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Aspectos Socio-Profissionais da Informática

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Apresentação em tema: "Aspectos Socio-Profissionais da Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos Socio-Profissionais da Informática
e-Governance Hugo Rações João Teixeira Miguel Madeira 43832 Professores: Vasco Amaral, Paulo Lopes Edição 2016/2017, 2º Semestre

2 Será possível que todas as entidades governamentais consigam desenvolver e gerir todas as necessidades das suas organizações sem o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação?

3 Sobre o e-Governance Pode ser definido como a entrega de serviços e informações governamentais ao público utilizando meios eletrónicos. Essa forma de entrega é comumente referida como TICs. As TICs fornecem meios de comunicação mais rápidos e eficientes, um armazenamento eficaz, processamento de dados e troca segura de informações. Cidadãos e empresas com um papel ativo na tomada de decisões, potenciando um governo mais transparente e em permanente contacto com toda a população

4 Tipos de e-Governance G2G G2B G2C G2E
Interação entre uma ou mais organizações governamentais com o intuito de aumentar a eficiência e o desempenho entre organizações. G2G São criadas interfaces para os cidadãos beneficiarem da grande variedade de serviços públicos. Aumenta a acessibilidade e melhora a qualidade. G2C Os serviços do governo são colocados ao dispor da comunidade empresarial, permitindo assim reduzir tempos, custos e aumentar as receitas. G2B O governo disponibiliza também as ferramentas TICs para aumentar a rapidez de interação e os niveis de satisfação dos seus funcionários. G2E

5 Modelo de e-Governance
Fases 1. Informação/Construção 2. Interação 3. Transação 4. Transformação

6 Objetivos Construir uma sociedade informada
Definição Construir uma sociedade informada Oferecer transparência a processos governais Melhorar a qualidade de vida de comunidades desfavorecidas Aumentar e melhorar a interação governo-cidadão Criar um melhor ambiente empresarial Reduzir o tempo de reação do governo Melhorar a produtividade e eficiência de agências governamentais Reduzir custos do governo

7 Objetivos Tecnologias de Informação e Comunicação Automação
Informatização Transformação Tecnologias de Informação e Comunicação

8 Desafios Estratégia Implementação Uso

9 Desafios Estratégia Criar o quadro político e institucional adequado desde o início Maximizar o uso das iniciativas de TICs no governo Gerir o aumento dos custos das TICs no governo Projetar arquitetura das infraestruturas necessárias Delinear o caminho de experiências piloto para um sistema sustentável e escalável

10 Desafios Realidade Design Tecnologia Conhecimentos dos intervenientes
Implementação Realidade Design Intervalo Tecnologia Conhecimentos dos intervenientes Estruturas disponíveis…

11 Desafios Uso Acessibilidade em termos financeiros
Disponibilidade dos serviços Facilidade de uso

12 Exemplos India é o maior país que adotou e-Governance, graças ao plano Nacional de e-Governance, uma iniciativa do Governo da Índia Computação de registos agrícolas e-Admissão em universidades profissionais Transferência direta de dinheiro Digital cloud para cada indivíduo

13 Exemplos Continuação Capacidade de transações online, tal como pagar multas de estacionamento, licenças e outras taxas. (Estados Unidos da América) Registar a mudança de morada. (Singapura) Votar online. Quando chegar a altura de votar, é possível entrar num portal de acesso online e autenticar-se com o e-ID para verificar a identidade do eleitor. (Estónia)

14 e-Governance - Portugal
Portugal é altamente classificado, por Censos recentes, que dizem que o nosso país está ao mesmo nível de países como Áustria, Irlanda e Suécia. Projetos nacionais: Passaporte electrónico Sistemas EASYToll Serviços relacionados com a saúde Educação

15 e-Governance pelo Mundo
África Extremamente limitado mas existe espaço para crescer Ásia e-Governance na Ásia tem resultado em muitos benefícios, incluindo custos administrativos mais baratos Europa Todos os países da Europa têm, de forma ativa, mostrado sinais de e-Governance América do Norte Na América do Norte é usado como uma maneira de reforçar, apesar das respetivas capacidades do seu governo nacional não serem as melhores. América do Sul Enfrenta os desafios das necessidades de uma população em crescimento

16 FIM Muito Obrigado


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