativa. Intuitiva (Facilidade). Renderização(Real / Virtual). A Realidade Virtual muitas vezes é confundida com animação, video-conferência, CAD, filmes de ficção científica, etc, veja algumas grandes diferenças:
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Aplicações Jogos Comunicação à distância. Simulação/ Treinamento. Tele-conferência. Arquitetura e urbanismo. Segurança Pública. A realidade virtual se expandiu em áreas comerciais a partir do Século XXI:
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Futuro Consórcio de universidades européias desenvolveu o projeto Presenccia: Trata-se de uma sala. A linha de pesquisa atua em duas frentes. Máquina de Indução de Experiências Sensoriais.
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Futuro Universidade Tecnológica de Graz. Serve para que? Um exemplo?
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Futuro Cinema: o Efeitos tridimensionais. Simuladores de vôo. Medicina. Entretenimento Utilização prática no cotidiano: Virttex
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Futuro Filme Gamer. Futebol PSV Eindhoven. O futuro é virtual.
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Bibliografia Tecmundo.Baixaki. Como funciona a Realidade Aumentada.em 18/05/2013. http://www.tecmundo.com.br/realidade- aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm. http://www.tecmundo.com.br/realidade- aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm Wikipédia.a enciclopédia livre.Realidade Virtual.07/05/2013. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual Tecmundo.Baixaki.Futuro da realidade virtual.em19/05/2103. http://www.tecmundo.com.br/3d/3281-o-futuro-da- realidade-virtual.htm#ixzz2SBjQVJhy. http://www.tecmundo.com.br/3d/3281-o-futuro-da- realidade-virtual.htm#ixzz2SBjQVJhy Tecmundo.Baixaki. Ford avança em seus projetos globais com novo simulador de realidade virtual.24/05/2013. http://www.tecmundo.com.br/ford/19970-ford-avanca-em-seus-projetos-globais-com-novo-simulador-de-realidade- virtual.htm#ixzz2UboELsaO. http://www.tecmundo.com.br/ford/19970-ford-avanca-em-seus-projetos-globais-com-novo-simulador-de-realidade- virtual.htm#ixzz2UboELsaO
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Blibliografia Videos: Confea Crea. Rio de Janeiro. laboratório de realidade virtual.em 19/05/2013. http://www.youtube.com/watch?v=388V4iqiN_4 http://www.youtube.com/watch?v=388V4iqiN_4 Tecmundo,baixaki,Holanda. Futebol PSV Eindhoven. 19/05/2013.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DnmxT6x85p8. Youtube. EVA UM NOVO RECOMEÇO (FILME COMPLETO).21/05/2013.http://www.youtube.com/watch?v=_qdqfU-t9O0
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EXTRAS Mais Videos em: You tube: http://www.youtube.com/watch?v=YzEPqFyFdKE http://www.youtube.com/watch?v=YzEPqFyFdKE http://www.youtube.com/watch?v=ZaD86nfPsHU http://www.youtube.com/watch?v=ZaD86nfPsHU http://www.youtube.com/watch?v=762VZ-auplA http://www.youtube.com/watch?v=762VZ-auplA
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EXTRAS Curiosidades: Projeto Manhattan- Oak Ridge: A cidade secreta dos EUA.Simulador de voo. http://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/2012/07/projeto- manhattan-oak-ridge-cidade.html. http://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/2012/07/projeto- manhattan-oak-ridge-cidade.html
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