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Alunos:  Bruno Lopes  Fernando Navarro  Gabriel Dassie  Marcos Augusto Professor:Kleber Manrique Trevisani História da Ciência e da Tecnologia.

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1 Alunos:  Bruno Lopes  Fernando Navarro  Gabriel Dassie  Marcos Augusto Professor:Kleber Manrique Trevisani História da Ciência e da Tecnologia

2 Introdução Definição: Holografia, e/ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. Objetivo: O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo.

3 História Em 1950:  Força Aérea dos Estados Unidos. Em 1958:  Philco desenvolve um par de câmeras remotas. Em 1962.  Sensorama. Em 1977:  luvas digitais. Em 1987:  Capacetes e luvas digitais. Trabalhos:

4 História  Myron Krueger:  Na década de 1970 já utilizava frases como o termo realidade artificial em seus estudos de combinação de computadores e sistemas de vídeo.  Jaron Lanier:  Inicío Industrial (1980)

5 Conceitos Interface homem-computador. O termo oficial criado por Jaron Lanier diz que: diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.

6 Tipos Tele-presença:  É o ambiente comum. Tele-operação:  É uma ação a distância

7 Sistemas RV de Simulação:  Utiliza-se de dispositivos que façam com que o usuário se sinta no mundo virtual RV de Projeção:  O utilizador está fora do mundo virtual RV de Mesa:  Utiliza de monitores e óculos em conjunto

8 Sistemas  Realidade Virtual Aumentada: É IMPOSSÍVEL que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real.

9 Sistemas o De onde veio isso? A Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: Etiquetas.

10 Sistemas Como funciona?  Objeto Real.  Hardware.  Software. Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

11 Característica Imersão:  O Utilizador tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual Interação:  O utilizador manipula objetos virtuais. Envolvimento:  Exploração de um ambiente virtual.

12 Dispositivos Percepção sensorial. Hardware. Software. Interface. Alguns dispositivos a serem estudados por desenvolvedores de sistemas em RV:

13 Confusão de termos Orientada. Imersiva. Interativa. Intuitiva (Facilidade). Renderização(Real / Virtual). A Realidade Virtual muitas vezes é confundida com animação, video-conferência, CAD, filmes de ficção científica, etc, veja algumas grandes diferenças:

14 Aplicações Jogos Comunicação à distância. Simulação/ Treinamento. Tele-conferência. Arquitetura e urbanismo. Segurança Pública. A realidade virtual se expandiu em áreas comerciais a partir do Século XXI:

15 Futuro Consórcio de universidades européias desenvolveu o projeto Presenccia:  Trata-se de uma sala.  A linha de pesquisa atua em duas frentes. Máquina de Indução de Experiências Sensoriais.

16 Futuro Universidade Tecnológica de Graz. Serve para que? Um exemplo?

17 Futuro Cinema: o Efeitos tridimensionais. Simuladores de vôo. Medicina. Entretenimento Utilização prática no cotidiano: Virttex

18 Futuro Filme Gamer. Futebol PSV Eindhoven. O futuro é virtual.

19 Bibliografia Tecmundo.Baixaki. Como funciona a Realidade Aumentada.em 18/05/2013. http://www.tecmundo.com.br/realidade- aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm. http://www.tecmundo.com.br/realidade- aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm Wikipédia.a enciclopédia livre.Realidade Virtual.07/05/2013. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual Tecmundo.Baixaki.Futuro da realidade virtual.em19/05/2103. http://www.tecmundo.com.br/3d/3281-o-futuro-da- realidade-virtual.htm#ixzz2SBjQVJhy. http://www.tecmundo.com.br/3d/3281-o-futuro-da- realidade-virtual.htm#ixzz2SBjQVJhy Tecmundo.Baixaki. Ford avança em seus projetos globais com novo simulador de realidade virtual.24/05/2013. http://www.tecmundo.com.br/ford/19970-ford-avanca-em-seus-projetos-globais-com-novo-simulador-de-realidade- virtual.htm#ixzz2UboELsaO. http://www.tecmundo.com.br/ford/19970-ford-avanca-em-seus-projetos-globais-com-novo-simulador-de-realidade- virtual.htm#ixzz2UboELsaO

20 Blibliografia Videos: Confea Crea. Rio de Janeiro. laboratório de realidade virtual.em 19/05/2013. http://www.youtube.com/watch?v=388V4iqiN_4 http://www.youtube.com/watch?v=388V4iqiN_4 Tecmundo,baixaki,Holanda. Futebol PSV Eindhoven. 19/05/2013.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DnmxT6x85p8. Youtube. EVA UM NOVO RECOMEÇO (FILME COMPLETO).21/05/2013.http://www.youtube.com/watch?v=_qdqfU-t9O0

21 EXTRAS  Mais Videos em:  You tube:  http://www.youtube.com/watch?v=YzEPqFyFdKE http://www.youtube.com/watch?v=YzEPqFyFdKE  http://www.youtube.com/watch?v=ZaD86nfPsHU http://www.youtube.com/watch?v=ZaD86nfPsHU  http://www.youtube.com/watch?v=762VZ-auplA http://www.youtube.com/watch?v=762VZ-auplA

22 EXTRAS  Curiosidades: Projeto Manhattan- Oak Ridge: A cidade secreta dos EUA.Simulador de voo. http://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/2012/07/projeto- manhattan-oak-ridge-cidade.html. http://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/2012/07/projeto- manhattan-oak-ridge-cidade.html


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